The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2884 |
Resumo: | Este texto analisa parte dos resultados da pesquisa sobre a avaliação no Curso de Magistério, no Distrito Federal. O objetivo geral da investigação consistiu em analisar o tratamento dado à avaliação escolar no referido curso. Adotaram -se como procedimentos de coleta de dados: entrevista, questionário e análise dos planos de trabalho das disciplinas que tratam da avaliação. O conjunto das informações obtidas indica que a avaliação costuma ser tema trabalhado apenas na disciplina Didática Geral, como último item da programação, por meio de bibliografia limitada, e que não há a intenção de articulação dos "conteúdos" estudados com a maneira pela qual o futuro professor é avaliado nas diversas disciplinas do curso. Além disso, observou-se que o foco da avaliação é predominantemente o aluno, deixando-se de considerar a avaliação do trabalho pedagógico e da atuação de cada profissional da educação. |
id |
UNB - 28_b3bf83702a3342e58f3186f2f5ae8ef5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2884 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment?Desafio da avaliação no Curso de Magistério: "ensinar" ou praticar a avaliação?Avaliação;Trabalho pedagógico;Formação de professoresEste texto analisa parte dos resultados da pesquisa sobre a avaliação no Curso de Magistério, no Distrito Federal. O objetivo geral da investigação consistiu em analisar o tratamento dado à avaliação escolar no referido curso. Adotaram -se como procedimentos de coleta de dados: entrevista, questionário e análise dos planos de trabalho das disciplinas que tratam da avaliação. O conjunto das informações obtidas indica que a avaliação costuma ser tema trabalhado apenas na disciplina Didática Geral, como último item da programação, por meio de bibliografia limitada, e que não há a intenção de articulação dos "conteúdos" estudados com a maneira pela qual o futuro professor é avaliado nas diversas disciplinas do curso. Além disso, observou-se que o foco da avaliação é predominantemente o aluno, deixando-se de considerar a avaliação do trabalho pedagógico e da atuação de cada profissional da educação. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/288410.26512/lc.v7i12.2884Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 23-40Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 23-40Linhas Críticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 23-401981-04311516-489610.26512/lc.v7i12reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2884/2589Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoas, Benigna Maria de Freitas Villas2022-09-09T14:02:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2884Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:02:08Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment? Desafio da avaliação no Curso de Magistério: "ensinar" ou praticar a avaliação? |
title |
The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment? |
spellingShingle |
The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment? Boas, Benigna Maria de Freitas Villas Avaliação; Trabalho pedagógico; Formação de professores |
title_short |
The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment? |
title_full |
The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment? |
title_fullStr |
The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment? |
title_full_unstemmed |
The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment? |
title_sort |
The challenge of assessment at the Teacher Training Program at the Secondary Level: "to teach" or to practice assessment? |
author |
Boas, Benigna Maria de Freitas Villas |
author_facet |
Boas, Benigna Maria de Freitas Villas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boas, Benigna Maria de Freitas Villas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Trabalho pedagógico; Formação de professores |
topic |
Avaliação; Trabalho pedagógico; Formação de professores |
description |
Este texto analisa parte dos resultados da pesquisa sobre a avaliação no Curso de Magistério, no Distrito Federal. O objetivo geral da investigação consistiu em analisar o tratamento dado à avaliação escolar no referido curso. Adotaram -se como procedimentos de coleta de dados: entrevista, questionário e análise dos planos de trabalho das disciplinas que tratam da avaliação. O conjunto das informações obtidas indica que a avaliação costuma ser tema trabalhado apenas na disciplina Didática Geral, como último item da programação, por meio de bibliografia limitada, e que não há a intenção de articulação dos "conteúdos" estudados com a maneira pela qual o futuro professor é avaliado nas diversas disciplinas do curso. Além disso, observou-se que o foco da avaliação é predominantemente o aluno, deixando-se de considerar a avaliação do trabalho pedagógico e da atuação de cada profissional da educação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2884 10.26512/lc.v7i12.2884 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2884 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v7i12.2884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2884/2589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 23-40 Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 23-40 Linhas Críticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 23-40 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v7i12 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053649625546752 |