Processos de significação na relação professor-alunos : uma perspectiva sociocultural construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Branco, Angela Uchoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6051
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2008000100005
Resumo: Neste artigo consideramos que o fracasso escolar é um fenômeno persistente que exige análises empíricas e teóricas acerca dos processos de significação envolvidos na dinâmica das interações professor-aluno relacionados com as relações ensino-aprendizagem. Com base na abordagem sociocultural construtivista, o estudo analisa a interação de fatores socioculturais com a participação ativa do indivíduo, destacando a unidade cognição-afeto. Os processos interativos atuam como mobilizadores da construção do conhecimento ao longo de convergências e divergências nas interações, especialmente nas negociações quanto aos objetivos e desenvolvimento de atividades pedagógicas. Duas turmas de segunda série do ensino fundamental foram investigadas, sendo destacados os resultados de análises microgenéticas das interações, que apontaram para crenças e estratégias comunicativas e metacomunicativas que podem favorecer ou dificultar o processo de ensino-aprendizagem. A conclusão aponta para o fato dos processos de significação estarem apoiados na metacomunicação e na unidade cognição-afeto, que direcionam as possibilidades de aprendizagem.
id UNB_28a3e5f1ae71440ed5ad0db22c2f634a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6051
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Processos de significação na relação professor-alunos : uma perspectiva sociocultural construtivistaMeaning processes in the relationship teacher-students : a sociocultural and constructivist point of viewSignificação (Psicologia)Professores e alunosAprendizagemConstrução do conhecimentoFracasso escolarNeste artigo consideramos que o fracasso escolar é um fenômeno persistente que exige análises empíricas e teóricas acerca dos processos de significação envolvidos na dinâmica das interações professor-aluno relacionados com as relações ensino-aprendizagem. Com base na abordagem sociocultural construtivista, o estudo analisa a interação de fatores socioculturais com a participação ativa do indivíduo, destacando a unidade cognição-afeto. Os processos interativos atuam como mobilizadores da construção do conhecimento ao longo de convergências e divergências nas interações, especialmente nas negociações quanto aos objetivos e desenvolvimento de atividades pedagógicas. Duas turmas de segunda série do ensino fundamental foram investigadas, sendo destacados os resultados de análises microgenéticas das interações, que apontaram para crenças e estratégias comunicativas e metacomunicativas que podem favorecer ou dificultar o processo de ensino-aprendizagem. A conclusão aponta para o fato dos processos de significação estarem apoiados na metacomunicação e na unidade cognição-afeto, que direcionam as possibilidades de aprendizagem.School failure consists of a persistent problem in our educational system. This paper aims at contributing to understand the issue by presenting and theoretically discussing empirical data concerning the dynamics of teacher-students interactions. We draw our analysis on a constructivist sociocultural theoretical framework, which stresses the interactions between sociocultural factors and human agency, claiming for the unison, intertwined nature of affect and cognition. Interactive processes lie at the basis of knowledge construction, which takes place along convergent and divergent interaction frames, particularly during negotiations about goals and rules for educational activities. Two second-grade classrooms were investigated, the results of microgenetic analysis being especially highlighted and discussed. We show how communicative and metacommunicative strategies, together with teacher beliefs, may promote or inhibit teaching-learning processes. We conclude by discussing how meaning construction processes are profoundly intermingled with the affective-cognitive dimension of human development, and how it may decisively contribute to learning possibilities.2010-12-02T12:04:32Z2010-12-02T12:04:32Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTACCA, Maria Carmen Villela Rosa; BRANCO, Angela Uchoa. Processos de significação na relação professor-alunos: uma perspectiva sociocultural construtivista. Estud. psicol. (Natal) [online], v. 13, n. 1, p. 39-48, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v13n1/05.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2008000100005.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6051https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2008000100005Tacca, Maria Carmen Villela RosaBranco, Angela Uchoainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/6051Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de significação na relação professor-alunos : uma perspectiva sociocultural construtivista
Meaning processes in the relationship teacher-students : a sociocultural and constructivist point of view
title Processos de significação na relação professor-alunos : uma perspectiva sociocultural construtivista
spellingShingle Processos de significação na relação professor-alunos : uma perspectiva sociocultural construtivista
Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
Significação (Psicologia)
Professores e alunos
Aprendizagem
Construção do conhecimento
Fracasso escolar
title_short Processos de significação na relação professor-alunos : uma perspectiva sociocultural construtivista
title_full Processos de significação na relação professor-alunos : uma perspectiva sociocultural construtivista
title_fullStr Processos de significação na relação professor-alunos : uma perspectiva sociocultural construtivista
title_full_unstemmed Processos de significação na relação professor-alunos : uma perspectiva sociocultural construtivista
title_sort Processos de significação na relação professor-alunos : uma perspectiva sociocultural construtivista
author Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
author_facet Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
Branco, Angela Uchoa
author_role author
author2 Branco, Angela Uchoa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
Branco, Angela Uchoa
dc.subject.por.fl_str_mv Significação (Psicologia)
Professores e alunos
Aprendizagem
Construção do conhecimento
Fracasso escolar
topic Significação (Psicologia)
Professores e alunos
Aprendizagem
Construção do conhecimento
Fracasso escolar
description Neste artigo consideramos que o fracasso escolar é um fenômeno persistente que exige análises empíricas e teóricas acerca dos processos de significação envolvidos na dinâmica das interações professor-aluno relacionados com as relações ensino-aprendizagem. Com base na abordagem sociocultural construtivista, o estudo analisa a interação de fatores socioculturais com a participação ativa do indivíduo, destacando a unidade cognição-afeto. Os processos interativos atuam como mobilizadores da construção do conhecimento ao longo de convergências e divergências nas interações, especialmente nas negociações quanto aos objetivos e desenvolvimento de atividades pedagógicas. Duas turmas de segunda série do ensino fundamental foram investigadas, sendo destacados os resultados de análises microgenéticas das interações, que apontaram para crenças e estratégias comunicativas e metacomunicativas que podem favorecer ou dificultar o processo de ensino-aprendizagem. A conclusão aponta para o fato dos processos de significação estarem apoiados na metacomunicação e na unidade cognição-afeto, que direcionam as possibilidades de aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2010-12-02T12:04:32Z
2010-12-02T12:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TACCA, Maria Carmen Villela Rosa; BRANCO, Angela Uchoa. Processos de significação na relação professor-alunos: uma perspectiva sociocultural construtivista. Estud. psicol. (Natal) [online], v. 13, n. 1, p. 39-48, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v13n1/05.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2008000100005.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6051
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2008000100005
identifier_str_mv TACCA, Maria Carmen Villela Rosa; BRANCO, Angela Uchoa. Processos de significação na relação professor-alunos: uma perspectiva sociocultural construtivista. Estud. psicol. (Natal) [online], v. 13, n. 1, p. 39-48, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v13n1/05.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2008000100005.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6051
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2008000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580706111258624