Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2821 |
Resumo: | O estudo insere-se numa linha de pesquisa com gênese recente: a que se debruça sobre os comportamentos de cidadania docente (CIDOCE) dos professores universitários. O seu objectivo é o de relacionar tais comportametitos com dois factores de impacto sobre os estudantes (motivação profissional e auto-confiança) e com o modo como estes avaliam o desempenho docente. Foram inquiridos 249 estudantes e 123 docentes universitários. Os primeiros descreveram os comportamentos de um professor actual, e os segundos foram convidados a descrever os de um antigo professor. Foram pesquisadas quatro dimensões de C1DOCE: comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e descortesia. Os resultados mostram o seguinte: a) quer os estudantes quer os professores valorizam muito significativamente essas quatro categorias comportamentais ; b) os docentes valorizam a orientação prática e a conscienciosidade mais claramente do que os estudantes, ocorrendo o inverso com o comportamento participativo. A evidência empírica obtida sugere que os CIDOCE são um construto pertinente, e lança pistas para futuras pesquisas no domínio da qualidade do ensino e da melhoria nos desempenhos acadêmicos. |
id |
UNB-32_3d50bcc7fb47b37298fd880963c8b138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2821 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professoresComportamento de cidadania dos professores universitários;Qualidade no ensino superior;Motivação profissional;Auto-confiançaO estudo insere-se numa linha de pesquisa com gênese recente: a que se debruça sobre os comportamentos de cidadania docente (CIDOCE) dos professores universitários. O seu objectivo é o de relacionar tais comportametitos com dois factores de impacto sobre os estudantes (motivação profissional e auto-confiança) e com o modo como estes avaliam o desempenho docente. Foram inquiridos 249 estudantes e 123 docentes universitários. Os primeiros descreveram os comportamentos de um professor actual, e os segundos foram convidados a descrever os de um antigo professor. Foram pesquisadas quatro dimensões de C1DOCE: comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e descortesia. Os resultados mostram o seguinte: a) quer os estudantes quer os professores valorizam muito significativamente essas quatro categorias comportamentais ; b) os docentes valorizam a orientação prática e a conscienciosidade mais claramente do que os estudantes, ocorrendo o inverso com o comportamento participativo. A evidência empírica obtida sugere que os CIDOCE são um construto pertinente, e lança pistas para futuras pesquisas no domínio da qualidade do ensino e da melhoria nos desempenhos acadêmicos.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/282110.26512/lc.v6i10.2821Linhas Críticas; Vol. 6 No. 10 (2000); 9-30Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 10 (2000); 9-30Linhas Críticas; v. 6 n. 10 (2000); 9-301981-04311516-489610.26512/lc.v6i10reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2821/2528Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRego, ArménioSousa, Liliana2022-09-09T16:58:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2821Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:58:07Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores |
title |
Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores |
spellingShingle |
Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores Rego, Arménio Comportamento de cidadania dos professores universitários; Qualidade no ensino superior; Motivação profissional; Auto-confiança |
title_short |
Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores |
title_full |
Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores |
title_fullStr |
Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores |
title_full_unstemmed |
Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores |
title_sort |
Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores |
author |
Rego, Arménio |
author_facet |
Rego, Arménio Sousa, Liliana |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Liliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rego, Arménio Sousa, Liliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento de cidadania dos professores universitários; Qualidade no ensino superior; Motivação profissional; Auto-confiança |
topic |
Comportamento de cidadania dos professores universitários; Qualidade no ensino superior; Motivação profissional; Auto-confiança |
description |
O estudo insere-se numa linha de pesquisa com gênese recente: a que se debruça sobre os comportamentos de cidadania docente (CIDOCE) dos professores universitários. O seu objectivo é o de relacionar tais comportametitos com dois factores de impacto sobre os estudantes (motivação profissional e auto-confiança) e com o modo como estes avaliam o desempenho docente. Foram inquiridos 249 estudantes e 123 docentes universitários. Os primeiros descreveram os comportamentos de um professor actual, e os segundos foram convidados a descrever os de um antigo professor. Foram pesquisadas quatro dimensões de C1DOCE: comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e descortesia. Os resultados mostram o seguinte: a) quer os estudantes quer os professores valorizam muito significativamente essas quatro categorias comportamentais ; b) os docentes valorizam a orientação prática e a conscienciosidade mais claramente do que os estudantes, ocorrendo o inverso com o comportamento participativo. A evidência empírica obtida sugere que os CIDOCE são um construto pertinente, e lança pistas para futuras pesquisas no domínio da qualidade do ensino e da melhoria nos desempenhos acadêmicos. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2821 10.26512/lc.v6i10.2821 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2821 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v6i10.2821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2821/2528 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 6 No. 10 (2000); 9-30 Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 10 (2000); 9-30 Linhas Críticas; v. 6 n. 10 (2000); 9-30 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v6i10 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284596056064 |