A política de informática na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Raquel de Almeida
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2750
Resumo: Este artigo, síntese de uma tese de doutoramento, compreende a análise histórica da política de informática na educação brasileira, bem como as principais experiências na rede pública de 1° e 2° graus até 1995. O estudo empreendido orientou-se metodologicamente por uma abordagem crítica e reflexiva, analisando o objeto de estudo nas inter-relações econômicas, políticas e socioculturais das quais é parte integrante. O argumento central da tese é que, se não houve até o momento uma capacitação mais democrática quanto às novas tecnologias, é porque não interessa ao Estado e ao mercado globalizado conviver com a maioria da população efetivamente instruída. O saber é, historicamente, posse de uma elite; sob o capital, a informática - e as novas tecnologias em seu conjunto - é meio de produção, instrumento de poder, guerra e ideologia, e, sob o capitalismo, um conhecimento estruturalmente desempregador, fenômeno cada vez mais crescente nas economias capitalistas dominantes e periféricas, como o Brasil. O que se avizinha no horizonte neoliberal não parece superar essa tendência. É necessário construir uma contra-hegemonia, reorientando o uso político, econômico e cultural das novas tecnologias em favor das maiorias.
id UNB - 28_5580d144345fd76f864414d619d87fe8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2750
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A política de informática na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismoEducação - história;Política educacional;Informática;Ciência e tecnologia;Tecnologia educacionalEste artigo, síntese de uma tese de doutoramento, compreende a análise histórica da política de informática na educação brasileira, bem como as principais experiências na rede pública de 1° e 2° graus até 1995. O estudo empreendido orientou-se metodologicamente por uma abordagem crítica e reflexiva, analisando o objeto de estudo nas inter-relações econômicas, políticas e socioculturais das quais é parte integrante. O argumento central da tese é que, se não houve até o momento uma capacitação mais democrática quanto às novas tecnologias, é porque não interessa ao Estado e ao mercado globalizado conviver com a maioria da população efetivamente instruída. O saber é, historicamente, posse de uma elite; sob o capital, a informática - e as novas tecnologias em seu conjunto - é meio de produção, instrumento de poder, guerra e ideologia, e, sob o capitalismo, um conhecimento estruturalmente desempregador, fenômeno cada vez mais crescente nas economias capitalistas dominantes e periféricas, como o Brasil. O que se avizinha no horizonte neoliberal não parece superar essa tendência. É necessário construir uma contra-hegemonia, reorientando o uso político, econômico e cultural das novas tecnologias em favor das maiorias.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/275010.26512/lc.v5i9.2750Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 7-30Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 7-30Linhas Crí­ticas; v. 5 n. 9 (1999); 7-301981-04311516-489610.26512/lc.v5i9reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2750/2458Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Raquel de Almeida2022-09-09T11:39:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2750Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T11:39:49Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A política de informática na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismo
title A política de informática na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismo
spellingShingle A política de informática na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismo
Moraes, Raquel de Almeida
Educação - história;
Política educacional;
Informática;
Ciência e tecnologia;
Tecnologia educacional
title_short A política de informática na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismo
title_full A política de informática na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismo
title_fullStr A política de informática na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismo
title_full_unstemmed A política de informática na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismo
title_sort A política de informática na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismo
author Moraes, Raquel de Almeida
author_facet Moraes, Raquel de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Raquel de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - história;
Política educacional;
Informática;
Ciência e tecnologia;
Tecnologia educacional
topic Educação - história;
Política educacional;
Informática;
Ciência e tecnologia;
Tecnologia educacional
description Este artigo, síntese de uma tese de doutoramento, compreende a análise histórica da política de informática na educação brasileira, bem como as principais experiências na rede pública de 1° e 2° graus até 1995. O estudo empreendido orientou-se metodologicamente por uma abordagem crítica e reflexiva, analisando o objeto de estudo nas inter-relações econômicas, políticas e socioculturais das quais é parte integrante. O argumento central da tese é que, se não houve até o momento uma capacitação mais democrática quanto às novas tecnologias, é porque não interessa ao Estado e ao mercado globalizado conviver com a maioria da população efetivamente instruída. O saber é, historicamente, posse de uma elite; sob o capital, a informática - e as novas tecnologias em seu conjunto - é meio de produção, instrumento de poder, guerra e ideologia, e, sob o capitalismo, um conhecimento estruturalmente desempregador, fenômeno cada vez mais crescente nas economias capitalistas dominantes e periféricas, como o Brasil. O que se avizinha no horizonte neoliberal não parece superar essa tendência. É necessário construir uma contra-hegemonia, reorientando o uso político, econômico e cultural das novas tecnologias em favor das maiorias.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2750
10.26512/lc.v5i9.2750
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2750
identifier_str_mv 10.26512/lc.v5i9.2750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2750/2458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 7-30
Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 7-30
Linhas Crí­ticas; v. 5 n. 9 (1999); 7-30
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v5i9
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649563680768