Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debate
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3282 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa acerca da temática "Formação de Professores/as de História e Multiculturalismo". O objetivo da pesquisa foi analisar as seguintes questões: Os/as professores/as formadores/as dos cursos de História forma "na" e "para" uma perspectiva multicultural? Qual perspectiva cultural está explícita e implícita nos PCNs do ensino de História? As instituições formadoras de professores/as trabalham a perspectiva da pluralidade cultural nos seus currículos formais e ativos? Para responder a essas perguntas foram analisados documentos escritos e entrevistas orais com um universo de professores/as formadores/as d curso de História da UFMG e UFU, tendo como suporte metodológico a história oral temática. Este artigo visa a socializar análises produzidas a partir da investigação. |
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Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debateFormação docente;Ensino de História;MulticulturalismoNeste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa acerca da temática "Formação de Professores/as de História e Multiculturalismo". O objetivo da pesquisa foi analisar as seguintes questões: Os/as professores/as formadores/as dos cursos de História forma "na" e "para" uma perspectiva multicultural? Qual perspectiva cultural está explícita e implícita nos PCNs do ensino de História? As instituições formadoras de professores/as trabalham a perspectiva da pluralidade cultural nos seus currículos formais e ativos? Para responder a essas perguntas foram analisados documentos escritos e entrevistas orais com um universo de professores/as formadores/as d curso de História da UFMG e UFU, tendo como suporte metodológico a história oral temática. Este artigo visa a socializar análises produzidas a partir da investigação.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/328210.26512/lc.v12i22.3282Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 59-74Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 59-74Linhas Críticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 59-741981-04311516-489610.26512/lc.v12i22reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3282/2965Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, SelvaCouto, Regina Célia2022-09-09T15:48:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3282Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:48:15Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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