O bom cidadão docente universitário na senda da qualidade no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego,Arménio
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000200010
Resumo: Este artigo representa uma extensão de trabalho prévio realizado no domínio dos comportamentos de cidadania dos professores universitários (Cidoce). O seu objectivo é o de mostrar como quatro categorias de Cidoce (comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e cortesia) influenciam a motivação profissional e autoconfiança dos estudantes (actuais ou antigos), assim a cotação global de desempenho que estes lhes atribuem. Retomam-se dados de investigação anteriormente realizada com amostras de estudantes e professores (Rego & Sousa, 2000), procedendo-se à inclusão de uma amostra de diplomados com curso superior. Na globalidade, foram inquiridos 249 estudantes, 123 professores e 209 diplomados. Os estudantes debruçaram-se sobre actuais docentes, e os professores e diplomados foram convidados a descrever os comportamentos dos seus antigos mestres. Os resultados revelam o seguinte: a) os três tipos de participantes nos estudos declaram que as quatro categorias de cidadania influenciam significativamente a sua motivação profissional e autoconfiança; b) todos eles ponderam fortemente esses quatro comportamentos quando são chamados a notar o desempenho global dos seus professores. A consistência desta evidência sugere que podemos estar em presença de comportamentos docentes com forte potencial de melhoria da qualidade do ensino superior, nomeadamente no que concerne à qualidade do processo ensino-aprendizagem.
id CEDES-1_eced140e407a0a82f015eb6ec03250c0
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302001000200010
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O bom cidadão docente universitário na senda da qualidade no ensino superiorQualidade no ensino superiorComportamentos de cidadania dos professores universitáriosAutoconfiançaMotivação profissionalEste artigo representa uma extensão de trabalho prévio realizado no domínio dos comportamentos de cidadania dos professores universitários (Cidoce). O seu objectivo é o de mostrar como quatro categorias de Cidoce (comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e cortesia) influenciam a motivação profissional e autoconfiança dos estudantes (actuais ou antigos), assim a cotação global de desempenho que estes lhes atribuem. Retomam-se dados de investigação anteriormente realizada com amostras de estudantes e professores (Rego & Sousa, 2000), procedendo-se à inclusão de uma amostra de diplomados com curso superior. Na globalidade, foram inquiridos 249 estudantes, 123 professores e 209 diplomados. Os estudantes debruçaram-se sobre actuais docentes, e os professores e diplomados foram convidados a descrever os comportamentos dos seus antigos mestres. Os resultados revelam o seguinte: a) os três tipos de participantes nos estudos declaram que as quatro categorias de cidadania influenciam significativamente a sua motivação profissional e autoconfiança; b) todos eles ponderam fortemente esses quatro comportamentos quando são chamados a notar o desempenho global dos seus professores. A consistência desta evidência sugere que podemos estar em presença de comportamentos docentes com forte potencial de melhoria da qualidade do ensino superior, nomeadamente no que concerne à qualidade do processo ensino-aprendizagem.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000200010Educação & Sociedade v.22 n.75 2001reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302001000200010info:eu-repo/semantics/openAccessRego,Arméniopor2001-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302001000200010Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-09-05T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O bom cidadão docente universitário na senda da qualidade no ensino superior
title O bom cidadão docente universitário na senda da qualidade no ensino superior
spellingShingle O bom cidadão docente universitário na senda da qualidade no ensino superior
Rego,Arménio
Qualidade no ensino superior
Comportamentos de cidadania dos professores universitários
Autoconfiança
Motivação profissional
title_short O bom cidadão docente universitário na senda da qualidade no ensino superior
title_full O bom cidadão docente universitário na senda da qualidade no ensino superior
title_fullStr O bom cidadão docente universitário na senda da qualidade no ensino superior
title_full_unstemmed O bom cidadão docente universitário na senda da qualidade no ensino superior
title_sort O bom cidadão docente universitário na senda da qualidade no ensino superior
author Rego,Arménio
author_facet Rego,Arménio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego,Arménio
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade no ensino superior
Comportamentos de cidadania dos professores universitários
Autoconfiança
Motivação profissional
topic Qualidade no ensino superior
Comportamentos de cidadania dos professores universitários
Autoconfiança
Motivação profissional
description Este artigo representa uma extensão de trabalho prévio realizado no domínio dos comportamentos de cidadania dos professores universitários (Cidoce). O seu objectivo é o de mostrar como quatro categorias de Cidoce (comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e cortesia) influenciam a motivação profissional e autoconfiança dos estudantes (actuais ou antigos), assim a cotação global de desempenho que estes lhes atribuem. Retomam-se dados de investigação anteriormente realizada com amostras de estudantes e professores (Rego & Sousa, 2000), procedendo-se à inclusão de uma amostra de diplomados com curso superior. Na globalidade, foram inquiridos 249 estudantes, 123 professores e 209 diplomados. Os estudantes debruçaram-se sobre actuais docentes, e os professores e diplomados foram convidados a descrever os comportamentos dos seus antigos mestres. Os resultados revelam o seguinte: a) os três tipos de participantes nos estudos declaram que as quatro categorias de cidadania influenciam significativamente a sua motivação profissional e autoconfiança; b) todos eles ponderam fortemente esses quatro comportamentos quando são chamados a notar o desempenho global dos seus professores. A consistência desta evidência sugere que podemos estar em presença de comportamentos docentes com forte potencial de melhoria da qualidade do ensino superior, nomeadamente no que concerne à qualidade do processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302001000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.22 n.75 2001
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552772395008