Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2755 |
Resumo: | O artigo trata do tema fracasso e sucesso escolar, a partir das percepções e representações que os professores têm de seus alunos das séries iniciais ou da fase de alfabetização. Essas percepções são enfocadas como um "sistema de crenças" construído pelo professor, no seu contexto sócia' e cultural, que atua condicionando as escolhas pedagógicas, expectativas e relacionamento com seus alunos e, conseqüentemente, as possibilidades ou não de sucesso na aprendizagem escolar. |
id |
UNB - 28_a71f5e5d55ab1cfa4eb103707acf2606 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2755 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunosFracasso e sucesso escolar;Relação professor-aluno;Percepção e representação do aluno;Preconceitos;EstereótiposSistema de crenças do professorO artigo trata do tema fracasso e sucesso escolar, a partir das percepções e representações que os professores têm de seus alunos das séries iniciais ou da fase de alfabetização. Essas percepções são enfocadas como um "sistema de crenças" construído pelo professor, no seu contexto sócia' e cultural, que atua condicionando as escolhas pedagógicas, expectativas e relacionamento com seus alunos e, conseqüentemente, as possibilidades ou não de sucesso na aprendizagem escolar.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/275510.26512/lc.v5i9.2755Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 85-102Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 85-102Linhas Críticas; v. 5 n. 9 (1999); 85-1021981-04311516-489610.26512/lc.v5i9reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2755/2464Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTacca, Maria Carmen Villela Rosa2022-09-09T11:41:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2755Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T11:41:35Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos |
title |
Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos |
spellingShingle |
Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos Tacca, Maria Carmen Villela Rosa Fracasso e sucesso escolar; Relação professor-aluno; Percepção e representação do aluno; Preconceitos; Estereótipos Sistema de crenças do professor |
title_short |
Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos |
title_full |
Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos |
title_fullStr |
Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos |
title_full_unstemmed |
Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos |
title_sort |
Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos |
author |
Tacca, Maria Carmen Villela Rosa |
author_facet |
Tacca, Maria Carmen Villela Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tacca, Maria Carmen Villela Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fracasso e sucesso escolar; Relação professor-aluno; Percepção e representação do aluno; Preconceitos; Estereótipos Sistema de crenças do professor |
topic |
Fracasso e sucesso escolar; Relação professor-aluno; Percepção e representação do aluno; Preconceitos; Estereótipos Sistema de crenças do professor |
description |
O artigo trata do tema fracasso e sucesso escolar, a partir das percepções e representações que os professores têm de seus alunos das séries iniciais ou da fase de alfabetização. Essas percepções são enfocadas como um "sistema de crenças" construído pelo professor, no seu contexto sócia' e cultural, que atua condicionando as escolhas pedagógicas, expectativas e relacionamento com seus alunos e, conseqüentemente, as possibilidades ou não de sucesso na aprendizagem escolar. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2755 10.26512/lc.v5i9.2755 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2755 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v5i9.2755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2755/2464 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 85-102 Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 85-102 Linhas Críticas; v. 5 n. 9 (1999); 85-102 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v5i9 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053649568923648 |