Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Erastos Fortes
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3194
Resumo: Este trabalho analisa a participação da sociedade organizada na gestão democrática de políticas públicas educacionais por meio de conselhos de controle social. Retoma o processo de democratização da educação brasileira a partir de seus estágios constituídos na luta pela universalização do acesso, pela qualidade do ensino e pela alteração nas estruturas de poder das escolas e dos sistemas de ensino. Procura demonstrar que os conselhos de controle social de políticas educacionais induzidos pela Constituição Federal de 1988 são um importante elemento da gestão democrática da educação, na medida em que se abrem para a participação da sociedade. O conselho de controle social do Programa Bolsa-Escola é tomado como exemplo para apontar a natureza que devem assumir esses coletivos de participação para serem considerados, de fato, mecanismos de gestão democrática.   
id UNB - 28_335bafab8a14a6e4ab5e878760cfeed4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3194
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionaisGestão democrática;Conselho gestor;Política educacional;Participação socialEste trabalho analisa a participação da sociedade organizada na gestão democrática de políticas públicas educacionais por meio de conselhos de controle social. Retoma o processo de democratização da educação brasileira a partir de seus estágios constituídos na luta pela universalização do acesso, pela qualidade do ensino e pela alteração nas estruturas de poder das escolas e dos sistemas de ensino. Procura demonstrar que os conselhos de controle social de políticas educacionais induzidos pela Constituição Federal de 1988 são um importante elemento da gestão democrática da educação, na medida em que se abrem para a participação da sociedade. O conselho de controle social do Programa Bolsa-Escola é tomado como exemplo para apontar a natureza que devem assumir esses coletivos de participação para serem considerados, de fato, mecanismos de gestão democrática.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2004-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/319410.26512/lc.v10i18.3194Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 117-134Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 117-134Linhas Crí­ticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 117-1341981-04311516-489610.26512/lc.v10i18reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3194/2882Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Erastos Fortes2022-09-09T15:16:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3194Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:16:53Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais
title Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais
spellingShingle Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais
Mendonça, Erastos Fortes
Gestão democrática;
Conselho gestor;
Política educacional;
Participação social
title_short Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais
title_full Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais
title_fullStr Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais
title_full_unstemmed Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais
title_sort Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais
author Mendonça, Erastos Fortes
author_facet Mendonça, Erastos Fortes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Erastos Fortes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática;
Conselho gestor;
Política educacional;
Participação social
topic Gestão democrática;
Conselho gestor;
Política educacional;
Participação social
description Este trabalho analisa a participação da sociedade organizada na gestão democrática de políticas públicas educacionais por meio de conselhos de controle social. Retoma o processo de democratização da educação brasileira a partir de seus estágios constituídos na luta pela universalização do acesso, pela qualidade do ensino e pela alteração nas estruturas de poder das escolas e dos sistemas de ensino. Procura demonstrar que os conselhos de controle social de políticas educacionais induzidos pela Constituição Federal de 1988 são um importante elemento da gestão democrática da educação, na medida em que se abrem para a participação da sociedade. O conselho de controle social do Programa Bolsa-Escola é tomado como exemplo para apontar a natureza que devem assumir esses coletivos de participação para serem considerados, de fato, mecanismos de gestão democrática.   
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3194
10.26512/lc.v10i18.3194
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3194
identifier_str_mv 10.26512/lc.v10i18.3194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3194/2882
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 117-134
Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 117-134
Linhas Crí­ticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 117-134
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v10i18
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650000936960