Representação de Escola e Trajetória Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz,Silvia Helena Vieira
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100006
Resumo: O artigo examina o trajeto da representação de escola num grupo de crianças pobres ao longo do seu primeiro ano de escolaridade. Foram realizadas entrevistas e aplicadas adaptações de dois procedimentos: Desenhos-Estórias e Histórias para Completar. A análise indicou que as representações iniciais evoluem negativamente. Observações em sala de aula e entrevistas com professoras revelaram incompetência pedagógica e atitudes negativas em relação à criança pobre e sua família. Os pais, que vêem na escolarização dos filhos a esperança de melhores dias, tentam amoldá-los à escola. O saldo é o fracasso escolar e a diminuição da auto-estima das crianças.
id USP-26_686fbb04da8778d00179284126f502a5
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65641997000100006
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Representação de Escola e Trajetória EscolarRepresentaçãoEscolaRelação professor-alunoFracasso escolarO artigo examina o trajeto da representação de escola num grupo de crianças pobres ao longo do seu primeiro ano de escolaridade. Foram realizadas entrevistas e aplicadas adaptações de dois procedimentos: Desenhos-Estórias e Histórias para Completar. A análise indicou que as representações iniciais evoluem negativamente. Observações em sala de aula e entrevistas com professoras revelaram incompetência pedagógica e atitudes negativas em relação à criança pobre e sua família. Os pais, que vêem na escolarização dos filhos a esperança de melhores dias, tentam amoldá-los à escola. O saldo é o fracasso escolar e a diminuição da auto-estima das crianças.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo1997-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100006Psicologia USP v.8 n.1 1997reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65641997000100006info:eu-repo/semantics/openAccessCruz,Silvia Helena Vieirapor1998-11-25T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65641997000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:1998-11-25T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação de Escola e Trajetória Escolar
title Representação de Escola e Trajetória Escolar
spellingShingle Representação de Escola e Trajetória Escolar
Cruz,Silvia Helena Vieira
Representação
Escola
Relação professor-aluno
Fracasso escolar
title_short Representação de Escola e Trajetória Escolar
title_full Representação de Escola e Trajetória Escolar
title_fullStr Representação de Escola e Trajetória Escolar
title_full_unstemmed Representação de Escola e Trajetória Escolar
title_sort Representação de Escola e Trajetória Escolar
author Cruz,Silvia Helena Vieira
author_facet Cruz,Silvia Helena Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz,Silvia Helena Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Representação
Escola
Relação professor-aluno
Fracasso escolar
topic Representação
Escola
Relação professor-aluno
Fracasso escolar
description O artigo examina o trajeto da representação de escola num grupo de crianças pobres ao longo do seu primeiro ano de escolaridade. Foram realizadas entrevistas e aplicadas adaptações de dois procedimentos: Desenhos-Estórias e Histórias para Completar. A análise indicou que as representações iniciais evoluem negativamente. Observações em sala de aula e entrevistas com professoras revelaram incompetência pedagógica e atitudes negativas em relação à criança pobre e sua família. Os pais, que vêem na escolarização dos filhos a esperança de melhores dias, tentam amoldá-los à escola. O saldo é o fracasso escolar e a diminuição da auto-estima das crianças.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65641997000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.8 n.1 1997
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936705986002944