A INCLUSÃO SOCIAL E A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ARAUJO, Karina de Toledo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9038
Resumo: Problematizamos a inclusão social e a diversidade cultural no ensino técnico profissional tomando como orientação as Teorias Pós-Críticas. Este trabalho inicial é fruto de estudos baseados em pesquisa bibliográfica e de experiências docente na educação técnica profissional a partir da imersão no cotidiano social, cultural e pedagógico de uma instituição de educação técnica profissionalizante. Elegemos como fundamento para nossas discussões e análises o Multiculturalismo crítico com um recorte sobre a assimilação das minorias de uma cultura predominante e hegemônica e, consequentemente, o combate às formas de discriminação. A educação profissional, por mais paradoxal que possa parecer à primeira vista, precisa considerar, a inclusão social na formação de com vista à liberdade e a emancipação como ponto de chegada fomentadas pelas pedagogias de coloniais e pedagogias culturais dado que às práticas pedagógicas e o processo de formação educacional estão articulados à produção cultural e construção de significados. Sendo assim, propomos que a diversidade cultural e a inclusão devem ser pautas políticas/pedagógicas nos cursos profissionalizantes visando uma formação humana e crítica para a conquista da visibilidade e direitos das minorias sociais para superar a formação centrada na prática; sendo o trabalho um princípio educativo articulado à multiculturalidade e às categorias diversidade cultural e inclusão social na formação profissional.
id UNICESU -1_65712e8218f8aeca6242a8a6cf419bbd
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9038
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A INCLUSÃO SOCIAL E A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALDiversidade culturalEnsino técnico profissionalInclusão socialMulticulturalismo críticoProblematizamos a inclusão social e a diversidade cultural no ensino técnico profissional tomando como orientação as Teorias Pós-Críticas. Este trabalho inicial é fruto de estudos baseados em pesquisa bibliográfica e de experiências docente na educação técnica profissional a partir da imersão no cotidiano social, cultural e pedagógico de uma instituição de educação técnica profissionalizante. Elegemos como fundamento para nossas discussões e análises o Multiculturalismo crítico com um recorte sobre a assimilação das minorias de uma cultura predominante e hegemônica e, consequentemente, o combate às formas de discriminação. A educação profissional, por mais paradoxal que possa parecer à primeira vista, precisa considerar, a inclusão social na formação de com vista à liberdade e a emancipação como ponto de chegada fomentadas pelas pedagogias de coloniais e pedagogias culturais dado que às práticas pedagógicas e o processo de formação educacional estão articulados à produção cultural e construção de significados. Sendo assim, propomos que a diversidade cultural e a inclusão devem ser pautas políticas/pedagógicas nos cursos profissionalizantes visando uma formação humana e crítica para a conquista da visibilidade e direitos das minorias sociais para superar a formação centrada na prática; sendo o trabalho um princípio educativo articulado à multiculturalidade e às categorias diversidade cultural e inclusão social na formação profissional.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-11-26T20:47:49Z2021-11-26T20:47:49Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991Presencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9038porBRAZ, Ana Carolina de Athayde RaymundiARAUJO, Karina de Toledoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-11-27T06:02:13ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A INCLUSÃO SOCIAL E A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL
title A INCLUSÃO SOCIAL E A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL
spellingShingle A INCLUSÃO SOCIAL E A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL
BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi
Diversidade cultural
Ensino técnico profissional
Inclusão social
Multiculturalismo crítico
title_short A INCLUSÃO SOCIAL E A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL
title_full A INCLUSÃO SOCIAL E A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL
title_fullStr A INCLUSÃO SOCIAL E A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed A INCLUSÃO SOCIAL E A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL
title_sort A INCLUSÃO SOCIAL E A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL
author BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi
author_facet BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi
ARAUJO, Karina de Toledo
author_role author
author2 ARAUJO, Karina de Toledo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi
ARAUJO, Karina de Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade cultural
Ensino técnico profissional
Inclusão social
Multiculturalismo crítico
topic Diversidade cultural
Ensino técnico profissional
Inclusão social
Multiculturalismo crítico
description Problematizamos a inclusão social e a diversidade cultural no ensino técnico profissional tomando como orientação as Teorias Pós-Críticas. Este trabalho inicial é fruto de estudos baseados em pesquisa bibliográfica e de experiências docente na educação técnica profissional a partir da imersão no cotidiano social, cultural e pedagógico de uma instituição de educação técnica profissionalizante. Elegemos como fundamento para nossas discussões e análises o Multiculturalismo crítico com um recorte sobre a assimilação das minorias de uma cultura predominante e hegemônica e, consequentemente, o combate às formas de discriminação. A educação profissional, por mais paradoxal que possa parecer à primeira vista, precisa considerar, a inclusão social na formação de com vista à liberdade e a emancipação como ponto de chegada fomentadas pelas pedagogias de coloniais e pedagogias culturais dado que às práticas pedagógicas e o processo de formação educacional estão articulados à produção cultural e construção de significados. Sendo assim, propomos que a diversidade cultural e a inclusão devem ser pautas políticas/pedagógicas nos cursos profissionalizantes visando uma formação humana e crítica para a conquista da visibilidade e direitos das minorias sociais para superar a formação centrada na prática; sendo o trabalho um princípio educativo articulado à multiculturalidade e às categorias diversidade cultural e inclusão social na formação profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26T20:47:49Z
2021-11-26T20:47:49Z
2021-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2594-4991
Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9038
identifier_str_mv 2594-4991
Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771931841527808