A teoria histórico-cultural e a dialética inclusão/exclusão nas instituições de ensino
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3324 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de inclusão/exclusão escolar a partir da perspectiva histórico-cultural. Nessa perspectiva discutimos a inclusão como um processo dialético que acontece nos indivíduos envolvidos nos contextos educacionais, por meio de relações intersubjetivas. Complexo e contraditório, o processo de inclusão não está limitado à visão da deficiência, mas estende-se a todos os membros dos grupos a que o indivíduo pertence, promovendo práticas pedagógicas e sociais para atender a diversidade humana. Nessa proposta, a comunicação dialógica entre professor e aluno é o ponto fundamental para que este se constitua como sujeito no seu processo de conhecimento, sentindo-se incluído nas relações sociais e humanas. |
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A teoria histórico-cultural e a dialética inclusão/exclusão nas instituições de ensinoTeoria histórico-cultural;Inclusão;Diversidade;ComunicaçãoO presente artigo tem como objetivo discutir o processo de inclusão/exclusão escolar a partir da perspectiva histórico-cultural. Nessa perspectiva discutimos a inclusão como um processo dialético que acontece nos indivíduos envolvidos nos contextos educacionais, por meio de relações intersubjetivas. Complexo e contraditório, o processo de inclusão não está limitado à visão da deficiência, mas estende-se a todos os membros dos grupos a que o indivíduo pertence, promovendo práticas pedagógicas e sociais para atender a diversidade humana. Nessa proposta, a comunicação dialógica entre professor e aluno é o ponto fundamental para que este se constitua como sujeito no seu processo de conhecimento, sentindo-se incluído nas relações sociais e humanas.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2007-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/332410.26512/lc.v12i23.3324Linhas Críticas; Vol. 12 No. 23 (2006); 263-278Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 23 (2006); 263-278Linhas Críticas; v. 12 n. 23 (2006); 263-2781981-04311516-489610.26512/lc.v12i23reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3324/3011Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, CandiceCupolillo, Mercedes2022-09-09T15:51:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3324Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:51:41Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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