Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2755
Resumo: O artigo trata do tema fracasso e sucesso escolar, a partir das percepções e representações que os professores têm de seus alunos das séries iniciais ou da fase de alfabetização. Essas percepções são enfocadas como um "sistema de crenças" construído pelo professor, no seu contexto sócia' e cultural, que atua condicionando as escolhas pedagógicas, expectativas e relacionamento com seus alunos e, conseqüentemente, as possibilidades ou não de sucesso na aprendizagem escolar.
id UNB - 28_a71f5e5d55ab1cfa4eb103707acf2606
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2755
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunosFracasso e sucesso escolar;Relação professor-aluno;Percepção e representação do aluno;Preconceitos;EstereótiposSistema de crenças do professorO artigo trata do tema fracasso e sucesso escolar, a partir das percepções e representações que os professores têm de seus alunos das séries iniciais ou da fase de alfabetização. Essas percepções são enfocadas como um "sistema de crenças" construído pelo professor, no seu contexto sócia' e cultural, que atua condicionando as escolhas pedagógicas, expectativas e relacionamento com seus alunos e, conseqüentemente, as possibilidades ou não de sucesso na aprendizagem escolar.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/275510.26512/lc.v5i9.2755Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 85-102Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 85-102Linhas Crí­ticas; v. 5 n. 9 (1999); 85-1021981-04311516-489610.26512/lc.v5i9reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2755/2464Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTacca, Maria Carmen Villela Rosa2022-09-09T11:41:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2755Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T11:41:35Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos
title Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos
spellingShingle Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos
Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
Fracasso e sucesso escolar;
Relação professor-aluno;
Percepção e representação do aluno;
Preconceitos;
Estereótipos
Sistema de crenças do professor
title_short Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos
title_full Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos
title_fullStr Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos
title_full_unstemmed Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos
title_sort Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos
author Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
author_facet Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso e sucesso escolar;
Relação professor-aluno;
Percepção e representação do aluno;
Preconceitos;
Estereótipos
Sistema de crenças do professor
topic Fracasso e sucesso escolar;
Relação professor-aluno;
Percepção e representação do aluno;
Preconceitos;
Estereótipos
Sistema de crenças do professor
description O artigo trata do tema fracasso e sucesso escolar, a partir das percepções e representações que os professores têm de seus alunos das séries iniciais ou da fase de alfabetização. Essas percepções são enfocadas como um "sistema de crenças" construído pelo professor, no seu contexto sócia' e cultural, que atua condicionando as escolhas pedagógicas, expectativas e relacionamento com seus alunos e, conseqüentemente, as possibilidades ou não de sucesso na aprendizagem escolar.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2755
10.26512/lc.v5i9.2755
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2755
identifier_str_mv 10.26512/lc.v5i9.2755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2755/2464
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 85-102
Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 85-102
Linhas Crí­ticas; v. 5 n. 9 (1999); 85-102
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v5i9
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649568923648