A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gur-Ze'ev, Ilan
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3276
Resumo: O projeto Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prespectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt.
id UNB - 28_7ed701c755eaa7ffac1f2b52c6e6629b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3276
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-modernaBildung;Contra-educação;Educação padronizadora;Escola de FrankfurtO projeto Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prespectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/327610.26512/lc.v12i22.3276Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 5-22Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 5-22Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 5-221981-04311516-489610.26512/lc.v12i22reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3276/2959Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGur-Ze'ev, Ilan2022-09-09T15:48:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3276Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:48:12Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna
title A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna
spellingShingle A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna
Gur-Ze'ev, Ilan
Bildung;
Contra-educação;
Educação padronizadora;
Escola de Frankfurt
title_short A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna
title_full A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna
title_fullStr A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna
title_full_unstemmed A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna
title_sort A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna
author Gur-Ze'ev, Ilan
author_facet Gur-Ze'ev, Ilan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gur-Ze'ev, Ilan
dc.subject.por.fl_str_mv Bildung;
Contra-educação;
Educação padronizadora;
Escola de Frankfurt
topic Bildung;
Contra-educação;
Educação padronizadora;
Escola de Frankfurt
description O projeto Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prespectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3276
10.26512/lc.v12i22.3276
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3276
identifier_str_mv 10.26512/lc.v12i22.3276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3276/2959
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 5-22
Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 5-22
Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 5-22
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v12i22
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650333335552