Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3091 |
Resumo: | Este trabalho ressalta a importância da narrativa na organização e interpretação das experiências interpessoais. Dentro de uma perspectiva sociocultural construtivista e utilizando uma epistemologia qualitativa, analisamos os processos comunicativos e metacomunicativos que ocorrem na sala de leitura de uma escola inclusiva para surdos, durante narrativas literárias feitas em língua de sinais. Enfatizamos aspectos que promovem a inclusão dos sujeitos surdos narradores por meio de episódios sumarizados que mostram as interações entre professores e alunos surdos e entre alunos surdos e alunos ouvintes. Fazemos considerações para que a escola e a sala de aula possam aperfeiçoar os processos de inclusão, de forma que os alunos possam participar de estratégias inclusivistas mais conseqüentes. |
id |
UNB-32_96d4ffc94cadb946b9afa3b169781c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3091 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimentoNarrativas;Surdez;Língua de sinais;Inclusão;Construtivismo socioculturalEste trabalho ressalta a importância da narrativa na organização e interpretação das experiências interpessoais. Dentro de uma perspectiva sociocultural construtivista e utilizando uma epistemologia qualitativa, analisamos os processos comunicativos e metacomunicativos que ocorrem na sala de leitura de uma escola inclusiva para surdos, durante narrativas literárias feitas em língua de sinais. Enfatizamos aspectos que promovem a inclusão dos sujeitos surdos narradores por meio de episódios sumarizados que mostram as interações entre professores e alunos surdos e entre alunos surdos e alunos ouvintes. Fazemos considerações para que a escola e a sala de aula possam aperfeiçoar os processos de inclusão, de forma que os alunos possam participar de estratégias inclusivistas mais conseqüentes. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/309110.26512/lc.v9i16.3091Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 33-44Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 33-44Linhas Críticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 33-441981-04311516-489610.26512/lc.v9i16reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3091/2778Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKelman, Celeste AzulayBranco, Angela Uchôa2022-09-09T14:34:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3091Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:34:45Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento |
title |
Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento |
spellingShingle |
Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento Kelman, Celeste Azulay Narrativas; Surdez; Língua de sinais; Inclusão; Construtivismo sociocultural |
title_short |
Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento |
title_full |
Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento |
title_fullStr |
Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento |
title_sort |
Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento |
author |
Kelman, Celeste Azulay |
author_facet |
Kelman, Celeste Azulay Branco, Angela Uchôa |
author_role |
author |
author2 |
Branco, Angela Uchôa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kelman, Celeste Azulay Branco, Angela Uchôa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas; Surdez; Língua de sinais; Inclusão; Construtivismo sociocultural |
topic |
Narrativas; Surdez; Língua de sinais; Inclusão; Construtivismo sociocultural |
description |
Este trabalho ressalta a importância da narrativa na organização e interpretação das experiências interpessoais. Dentro de uma perspectiva sociocultural construtivista e utilizando uma epistemologia qualitativa, analisamos os processos comunicativos e metacomunicativos que ocorrem na sala de leitura de uma escola inclusiva para surdos, durante narrativas literárias feitas em língua de sinais. Enfatizamos aspectos que promovem a inclusão dos sujeitos surdos narradores por meio de episódios sumarizados que mostram as interações entre professores e alunos surdos e entre alunos surdos e alunos ouvintes. Fazemos considerações para que a escola e a sala de aula possam aperfeiçoar os processos de inclusão, de forma que os alunos possam participar de estratégias inclusivistas mais conseqüentes. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3091 10.26512/lc.v9i16.3091 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3091 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v9i16.3091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3091/2778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 33-44 Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 33-44 Linhas Críticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 33-44 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v9i16 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284944183296 |