Afeto e auto-estima nas relações interativas em início de escolarização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3414 |
Resumo: | Este artigo, à luz da perspectiva sócio-histórico-cultural, discute o afeto e a auto-estima nas relações diádicas professora-alunos e alunos-alunos no início da escolarização. Discorre acerca dos principais conceitos envolvidos e destaca os papéis da comunicação e da metacomunicação em tais interações, relacionando-os à construção da auto-estima. Sumariza estudo empírico realizado pelo autor envolvendo 12 crianças de uma 1ª Série do Ensino Fundamental (atual Segundo Ano) de uma escola pública no DF (seis com indícios de desejável e seis de indesejável auto-estima). Objetivou, entre outras questões, compreender as possíveis motivações potencialmente incrementadoras de mudanças no curso dos processos de construção da auto-estima, a partir das interações comunicativas e metacomunicativas diádicas crianças-crianças e professora-crianças. Entre as principais conclusões, sugere-se o premente e permanente investimento na qualidade das interações comunicacionais e metacomunicacionais afetivas no contexto estudado para a ampliação das possibilidades da construção mais desejável possível da auto-estima dos nossos pequenos escolares. |
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