O "desencantamento do mundo" e sua relação com a educação moderna
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3526 |
Resumo: | Este trabalho pretende examinar a relação entre o conceito de Weber sobre o desencantamento do mundo e a educação ocidental moderna no período da Reforma protestante. A análise do conceito weberiano e de sua relação com a educação protestante permitiu várias considerações finais. Dentre outras, constatou-se que o desencantamento do mundo, no início de seu processo de racionalização, mostra-se relacionado, em boa medida, com a educação orientada pela Reforma, uma vez que a educação protestante, além de priorizar a razão humana para interpretar os princípios divinos, sem a ingerência do clero, repudia qualquer conhecimento ou atitude que se fundamente, ou mesmo lembre a magia, a feitiçaria, a bruxaria, as superstições, as crenças, o dogmatismo e as tradições da Igreja Católica, e se volta para uma nova prática formalista na educação. |
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O "desencantamento do mundo" e sua relação com a educação modernaDesencantamento do mundo;Educação moderna;História da educaçãoEste trabalho pretende examinar a relação entre o conceito de Weber sobre o desencantamento do mundo e a educação ocidental moderna no período da Reforma protestante. A análise do conceito weberiano e de sua relação com a educação protestante permitiu várias considerações finais. Dentre outras, constatou-se que o desencantamento do mundo, no início de seu processo de racionalização, mostra-se relacionado, em boa medida, com a educação orientada pela Reforma, uma vez que a educação protestante, além de priorizar a razão humana para interpretar os princípios divinos, sem a ingerência do clero, repudia qualquer conhecimento ou atitude que se fundamente, ou mesmo lembre a magia, a feitiçaria, a bruxaria, as superstições, as crenças, o dogmatismo e as tradições da Igreja Católica, e se volta para uma nova prática formalista na educação.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/352610.26512/lc.v15i28.3526Linhas Críticas; Vol. 15 No. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 135-152Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 135-152Linhas Críticas; v. 15 n. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 135-1521981-04311516-489610.26512/lc.v15i28reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3526/3214Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros Neta, Maria da Anunciação2022-09-09T16:21:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3526Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:21:33Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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