A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitinho, Meirecele
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3429
Resumo: O artigo discute dilemas-contradições presentes nos processos de organização da formação pedagógica do professor universitário, vistos na perspectiva de Zabalza (2004) e gerados da compreensão do autor de que há fragmentação nas propostas formativas, devendo-se buscar um equilíbrio dialético entre os pólos que orientam sua organização. Faz-se uma reflexão a respeito desses dilemas-contradições, associando-os aos desafios enfrentados pelas universidades face às exigências de novos modelos organizacionais, discutindo-se a importância da superação dos desequilíbrios manifestados no seu processo de organização. As evidências que geraram as análises apresentadas neste texto foram coletadas junto aos assessores pedagógicos e aos professores das duas universidades cearenses investigadas. Os resultados da discussão apontam para um desequilíbrio dialético entre os pólos de organização da formação pedagógica do professor universitário.
id UNB - 28_dffb554ead250f54c821462e966bda00
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3429
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradiçõesDilemas;Contradições;Formação pedagógica;Equilíbrio dialéticoO artigo discute dilemas-contradições presentes nos processos de organização da formação pedagógica do professor universitário, vistos na perspectiva de Zabalza (2004) e gerados da compreensão do autor de que há fragmentação nas propostas formativas, devendo-se buscar um equilíbrio dialético entre os pólos que orientam sua organização. Faz-se uma reflexão a respeito desses dilemas-contradições, associando-os aos desafios enfrentados pelas universidades face às exigências de novos modelos organizacionais, discutindo-se a importância da superação dos desequilíbrios manifestados no seu processo de organização. As evidências que geraram as análises apresentadas neste texto foram coletadas junto aos assessores pedagógicos e aos professores das duas universidades cearenses investigadas. Os resultados da discussão apontam para um desequilíbrio dialético entre os pólos de organização da formação pedagógica do professor universitário.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/342910.26512/lc.v14i26.3429Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 79-92Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 79-92Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 79-921981-04311516-489610.26512/lc.v14i26reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3429/3154Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeitinho, Meirecele2022-09-09T16:12:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3429Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:12:49Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições
title A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições
spellingShingle A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições
Leitinho, Meirecele
Dilemas;
Contradições;
Formação pedagógica;
Equilíbrio dialético
title_short A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições
title_full A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições
title_fullStr A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições
title_full_unstemmed A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições
title_sort A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições
author Leitinho, Meirecele
author_facet Leitinho, Meirecele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitinho, Meirecele
dc.subject.por.fl_str_mv Dilemas;
Contradições;
Formação pedagógica;
Equilíbrio dialético
topic Dilemas;
Contradições;
Formação pedagógica;
Equilíbrio dialético
description O artigo discute dilemas-contradições presentes nos processos de organização da formação pedagógica do professor universitário, vistos na perspectiva de Zabalza (2004) e gerados da compreensão do autor de que há fragmentação nas propostas formativas, devendo-se buscar um equilíbrio dialético entre os pólos que orientam sua organização. Faz-se uma reflexão a respeito desses dilemas-contradições, associando-os aos desafios enfrentados pelas universidades face às exigências de novos modelos organizacionais, discutindo-se a importância da superação dos desequilíbrios manifestados no seu processo de organização. As evidências que geraram as análises apresentadas neste texto foram coletadas junto aos assessores pedagógicos e aos professores das duas universidades cearenses investigadas. Os resultados da discussão apontam para um desequilíbrio dialético entre os pólos de organização da formação pedagógica do professor universitário.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3429
10.26512/lc.v14i26.3429
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3429
identifier_str_mv 10.26512/lc.v14i26.3429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3429/3154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 79-92
Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 79-92
Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 79-92
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v14i26
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650467553280