Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3194 |
Resumo: | Este trabalho analisa a participação da sociedade organizada na gestão democrática de políticas públicas educacionais por meio de conselhos de controle social. Retoma o processo de democratização da educação brasileira a partir de seus estágios constituídos na luta pela universalização do acesso, pela qualidade do ensino e pela alteração nas estruturas de poder das escolas e dos sistemas de ensino. Procura demonstrar que os conselhos de controle social de políticas educacionais induzidos pela Constituição Federal de 1988 são um importante elemento da gestão democrática da educação, na medida em que se abrem para a participação da sociedade. O conselho de controle social do Programa Bolsa-Escola é tomado como exemplo para apontar a natureza que devem assumir esses coletivos de participação para serem considerados, de fato, mecanismos de gestão democrática. |
id |
UNB - 28_335bafab8a14a6e4ab5e878760cfeed4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3194 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionaisGestão democrática;Conselho gestor;Política educacional;Participação socialEste trabalho analisa a participação da sociedade organizada na gestão democrática de políticas públicas educacionais por meio de conselhos de controle social. Retoma o processo de democratização da educação brasileira a partir de seus estágios constituídos na luta pela universalização do acesso, pela qualidade do ensino e pela alteração nas estruturas de poder das escolas e dos sistemas de ensino. Procura demonstrar que os conselhos de controle social de políticas educacionais induzidos pela Constituição Federal de 1988 são um importante elemento da gestão democrática da educação, na medida em que se abrem para a participação da sociedade. O conselho de controle social do Programa Bolsa-Escola é tomado como exemplo para apontar a natureza que devem assumir esses coletivos de participação para serem considerados, de fato, mecanismos de gestão democrática. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2004-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/319410.26512/lc.v10i18.3194Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 117-134Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 117-134Linhas Críticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 117-1341981-04311516-489610.26512/lc.v10i18reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3194/2882Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Erastos Fortes2022-09-09T15:16:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3194Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:16:53Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais |
title |
Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais |
spellingShingle |
Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais Mendonça, Erastos Fortes Gestão democrática; Conselho gestor; Política educacional; Participação social |
title_short |
Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais |
title_full |
Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais |
title_fullStr |
Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais |
title_full_unstemmed |
Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais |
title_sort |
Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais |
author |
Mendonça, Erastos Fortes |
author_facet |
Mendonça, Erastos Fortes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Erastos Fortes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática; Conselho gestor; Política educacional; Participação social |
topic |
Gestão democrática; Conselho gestor; Política educacional; Participação social |
description |
Este trabalho analisa a participação da sociedade organizada na gestão democrática de políticas públicas educacionais por meio de conselhos de controle social. Retoma o processo de democratização da educação brasileira a partir de seus estágios constituídos na luta pela universalização do acesso, pela qualidade do ensino e pela alteração nas estruturas de poder das escolas e dos sistemas de ensino. Procura demonstrar que os conselhos de controle social de políticas educacionais induzidos pela Constituição Federal de 1988 são um importante elemento da gestão democrática da educação, na medida em que se abrem para a participação da sociedade. O conselho de controle social do Programa Bolsa-Escola é tomado como exemplo para apontar a natureza que devem assumir esses coletivos de participação para serem considerados, de fato, mecanismos de gestão democrática. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3194 10.26512/lc.v10i18.3194 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3194 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v10i18.3194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3194/2882 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 117-134 Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 117-134 Linhas Críticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 117-134 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v10i18 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053650000936960 |