O "desencantamento do mundo" e sua relação com a educação moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros Neta, Maria da Anunciação
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3526
Resumo: Este trabalho pretende examinar a relação entre o conceito de Weber sobre o desencantamento do mundo e a educação ocidental moderna no período da Reforma protestante. A análise do conceito weberiano e de sua relação com a educação protestante permitiu várias considerações finais. Dentre outras, constatou-se que o desencantamento do mundo, no início de seu processo de racionalização, mostra-se relacionado, em boa medida, com a educação orientada pela Reforma, uma vez que a educação protestante, além de priorizar a razão humana para interpretar os princípios divinos, sem a ingerência do clero, repudia qualquer conhecimento ou atitude que se fundamente, ou mesmo lembre a magia, a feitiçaria, a bruxaria, as superstições, as crenças, o dogmatismo e as tradições da Igreja Católica, e se volta para uma nova prática formalista na educação.
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