The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boas, Benigna Maria de Freitas Villas
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2884
Resumo: Este texto analisa parte dos resultados da pesquisa sobre a avaliação no Curso de Magistério, no Distrito Federal. O objetivo geral da investigação consistiu em analisar o tratamento dado à avaliação escolar no referido curso. Adotaram -se como procedimentos de coleta de dados: entrevista, questionário e análise dos planos de trabalho das disciplinas que tratam da avaliação. O conjunto das informações obtidas indica que a avaliação costuma ser tema trabalhado apenas na disciplina Didática Geral, como último item da programação, por meio de bibliografia limitada, e que não há a intenção de articulação dos "conteúdos" estudados com a maneira pela qual o futuro professor é avaliado nas diversas disciplinas do curso. Além disso, observou-se que o foco da avaliação é predominantemente o aluno, deixando-se de considerar a avaliação do trabalho pedagógico e da atuação de cada profissional da educação.   
id UNB - 28_b3bf83702a3342e58f3186f2f5ae8ef5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2884
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment?Desafio da avaliação no Curso de Magistério: "ensinar" ou praticar a avaliação?Avaliação;Trabalho pedagógico;Formação de professoresEste texto analisa parte dos resultados da pesquisa sobre a avaliação no Curso de Magistério, no Distrito Federal. O objetivo geral da investigação consistiu em analisar o tratamento dado à avaliação escolar no referido curso. Adotaram -se como procedimentos de coleta de dados: entrevista, questionário e análise dos planos de trabalho das disciplinas que tratam da avaliação. O conjunto das informações obtidas indica que a avaliação costuma ser tema trabalhado apenas na disciplina Didática Geral, como último item da programação, por meio de bibliografia limitada, e que não há a intenção de articulação dos "conteúdos" estudados com a maneira pela qual o futuro professor é avaliado nas diversas disciplinas do curso. Além disso, observou-se que o foco da avaliação é predominantemente o aluno, deixando-se de considerar a avaliação do trabalho pedagógico e da atuação de cada profissional da educação.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/288410.26512/lc.v7i12.2884Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 23-40Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 23-40Linhas Crí­ticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 23-401981-04311516-489610.26512/lc.v7i12reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2884/2589Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoas, Benigna Maria de Freitas Villas2022-09-09T14:02:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2884Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:02:08Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment?
Desafio da avaliação no Curso de Magistério: "ensinar" ou praticar a avaliação?
title The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment?
spellingShingle The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment?
Boas, Benigna Maria de Freitas Villas
Avaliação;
Trabalho pedagógico;
Formação de professores
title_short The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment?
title_full The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment?
title_fullStr The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment?
title_full_unstemmed The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment?
title_sort The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment?
author Boas, Benigna Maria de Freitas Villas
author_facet Boas, Benigna Maria de Freitas Villas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boas, Benigna Maria de Freitas Villas
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação;
Trabalho pedagógico;
Formação de professores
topic Avaliação;
Trabalho pedagógico;
Formação de professores
description Este texto analisa parte dos resultados da pesquisa sobre a avaliação no Curso de Magistério, no Distrito Federal. O objetivo geral da investigação consistiu em analisar o tratamento dado à avaliação escolar no referido curso. Adotaram -se como procedimentos de coleta de dados: entrevista, questionário e análise dos planos de trabalho das disciplinas que tratam da avaliação. O conjunto das informações obtidas indica que a avaliação costuma ser tema trabalhado apenas na disciplina Didática Geral, como último item da programação, por meio de bibliografia limitada, e que não há a intenção de articulação dos "conteúdos" estudados com a maneira pela qual o futuro professor é avaliado nas diversas disciplinas do curso. Além disso, observou-se que o foco da avaliação é predominantemente o aluno, deixando-se de considerar a avaliação do trabalho pedagógico e da atuação de cada profissional da educação.   
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2884
10.26512/lc.v7i12.2884
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2884
identifier_str_mv 10.26512/lc.v7i12.2884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2884/2589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 23-40
Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 23-40
Linhas Crí­ticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 23-40
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v7i12
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649625546752