A politica de informatica na educação brasileira : do nacionalismo ao neoliberalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584425 |
Resumo: | Orientador: Lili K. Kawamura |
id |
UNICAMP-30_6ffdeb5ceb8032630cce8994d351cfd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::114514 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A politica de informatica na educação brasileira : do nacionalismo ao neoliberalismoEducação - HistóriaEducação e EstadoInformáticaCiência e tecnologiaInovações educacionaisTecnologia educacionalOrientador: Lili K. KawamuraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente tese de doutoramento compreende a análise histórica da política de informática na educação brasileira e as principais experiências conduzi das na rede pública de ensino de 10 e 20 graus até 1995. O estudo empreendido orientou-se metodologicamente pela abordagem dialéticomaterialista, inserindo criticamente o objeto de estudo nas inter-relações econômicas, políticas e sócio-culturais das quais é parte integrante. O material empírico foi obtido através de entrevistas, documentos e observação direta. A investigação histórica da política de informática na educação brasileira nos remeteu aos interesses dos militares no setor microeletrônico. Seu fortalecimento ocorreu a partir da década de setenta, quando a informática foi considerada uma das áreas estratégicas, um dentre outros cem projetos do Projeto "Brasil Grande Potência", da Doutrina de Segurança Nacional. Sua interseção com o setor educacional público teve o objetivo geral de capacitação dos recursos humanos, tanto em nível superior (graduação e pós graduação) como no ensino médio. Seus principais atores foram: militares, burguesia, tecnoburocratas e cientistas. Na década de oitenta tivemos uma pequena ação na educação básica e o ordenamento das ações no ensino superior. Somado a isso, a partir de 1992 temos a presença crescente de um forte lobby de interesses relacionados às multinacionais do setor microeletrônico e da indústria cultural (notoriamente a fim) sobre a educação brasileira e a sua gestão governamental, influenciando os rumos e diretrizes dessa política. Tendo por pressuposto que a tecnologia não é neutra, a investigação nos levou a desenvolver a hipótese de que a informática na educação apresenta-se como uma história paralela da política educacional brasileira. Esse "paralelismo tecnoburocrático ", numa ótica geral, deve-se às características históricas que deram origem às novas tecnologias, as quais expressam um modo de organização material e cultural da existência humana - capitalismo - tendencialmente concentrador e centralizador de riqueza, poder e conhecimento. Aplicada à gestão do processo decisório da informática na educação no Brasil, essa lógica geral propicia base de sustentação política apenas aos atores que, direta ou indiretamente, se beneficiam dos bens que a informática proporciona, afastando do processo os que dela não são proprietários, material e/ou culturalmente. Numa ótica específica, esse "paralelismo tecnocrático" tem fundamento no caráter restritivo da dinâmica do jogo político brasileiro, o qual tem, historicamente, alijado do processo de definição e avaliação de políticas públicas amplas camadas da população. As elites que têm acesso a esse processo decisório, por sua vez, compõem alianças de interesses diversos e heterogêneos, o que imprime um certo grau de "nebulosidade" à percepção dos reais interesses e compromissos envolvidos. Nossa análise detectou três fatores que, nos anos noventa, mantêm o paralelismo da política de informática na educação: a restrição da participação, entendida como corporativismo e reduto do socialismo, pela direita neoliberal; a mudança do discurso da democracia pelo discurso da competitividade, sob a ótica do Estado mínimo e do mercado global; o governo da intelligentsia, da competência, em vez do debate crítico e criativo, o que denota uma prática democrática restritiva. Portanto, é razoável pensar na tese de que, se não houve até o momento, uma capacitação mais democrática quanto às novas tecnologias, é porque não interessa ao Estado e ao mercado globalizado conviver com a maioria da população efetivamente instruída. O saber é, historicamente, posse de uma elite e, sob o capital, a informática - e as novas tecnologias em seu conjunto - é meio de produção, instrumento de poder, guerra e ideologia, tomando-se um conhecimento desempregador, fenômeno cada vez mais crescente nas economias capitalistas dominantes e periféricas, como o Brasil. E o que se avizinha no horizonte neoliberal não nos parece superar essa tendência. É necessário construir uma contra-hegemonia, reorientando o uso político, econômico e cultural das novas tecnologias em favor das maioriasDoutoradoHistória da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Kawamura, Lili Katsuco, 1943-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Raquel de Almeida19961996-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf218f : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584425MORAES, Raquel de Almeida. A politica de informatica na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismo. 1996. 218f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584425. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114514porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:33:56Zoai::114514Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:33:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A politica de informatica na educação brasileira : do nacionalismo ao neoliberalismo |
title |
A politica de informatica na educação brasileira : do nacionalismo ao neoliberalismo |
spellingShingle |
A politica de informatica na educação brasileira : do nacionalismo ao neoliberalismo Moraes, Raquel de Almeida Educação - História Educação e Estado Informática Ciência e tecnologia Inovações educacionais Tecnologia educacional |
title_short |
A politica de informatica na educação brasileira : do nacionalismo ao neoliberalismo |
title_full |
A politica de informatica na educação brasileira : do nacionalismo ao neoliberalismo |
title_fullStr |
A politica de informatica na educação brasileira : do nacionalismo ao neoliberalismo |
title_full_unstemmed |
A politica de informatica na educação brasileira : do nacionalismo ao neoliberalismo |
title_sort |
A politica de informatica na educação brasileira : do nacionalismo ao neoliberalismo |
author |
Moraes, Raquel de Almeida |
author_facet |
Moraes, Raquel de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kawamura, Lili Katsuco, 1943- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Raquel de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - História Educação e Estado Informática Ciência e tecnologia Inovações educacionais Tecnologia educacional |
topic |
Educação - História Educação e Estado Informática Ciência e tecnologia Inovações educacionais Tecnologia educacional |
description |
Orientador: Lili K. Kawamura |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 1996-11-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584425 MORAES, Raquel de Almeida. A politica de informatica na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismo. 1996. 218f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584425. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MORAES, Raquel de Almeida. A politica de informatica na educação brasileira: do nacionalismo ao neoliberalismo. 1996. 218f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584425. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 218f : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188794246627328 |