Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História, Histórias |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/19293 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro no ensino de História. Para tal, baseando-se na análise de alguns jogos de tabuleiro comerciais e em experiências com jogos no ensino de História, apresenta-se o percurso metodológico o qual resultou na produção autoral de um jogo de tabuleiro moderno sobre a Greve Geral de 1917 de São Paulo. A proposta aqui defendida é que os jogos de tabuleiro ”“ especialmente a vertente usualmente denominada “jogos de tabuleiro modernos” ”“ são os mais versáteis de serem utilizados no ambiente escolar, além de poderem ser desenvolvidos ”“ tal qual este ”“ por professores de História, sem formação técnica na área do desenvolvimento de jogos. A reflexão sobre problemas no processo criativo e de elaboração do jogo ”“ bem como alguns apontamentos e sugestões ”“ também são abordados, como ponto para o debate sobre esta modalidade que é possibilidade narrativa e de ensino-aprendizagem a um só tempo. |
id |
UNB-13_54be62a23ee7a46ab6f6a2a4b61230ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19293 |
network_acronym_str |
UNB-13 |
network_name_str |
História, Histórias |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidadesEnsino de HistóriaHistóriaJogosEste trabalho versa sobre a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro no ensino de História. Para tal, baseando-se na análise de alguns jogos de tabuleiro comerciais e em experiências com jogos no ensino de História, apresenta-se o percurso metodológico o qual resultou na produção autoral de um jogo de tabuleiro moderno sobre a Greve Geral de 1917 de São Paulo. A proposta aqui defendida é que os jogos de tabuleiro ”“ especialmente a vertente usualmente denominada “jogos de tabuleiro modernos” ”“ são os mais versáteis de serem utilizados no ambiente escolar, além de poderem ser desenvolvidos ”“ tal qual este ”“ por professores de História, sem formação técnica na área do desenvolvimento de jogos. A reflexão sobre problemas no processo criativo e de elaboração do jogo ”“ bem como alguns apontamentos e sugestões ”“ também são abordados, como ponto para o debate sobre esta modalidade que é possibilidade narrativa e de ensino-aprendizagem a um só tempo.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2019-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1929310.26512/hh.v7i13.19293história, histórias; Vol. 7 Núm. 13 (2019): O lúdico e a História: caminhos de pesquisa e ensino (jan-jun); 56-77História, histórias; v. 7 n. 13 (2019): O lúdico e a História: caminhos de pesquisa e ensino (jan-jun); 56-772318-172910.26512/hh.v7i13reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/19293/21423Copyright (c) 2019 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardes, Mateus Pinho2019-10-06T21:13:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19293Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:13:30História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades |
title |
Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades |
spellingShingle |
Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades Bernardes, Mateus Pinho Ensino de História História Jogos |
title_short |
Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades |
title_full |
Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades |
title_fullStr |
Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades |
title_sort |
Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades |
author |
Bernardes, Mateus Pinho |
author_facet |
Bernardes, Mateus Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Mateus Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História História Jogos |
topic |
Ensino de História História Jogos |
description |
Este trabalho versa sobre a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro no ensino de História. Para tal, baseando-se na análise de alguns jogos de tabuleiro comerciais e em experiências com jogos no ensino de História, apresenta-se o percurso metodológico o qual resultou na produção autoral de um jogo de tabuleiro moderno sobre a Greve Geral de 1917 de São Paulo. A proposta aqui defendida é que os jogos de tabuleiro ”“ especialmente a vertente usualmente denominada “jogos de tabuleiro modernos” ”“ são os mais versáteis de serem utilizados no ambiente escolar, além de poderem ser desenvolvidos ”“ tal qual este ”“ por professores de História, sem formação técnica na área do desenvolvimento de jogos. A reflexão sobre problemas no processo criativo e de elaboração do jogo ”“ bem como alguns apontamentos e sugestões ”“ também são abordados, como ponto para o debate sobre esta modalidade que é possibilidade narrativa e de ensino-aprendizagem a um só tempo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/19293 10.26512/hh.v7i13.19293 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/19293 |
identifier_str_mv |
10.26512/hh.v7i13.19293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/19293/21423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 História, histórias info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 História, histórias |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
história, histórias; Vol. 7 Núm. 13 (2019): O lúdico e a História: caminhos de pesquisa e ensino (jan-jun); 56-77 História, histórias; v. 7 n. 13 (2019): O lúdico e a História: caminhos de pesquisa e ensino (jan-jun); 56-77 2318-1729 10.26512/hh.v7i13 reponame:História, Histórias instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
História, Histórias |
collection |
História, Histórias |
repository.name.fl_str_mv |
História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br |
_version_ |
1798319859680935936 |