Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História, Histórias
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10998
Resumo: Este artigo visa apresentar a análise realizada a partir da experiência didática desenvolvida na aula de história, no Ensino Fundamental, cujo embasamento meta teórico foi da educação patrimonial e educação histórica como elementos de fundamentação da formação inicial de professores/as. Metodologicamente, a análise baseia-se em duas partes: a) fundamentação da abordagem teórica da Educação Histórica e da Educação Patrimonial; b) desenvolvimento da sequência de ensino com a turma de 8º ano da Escola Estadual Padre João Tomes, em Mato Grosso do Sul. A escola abriga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Sendo assim, as estratégias didáticas foram desenvolvidas como sequência de ensino (Zabala, 1998) e efetivadas durante o ano de 2015. Desta forma, apresentaremos a fundamentação teórica que embasou a sequência, bem como traremos o percurso metodológico de toda a sequência de ensino.
id UNB-13_12008ab2abc25a950914d1b369652e02
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10998
network_acronym_str UNB-13
network_name_str História, Histórias
repository_id_str
spelling Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de HistóriaEnsino de históriaEducação patrimonialEducação históricaEste artigo visa apresentar a análise realizada a partir da experiência didática desenvolvida na aula de história, no Ensino Fundamental, cujo embasamento meta teórico foi da educação patrimonial e educação histórica como elementos de fundamentação da formação inicial de professores/as. Metodologicamente, a análise baseia-se em duas partes: a) fundamentação da abordagem teórica da Educação Histórica e da Educação Patrimonial; b) desenvolvimento da sequência de ensino com a turma de 8º ano da Escola Estadual Padre João Tomes, em Mato Grosso do Sul. A escola abriga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Sendo assim, as estratégias didáticas foram desenvolvidas como sequência de ensino (Zabala, 1998) e efetivadas durante o ano de 2015. Desta forma, apresentaremos a fundamentação teórica que embasou a sequência, bem como traremos o percurso metodológico de toda a sequência de ensino.Este artigo visa apresentar a análise realizada a partir da experiência didática desenvolvida na aula de história, no Ensino Fundamental, cujo embasamento meta teórico foi da educação patrimonial e educação histórica como elementos de fundamentação da formação inicial de professores/as. Metodologicamente, a análise baseia-se em duas partes: a) fundamentação da abordagem teórica da Educação Histórica e da Educação Patrimonial; b) desenvolvimento da sequência de ensino com a turma de 8º ano da Escola Estadual Padre João Tomes, em Mato Grosso do Sul. A escola abriga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Sendo assim, as estratégias didáticas foram desenvolvidas como sequência de ensino (Zabala, 1998) e efetivadas durante o ano de 2015. Desta forma, apresentaremos a fundamentação teórica que embasou a sequência, bem como traremos o percurso metodológico de toda a sequência de ensino.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2018-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1099810.26512/hh.v5i10.10998história, histórias; Vol. 5 Núm. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 61-75História, histórias; v. 5 n. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 61-752318-172910.26512/hh.v5i10reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10998/9682Copyright (c) 2018 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessZarbato, Jaqueline Aparecida Martins2019-10-06T21:16:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10998Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:16:40História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História
title Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História
spellingShingle Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Ensino de história
Educação patrimonial
Educação histórica
title_short Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História
title_full Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História
title_fullStr Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História
title_full_unstemmed Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História
title_sort Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História
author Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
author_facet Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Educação patrimonial
Educação histórica
topic Ensino de história
Educação patrimonial
Educação histórica
description Este artigo visa apresentar a análise realizada a partir da experiência didática desenvolvida na aula de história, no Ensino Fundamental, cujo embasamento meta teórico foi da educação patrimonial e educação histórica como elementos de fundamentação da formação inicial de professores/as. Metodologicamente, a análise baseia-se em duas partes: a) fundamentação da abordagem teórica da Educação Histórica e da Educação Patrimonial; b) desenvolvimento da sequência de ensino com a turma de 8º ano da Escola Estadual Padre João Tomes, em Mato Grosso do Sul. A escola abriga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Sendo assim, as estratégias didáticas foram desenvolvidas como sequência de ensino (Zabala, 1998) e efetivadas durante o ano de 2015. Desta forma, apresentaremos a fundamentação teórica que embasou a sequência, bem como traremos o percurso metodológico de toda a sequência de ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10998
10.26512/hh.v5i10.10998
url https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10998
identifier_str_mv 10.26512/hh.v5i10.10998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10998/9682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 História, histórias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 História, histórias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
dc.source.none.fl_str_mv história, histórias; Vol. 5 Núm. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 61-75
História, histórias; v. 5 n. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 61-75
2318-1729
10.26512/hh.v5i10
reponame:História, Histórias
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str História, Histórias
collection História, Histórias
repository.name.fl_str_mv História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br
_version_ 1798319859459686400