O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Geisa Magela
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Rodrigues, Helda Maria H., Silva, Márcio Antônio, Ramalho, Maria Nailde Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3190
Resumo: O texto apresenta resultados de uma investigação que tem por objeto as propostas inovadoras desenvolvidas por escolas estaduais de Minas Gerais, a partir do Programa de Apoio a Inovações Educacionais (PAIE), que integra o acordo de financiamento Pró-qualidade, firmado entre o Banco Mundial e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. O seu propósito central é conhecer e analisar os efeitos do programa na organização do trabalho e na gestão escolar. A pesquisa é qualitativa, por seu caráter interpretati vo e dialógico, adequando-se ao estudo de casos singulares. O referencial teórico está sustentado na linha interpretativa de autores como Santos (1989) e Carbonnel (2002), que discutem a inovação como um processo de ruptura institucional. Os resultados mostram que propostas inovadoras nem sempre provocam mudanças necessárias à realidade da escola.   
id UNB - 28_ade8edf1c826c6b12ae1f588601247ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3190
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas GeraisInovação educacional;Descentralização;Gestão escolarO texto apresenta resultados de uma investigação que tem por objeto as propostas inovadoras desenvolvidas por escolas estaduais de Minas Gerais, a partir do Programa de Apoio a Inovações Educacionais (PAIE), que integra o acordo de financiamento Pró-qualidade, firmado entre o Banco Mundial e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. O seu propósito central é conhecer e analisar os efeitos do programa na organização do trabalho e na gestão escolar. A pesquisa é qualitativa, por seu caráter interpretati vo e dialógico, adequando-se ao estudo de casos singulares. O referencial teórico está sustentado na linha interpretativa de autores como Santos (1989) e Carbonnel (2002), que discutem a inovação como um processo de ruptura institucional. Os resultados mostram que propostas inovadoras nem sempre provocam mudanças necessárias à realidade da escola.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2004-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/319010.26512/lc.v10i18.3190Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 49-66Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 49-66Linhas Crí­ticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 49-661981-04311516-489610.26512/lc.v10i18reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3190/2878Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeloso, Geisa MagelaRodrigues, Helda Maria H.Silva, Márcio AntônioRamalho, Maria Nailde Martins2022-08-12T11:40:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3190Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-08-12T11:40:07Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais
title O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais
spellingShingle O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais
Veloso, Geisa Magela
Inovação educacional;
Descentralização;
Gestão escolar
title_short O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais
title_full O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais
title_fullStr O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais
title_full_unstemmed O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais
title_sort O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais
author Veloso, Geisa Magela
author_facet Veloso, Geisa Magela
Rodrigues, Helda Maria H.
Silva, Márcio Antônio
Ramalho, Maria Nailde Martins
author_role author
author2 Rodrigues, Helda Maria H.
Silva, Márcio Antônio
Ramalho, Maria Nailde Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Geisa Magela
Rodrigues, Helda Maria H.
Silva, Márcio Antônio
Ramalho, Maria Nailde Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação educacional;
Descentralização;
Gestão escolar
topic Inovação educacional;
Descentralização;
Gestão escolar
description O texto apresenta resultados de uma investigação que tem por objeto as propostas inovadoras desenvolvidas por escolas estaduais de Minas Gerais, a partir do Programa de Apoio a Inovações Educacionais (PAIE), que integra o acordo de financiamento Pró-qualidade, firmado entre o Banco Mundial e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. O seu propósito central é conhecer e analisar os efeitos do programa na organização do trabalho e na gestão escolar. A pesquisa é qualitativa, por seu caráter interpretati vo e dialógico, adequando-se ao estudo de casos singulares. O referencial teórico está sustentado na linha interpretativa de autores como Santos (1989) e Carbonnel (2002), que discutem a inovação como um processo de ruptura institucional. Os resultados mostram que propostas inovadoras nem sempre provocam mudanças necessárias à realidade da escola.   
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3190
10.26512/lc.v10i18.3190
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3190
identifier_str_mv 10.26512/lc.v10i18.3190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3190/2878
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 49-66
Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 49-66
Linhas Crí­ticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 49-66
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v10i18
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649994645504