Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História, Histórias |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10998 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar a análise realizada a partir da experiência didática desenvolvida na aula de história, no Ensino Fundamental, cujo embasamento meta teórico foi da educação patrimonial e educação histórica como elementos de fundamentação da formação inicial de professores/as. Metodologicamente, a análise baseia-se em duas partes: a) fundamentação da abordagem teórica da Educação Histórica e da Educação Patrimonial; b) desenvolvimento da sequência de ensino com a turma de 8º ano da Escola Estadual Padre João Tomes, em Mato Grosso do Sul. A escola abriga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Sendo assim, as estratégias didáticas foram desenvolvidas como sequência de ensino (Zabala, 1998) e efetivadas durante o ano de 2015. Desta forma, apresentaremos a fundamentação teórica que embasou a sequência, bem como traremos o percurso metodológico de toda a sequência de ensino. |
id |
UNB-13_12008ab2abc25a950914d1b369652e02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10998 |
network_acronym_str |
UNB-13 |
network_name_str |
História, Histórias |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de HistóriaEnsino de históriaEducação patrimonialEducação históricaEste artigo visa apresentar a análise realizada a partir da experiência didática desenvolvida na aula de história, no Ensino Fundamental, cujo embasamento meta teórico foi da educação patrimonial e educação histórica como elementos de fundamentação da formação inicial de professores/as. Metodologicamente, a análise baseia-se em duas partes: a) fundamentação da abordagem teórica da Educação Histórica e da Educação Patrimonial; b) desenvolvimento da sequência de ensino com a turma de 8º ano da Escola Estadual Padre João Tomes, em Mato Grosso do Sul. A escola abriga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Sendo assim, as estratégias didáticas foram desenvolvidas como sequência de ensino (Zabala, 1998) e efetivadas durante o ano de 2015. Desta forma, apresentaremos a fundamentação teórica que embasou a sequência, bem como traremos o percurso metodológico de toda a sequência de ensino.Este artigo visa apresentar a análise realizada a partir da experiência didática desenvolvida na aula de história, no Ensino Fundamental, cujo embasamento meta teórico foi da educação patrimonial e educação histórica como elementos de fundamentação da formação inicial de professores/as. Metodologicamente, a análise baseia-se em duas partes: a) fundamentação da abordagem teórica da Educação Histórica e da Educação Patrimonial; b) desenvolvimento da sequência de ensino com a turma de 8º ano da Escola Estadual Padre João Tomes, em Mato Grosso do Sul. A escola abriga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Sendo assim, as estratégias didáticas foram desenvolvidas como sequência de ensino (Zabala, 1998) e efetivadas durante o ano de 2015. Desta forma, apresentaremos a fundamentação teórica que embasou a sequência, bem como traremos o percurso metodológico de toda a sequência de ensino.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2018-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1099810.26512/hh.v5i10.10998história, histórias; Vol. 5 Núm. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 61-75História, histórias; v. 5 n. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 61-752318-172910.26512/hh.v5i10reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10998/9682Copyright (c) 2018 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessZarbato, Jaqueline Aparecida Martins2019-10-06T21:16:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10998Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:16:40História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História |
title |
Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História |
spellingShingle |
Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins Ensino de história Educação patrimonial Educação histórica |
title_short |
Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História |
title_full |
Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História |
title_fullStr |
Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História |
title_full_unstemmed |
Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História |
title_sort |
Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História |
author |
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins |
author_facet |
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Educação patrimonial Educação histórica |
topic |
Ensino de história Educação patrimonial Educação histórica |
description |
Este artigo visa apresentar a análise realizada a partir da experiência didática desenvolvida na aula de história, no Ensino Fundamental, cujo embasamento meta teórico foi da educação patrimonial e educação histórica como elementos de fundamentação da formação inicial de professores/as. Metodologicamente, a análise baseia-se em duas partes: a) fundamentação da abordagem teórica da Educação Histórica e da Educação Patrimonial; b) desenvolvimento da sequência de ensino com a turma de 8º ano da Escola Estadual Padre João Tomes, em Mato Grosso do Sul. A escola abriga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Sendo assim, as estratégias didáticas foram desenvolvidas como sequência de ensino (Zabala, 1998) e efetivadas durante o ano de 2015. Desta forma, apresentaremos a fundamentação teórica que embasou a sequência, bem como traremos o percurso metodológico de toda a sequência de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10998 10.26512/hh.v5i10.10998 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10998 |
identifier_str_mv |
10.26512/hh.v5i10.10998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10998/9682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 História, histórias info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 História, histórias |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
história, histórias; Vol. 5 Núm. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 61-75 História, histórias; v. 5 n. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 61-75 2318-1729 10.26512/hh.v5i10 reponame:História, Histórias instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
História, Histórias |
collection |
História, Histórias |
repository.name.fl_str_mv |
História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br |
_version_ |
1798319859459686400 |