‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Rebeca Silva Rosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Nilda Guimarães, Caldas, Alessandra Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19423
Resumo: A pesquisa que acabamos de concluir (2012-2017), com financiamento do CNPq, FAPERJ e da UERJ, se desenvolveu em cineclubes criados em municípios diversos do Rio de Janeiro com professores em serviço e em formação em cursos de licenciaturas. O texto pensa esta experiência: a prática de ‘conversas’ em um componente curricular central na formação de professores - PPP, Pesquisa e Prática Pedagógica - acerca de práticas de professores em filmes que os mostram em suas experiências ‘dentrofora’ das escolas. Trabalhando com a ideia de clichês, em Deleuze, mostramos como nessas ‘conversas’ essas práticas-clichês passam de apoio integral ao que faz o “professor-herói” - em especial em filmes americanos - ao desenvolvimento de um pensamento mais complexo sobre o que foi ‘vistoouvido’ com os filmes. As ‘conversas’ que articulamos acerca dessas ‘práticasteorias’ se dão em torno das ideias de Certeau sobre as práticas nos cotidianos, por um lado, nas aproximações que faz de Foucault com Bourdieu, deles se distanciando, e por outro lado, das aproximações de suas ideias com as de Vernant e Détienne.
id UNB - 28_6889ed634a9b9788372a6a9410c1b523
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19423
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling ‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’‘Práticasteorias’Redes educativasMundos culturaisCinema e cotidianos curricularesA pesquisa que acabamos de concluir (2012-2017), com financiamento do CNPq, FAPERJ e da UERJ, se desenvolveu em cineclubes criados em municípios diversos do Rio de Janeiro com professores em serviço e em formação em cursos de licenciaturas. O texto pensa esta experiência: a prática de ‘conversas’ em um componente curricular central na formação de professores - PPP, Pesquisa e Prática Pedagógica - acerca de práticas de professores em filmes que os mostram em suas experiências ‘dentrofora’ das escolas. Trabalhando com a ideia de clichês, em Deleuze, mostramos como nessas ‘conversas’ essas práticas-clichês passam de apoio integral ao que faz o “professor-herói” - em especial em filmes americanos - ao desenvolvimento de um pensamento mais complexo sobre o que foi ‘vistoouvido’ com os filmes. As ‘conversas’ que articulamos acerca dessas ‘práticasteorias’ se dão em torno das ideias de Certeau sobre as práticas nos cotidianos, por um lado, nas aproximações que faz de Foucault com Bourdieu, deles se distanciando, e por outro lado, das aproximações de suas ideias com as de Vernant e Détienne.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1942310.26512/lc.v23i52.19423Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Crí­ticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação1981-04311516-489610.26512/lc.v23i52reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19423/17977Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Rebeca Silva RosaAlves, Nilda GuimarãesCaldas, Alessandra Nunes2021-09-13T18:31:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19423Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2021-09-13T18:31:20Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv ‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’
title ‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’
spellingShingle ‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’
Brandão, Rebeca Silva Rosa
‘Práticasteorias’
Redes educativas
Mundos culturais
Cinema e cotidianos curriculares
title_short ‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’
title_full ‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’
title_fullStr ‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’
title_full_unstemmed ‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’
title_sort ‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’
author Brandão, Rebeca Silva Rosa
author_facet Brandão, Rebeca Silva Rosa
Alves, Nilda Guimarães
Caldas, Alessandra Nunes
author_role author
author2 Alves, Nilda Guimarães
Caldas, Alessandra Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Rebeca Silva Rosa
Alves, Nilda Guimarães
Caldas, Alessandra Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv ‘Práticasteorias’
Redes educativas
Mundos culturais
Cinema e cotidianos curriculares
topic ‘Práticasteorias’
Redes educativas
Mundos culturais
Cinema e cotidianos curriculares
description A pesquisa que acabamos de concluir (2012-2017), com financiamento do CNPq, FAPERJ e da UERJ, se desenvolveu em cineclubes criados em municípios diversos do Rio de Janeiro com professores em serviço e em formação em cursos de licenciaturas. O texto pensa esta experiência: a prática de ‘conversas’ em um componente curricular central na formação de professores - PPP, Pesquisa e Prática Pedagógica - acerca de práticas de professores em filmes que os mostram em suas experiências ‘dentrofora’ das escolas. Trabalhando com a ideia de clichês, em Deleuze, mostramos como nessas ‘conversas’ essas práticas-clichês passam de apoio integral ao que faz o “professor-herói” - em especial em filmes americanos - ao desenvolvimento de um pensamento mais complexo sobre o que foi ‘vistoouvido’ com os filmes. As ‘conversas’ que articulamos acerca dessas ‘práticasteorias’ se dão em torno das ideias de Certeau sobre as práticas nos cotidianos, por um lado, nas aproximações que faz de Foucault com Bourdieu, deles se distanciando, e por outro lado, das aproximações de suas ideias com as de Vernant e Détienne.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19423
10.26512/lc.v23i52.19423
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19423
identifier_str_mv 10.26512/lc.v23i52.19423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19423/17977
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v23i52
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053652790149120