A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3429 |
Resumo: | O artigo discute dilemas-contradições presentes nos processos de organização da formação pedagógica do professor universitário, vistos na perspectiva de Zabalza (2004) e gerados da compreensão do autor de que há fragmentação nas propostas formativas, devendo-se buscar um equilíbrio dialético entre os pólos que orientam sua organização. Faz-se uma reflexão a respeito desses dilemas-contradições, associando-os aos desafios enfrentados pelas universidades face à s exigências de novos modelos organizacionais, discutindo-se a importância da superação dos desequilíbrios manifestados no seu processo de organização. As evidências que geraram as análises apresentadas neste texto foram coletadas junto aos assessores pedagógicos e aos professores das duas universidades cearenses investigadas. Os resultados da discussão apontam para um desequilíbrio dialético entre os pólos de organização da formação pedagógica do professor universitário. |
id |
UNB - 28_dffb554ead250f54c821462e966bda00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3429 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradiçõesDilemas;Contradições;Formação pedagógica;Equilíbrio dialéticoO artigo discute dilemas-contradições presentes nos processos de organização da formação pedagógica do professor universitário, vistos na perspectiva de Zabalza (2004) e gerados da compreensão do autor de que há fragmentação nas propostas formativas, devendo-se buscar um equilíbrio dialético entre os pólos que orientam sua organização. Faz-se uma reflexão a respeito desses dilemas-contradições, associando-os aos desafios enfrentados pelas universidades face à s exigências de novos modelos organizacionais, discutindo-se a importância da superação dos desequilíbrios manifestados no seu processo de organização. As evidências que geraram as análises apresentadas neste texto foram coletadas junto aos assessores pedagógicos e aos professores das duas universidades cearenses investigadas. Os resultados da discussão apontam para um desequilíbrio dialético entre os pólos de organização da formação pedagógica do professor universitário.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/342910.26512/lc.v14i26.3429Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 79-92Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 79-92Linhas Críticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 79-921981-04311516-489610.26512/lc.v14i26reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3429/3154Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeitinho, Meirecele2022-09-09T16:12:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3429Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:12:49Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições |
title |
A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições |
spellingShingle |
A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições Leitinho, Meirecele Dilemas; Contradições; Formação pedagógica; Equilíbrio dialético |
title_short |
A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições |
title_full |
A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições |
title_fullStr |
A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições |
title_full_unstemmed |
A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições |
title_sort |
A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições |
author |
Leitinho, Meirecele |
author_facet |
Leitinho, Meirecele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitinho, Meirecele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dilemas; Contradições; Formação pedagógica; Equilíbrio dialético |
topic |
Dilemas; Contradições; Formação pedagógica; Equilíbrio dialético |
description |
O artigo discute dilemas-contradições presentes nos processos de organização da formação pedagógica do professor universitário, vistos na perspectiva de Zabalza (2004) e gerados da compreensão do autor de que há fragmentação nas propostas formativas, devendo-se buscar um equilíbrio dialético entre os pólos que orientam sua organização. Faz-se uma reflexão a respeito desses dilemas-contradições, associando-os aos desafios enfrentados pelas universidades face à s exigências de novos modelos organizacionais, discutindo-se a importância da superação dos desequilíbrios manifestados no seu processo de organização. As evidências que geraram as análises apresentadas neste texto foram coletadas junto aos assessores pedagógicos e aos professores das duas universidades cearenses investigadas. Os resultados da discussão apontam para um desequilíbrio dialético entre os pólos de organização da formação pedagógica do professor universitário. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3429 10.26512/lc.v14i26.3429 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3429 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v14i26.3429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3429/3154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 79-92 Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 79-92 Linhas Críticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 79-92 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v14i26 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053650467553280 |