O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011 |
Resumo: | Estudos têm evidenciado um significativo crescimento de trabalhos da área da Educação em Ciências que utilizam Questões Sociocientíficas (QSCs), principalmente para elaboração de propostas didático-pedagógicas, porém, nem sempre explicitam os critérios para a escolha dessas QSCs a serem trabalhadas em sala de aula. Assim, investigam-se critérios de escolha das QSCs tendo como parâmetro aspectos do Levantamento Preliminar – primeira etapa da Investigação Temática (Freire, 1987) –. O estudo foi desenvolvido no contexto de processo de formação de professores, tendo como referência a Investigação Temática, realizado em uma escola localizada no distrito de Olivença, município de Ilhéus/ BA. As informações foram obtidas mediante blogs, sites de notícias da região e de conversas informais com moradores da comunidade de Olivença, e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva com foco na categoria “o papel do Levantamento Preliminar na seleção de QSCs”. Dentre os resultados obtidos, destaca-se, que por meio das etapas do Levantamento Preliminar, identificou-se a controvérsia Areial, relacionada com a extração de areia no distrito de Olivença e que apresenta características das QSCs. Constatou-se que o Levantamento Preliminar pode ser um dos critérios de seleção e legitimação de uma QSC referente a uma questão local, em que a discussão pode ser ampliada para contextos globais. Essa QSC, ao ser trabalhada em sala de aula, pode contribui para uma ação social responsável dos educandos de uma comunidade localizada no município de Ilhéus/BA. |
id |
UNB - 28_648ac7792dc3c1b9584893da158ddb62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21011 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BAQSCLevantamento PreliminarEducação em CiênciasPaulo FreireCSCLevantamiento PreliminarEducación en CienciasPaulo FreireQSCPreliminary SurveyEducation in SciencesPaulo FreireEstudos têm evidenciado um significativo crescimento de trabalhos da área da Educação em Ciências que utilizam Questões Sociocientíficas (QSCs), principalmente para elaboração de propostas didático-pedagógicas, porém, nem sempre explicitam os critérios para a escolha dessas QSCs a serem trabalhadas em sala de aula. Assim, investigam-se critérios de escolha das QSCs tendo como parâmetro aspectos do Levantamento Preliminar – primeira etapa da Investigação Temática (Freire, 1987) –. O estudo foi desenvolvido no contexto de processo de formação de professores, tendo como referência a Investigação Temática, realizado em uma escola localizada no distrito de Olivença, município de Ilhéus/ BA. As informações foram obtidas mediante blogs, sites de notícias da região e de conversas informais com moradores da comunidade de Olivença, e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva com foco na categoria “o papel do Levantamento Preliminar na seleção de QSCs”. Dentre os resultados obtidos, destaca-se, que por meio das etapas do Levantamento Preliminar, identificou-se a controvérsia Areial, relacionada com a extração de areia no distrito de Olivença e que apresenta características das QSCs. Constatou-se que o Levantamento Preliminar pode ser um dos critérios de seleção e legitimação de uma QSC referente a uma questão local, em que a discussão pode ser ampliada para contextos globais. Essa QSC, ao ser trabalhada em sala de aula, pode contribui para uma ação social responsável dos educandos de uma comunidade localizada no município de Ilhéus/BA.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2019-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2101110.26512/lc.v25.2019.21011Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e21011Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e21011Linhas Críticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e210111981-04311516-489610.26512/lc.v25.2019reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011/20571https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011/31770Copyright (c) 2019 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Valéria BonfimAssunção, JosenildaBomfim, Manuela GomesArcanjo, Jeruza Rocha LimaGehlen, Simoni Tormohlen2022-02-08T21:50:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21011Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-02-08T21:50:23Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA |
title |
O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA |
spellingShingle |
O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA Santos, Valéria Bonfim QSC Levantamento Preliminar Educação em Ciências Paulo Freire CSC Levantamiento Preliminar Educación en Ciencias Paulo Freire QSC Preliminary Survey Education in Sciences Paulo Freire |
title_short |
O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA |
title_full |
O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA |
title_fullStr |
O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA |
title_full_unstemmed |
O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA |
title_sort |
O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA |
author |
Santos, Valéria Bonfim |
author_facet |
Santos, Valéria Bonfim Assunção, Josenilda Bomfim, Manuela Gomes Arcanjo, Jeruza Rocha Lima Gehlen, Simoni Tormohlen |
author_role |
author |
author2 |
Assunção, Josenilda Bomfim, Manuela Gomes Arcanjo, Jeruza Rocha Lima Gehlen, Simoni Tormohlen |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Valéria Bonfim Assunção, Josenilda Bomfim, Manuela Gomes Arcanjo, Jeruza Rocha Lima Gehlen, Simoni Tormohlen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
QSC Levantamento Preliminar Educação em Ciências Paulo Freire CSC Levantamiento Preliminar Educación en Ciencias Paulo Freire QSC Preliminary Survey Education in Sciences Paulo Freire |
topic |
QSC Levantamento Preliminar Educação em Ciências Paulo Freire CSC Levantamiento Preliminar Educación en Ciencias Paulo Freire QSC Preliminary Survey Education in Sciences Paulo Freire |
description |
Estudos têm evidenciado um significativo crescimento de trabalhos da área da Educação em Ciências que utilizam Questões Sociocientíficas (QSCs), principalmente para elaboração de propostas didático-pedagógicas, porém, nem sempre explicitam os critérios para a escolha dessas QSCs a serem trabalhadas em sala de aula. Assim, investigam-se critérios de escolha das QSCs tendo como parâmetro aspectos do Levantamento Preliminar – primeira etapa da Investigação Temática (Freire, 1987) –. O estudo foi desenvolvido no contexto de processo de formação de professores, tendo como referência a Investigação Temática, realizado em uma escola localizada no distrito de Olivença, município de Ilhéus/ BA. As informações foram obtidas mediante blogs, sites de notícias da região e de conversas informais com moradores da comunidade de Olivença, e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva com foco na categoria “o papel do Levantamento Preliminar na seleção de QSCs”. Dentre os resultados obtidos, destaca-se, que por meio das etapas do Levantamento Preliminar, identificou-se a controvérsia Areial, relacionada com a extração de areia no distrito de Olivença e que apresenta características das QSCs. Constatou-se que o Levantamento Preliminar pode ser um dos critérios de seleção e legitimação de uma QSC referente a uma questão local, em que a discussão pode ser ampliada para contextos globais. Essa QSC, ao ser trabalhada em sala de aula, pode contribui para uma ação social responsável dos educandos de uma comunidade localizada no município de Ilhéus/BA. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011 10.26512/lc.v25.2019.21011 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v25.2019.21011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011/20571 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011/31770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e21011 Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e21011 Linhas Críticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e21011 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v25.2019 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053652859355136 |