‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19423 |
Resumo: | A pesquisa que acabamos de concluir (2012-2017), com financiamento do CNPq, FAPERJ e da UERJ, se desenvolveu em cineclubes criados em municípios diversos do Rio de Janeiro com professores em serviço e em formação em cursos de licenciaturas. O texto pensa esta experiência: a prática de ‘conversas’ em um componente curricular central na formação de professores - PPP, Pesquisa e Prática Pedagógica - acerca de práticas de professores em filmes que os mostram em suas experiências ‘dentrofora’ das escolas. Trabalhando com a ideia de clichês, em Deleuze, mostramos como nessas ‘conversas’ essas práticas-clichês passam de apoio integral ao que faz o “professor-herói” - em especial em filmes americanos - ao desenvolvimento de um pensamento mais complexo sobre o que foi ‘vistoouvido’ com os filmes. As ‘conversas’ que articulamos acerca dessas ‘práticasteorias’ se dão em torno das ideias de Certeau sobre as práticas nos cotidianos, por um lado, nas aproximações que faz de Foucault com Bourdieu, deles se distanciando, e por outro lado, das aproximações de suas ideias com as de Vernant e Détienne. |
id |
UNB - 28_6889ed634a9b9788372a6a9410c1b523 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19423 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’‘Práticasteorias’Redes educativasMundos culturaisCinema e cotidianos curricularesA pesquisa que acabamos de concluir (2012-2017), com financiamento do CNPq, FAPERJ e da UERJ, se desenvolveu em cineclubes criados em municípios diversos do Rio de Janeiro com professores em serviço e em formação em cursos de licenciaturas. O texto pensa esta experiência: a prática de ‘conversas’ em um componente curricular central na formação de professores - PPP, Pesquisa e Prática Pedagógica - acerca de práticas de professores em filmes que os mostram em suas experiências ‘dentrofora’ das escolas. Trabalhando com a ideia de clichês, em Deleuze, mostramos como nessas ‘conversas’ essas práticas-clichês passam de apoio integral ao que faz o “professor-herói” - em especial em filmes americanos - ao desenvolvimento de um pensamento mais complexo sobre o que foi ‘vistoouvido’ com os filmes. As ‘conversas’ que articulamos acerca dessas ‘práticasteorias’ se dão em torno das ideias de Certeau sobre as práticas nos cotidianos, por um lado, nas aproximações que faz de Foucault com Bourdieu, deles se distanciando, e por outro lado, das aproximações de suas ideias com as de Vernant e Détienne.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1942310.26512/lc.v23i52.19423Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação1981-04311516-489610.26512/lc.v23i52reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19423/17977Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Rebeca Silva RosaAlves, Nilda GuimarãesCaldas, Alessandra Nunes2021-09-13T18:31:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19423Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2021-09-13T18:31:20Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’ |
title |
‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’ |
spellingShingle |
‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’ Brandão, Rebeca Silva Rosa ‘Práticasteorias’ Redes educativas Mundos culturais Cinema e cotidianos curriculares |
title_short |
‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’ |
title_full |
‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’ |
title_fullStr |
‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’ |
title_full_unstemmed |
‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’ |
title_sort |
‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’ |
author |
Brandão, Rebeca Silva Rosa |
author_facet |
Brandão, Rebeca Silva Rosa Alves, Nilda Guimarães Caldas, Alessandra Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Nilda Guimarães Caldas, Alessandra Nunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Rebeca Silva Rosa Alves, Nilda Guimarães Caldas, Alessandra Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
‘Práticasteorias’ Redes educativas Mundos culturais Cinema e cotidianos curriculares |
topic |
‘Práticasteorias’ Redes educativas Mundos culturais Cinema e cotidianos curriculares |
description |
A pesquisa que acabamos de concluir (2012-2017), com financiamento do CNPq, FAPERJ e da UERJ, se desenvolveu em cineclubes criados em municípios diversos do Rio de Janeiro com professores em serviço e em formação em cursos de licenciaturas. O texto pensa esta experiência: a prática de ‘conversas’ em um componente curricular central na formação de professores - PPP, Pesquisa e Prática Pedagógica - acerca de práticas de professores em filmes que os mostram em suas experiências ‘dentrofora’ das escolas. Trabalhando com a ideia de clichês, em Deleuze, mostramos como nessas ‘conversas’ essas práticas-clichês passam de apoio integral ao que faz o “professor-herói” - em especial em filmes americanos - ao desenvolvimento de um pensamento mais complexo sobre o que foi ‘vistoouvido’ com os filmes. As ‘conversas’ que articulamos acerca dessas ‘práticasteorias’ se dão em torno das ideias de Certeau sobre as práticas nos cotidianos, por um lado, nas aproximações que faz de Foucault com Bourdieu, deles se distanciando, e por outro lado, das aproximações de suas ideias com as de Vernant e Détienne. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19423 10.26512/lc.v23i52.19423 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19423 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v23i52.19423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19423/17977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação Linhas Críticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v23i52 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053652790149120 |