Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Selva
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Couto, Regina Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3282
Resumo: Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa acerca da temática "Formação de Professores/as de História e Multiculturalismo". O objetivo da pesquisa foi analisar as seguintes questões: Os/as professores/as formadores/as dos cursos de História forma "na" e "para" uma perspectiva multicultural? Qual perspectiva cultural está explícita e implícita nos PCNs do ensino de História? As instituições formadoras de professores/as trabalham a perspectiva da pluralidade cultural nos seus currículos formais e ativos? Para responder a essas perguntas foram analisados documentos escritos e entrevistas orais com um universo de professores/as formadores/as d curso de História da UFMG e UFU, tendo como suporte metodológico a história oral temática. Este artigo visa a socializar análises produzidas a partir da investigação.
id UNB - 28_9dc3b7b744320ec3293926983ea14719
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3282
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debateFormação docente;Ensino de História;MulticulturalismoNeste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa acerca da temática "Formação de Professores/as de História e Multiculturalismo". O objetivo da pesquisa foi analisar as seguintes questões: Os/as professores/as formadores/as dos cursos de História forma "na" e "para" uma perspectiva multicultural? Qual perspectiva cultural está explícita e implícita nos PCNs do ensino de História? As instituições formadoras de professores/as trabalham a perspectiva da pluralidade cultural nos seus currículos formais e ativos? Para responder a essas perguntas foram analisados documentos escritos e entrevistas orais com um universo de professores/as formadores/as d curso de História da UFMG e UFU, tendo como suporte metodológico a história oral temática. Este artigo visa a socializar análises produzidas a partir da investigação.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/328210.26512/lc.v12i22.3282Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 59-74Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 59-74Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 59-741981-04311516-489610.26512/lc.v12i22reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3282/2965Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, SelvaCouto, Regina Célia2022-09-09T15:48:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3282Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:48:15Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debate
title Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debate
spellingShingle Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debate
Fonseca, Selva
Formação docente;
Ensino de História;
Multiculturalismo
title_short Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debate
title_full Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debate
title_fullStr Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debate
title_full_unstemmed Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debate
title_sort Formação de professores/as e ensino de História: a perspectiva multicultural em debate
author Fonseca, Selva
author_facet Fonseca, Selva
Couto, Regina Célia
author_role author
author2 Couto, Regina Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Selva
Couto, Regina Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente;
Ensino de História;
Multiculturalismo
topic Formação docente;
Ensino de História;
Multiculturalismo
description Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa acerca da temática "Formação de Professores/as de História e Multiculturalismo". O objetivo da pesquisa foi analisar as seguintes questões: Os/as professores/as formadores/as dos cursos de História forma "na" e "para" uma perspectiva multicultural? Qual perspectiva cultural está explícita e implícita nos PCNs do ensino de História? As instituições formadoras de professores/as trabalham a perspectiva da pluralidade cultural nos seus currículos formais e ativos? Para responder a essas perguntas foram analisados documentos escritos e entrevistas orais com um universo de professores/as formadores/as d curso de História da UFMG e UFU, tendo como suporte metodológico a história oral temática. Este artigo visa a socializar análises produzidas a partir da investigação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3282
10.26512/lc.v12i22.3282
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3282
identifier_str_mv 10.26512/lc.v12i22.3282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3282/2965
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 59-74
Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 59-74
Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 59-74
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v12i22
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650336481280