O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História, Histórias |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10987 |
Resumo: | O presente texto procura entender de que forma professores de História em formação inicial ”“ alunos das turmas de Didática Especial de História e Prática de Ensino de História desenvolvidas em 2014 na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ”“ significam sua trajetória profissional no que tange à temática da tecnologia. A experiência aqui trazida foi pautada no olhar (auto) biográfico e utilizou-se da plataforma do Museu da Pessoa enquanto possibilidade metodológica. Foi possível perceber que o digital, na visão desses alunos, não é pensado para além de recurso auxiliar da aprendizagem, ou seja, não é questionado como algo que possa modificar a epistemologia do conhecimento histórico. |
id |
UNB-13_f349f637f7d9fcffdc9de95e85ab6b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10987 |
network_acronym_str |
UNB-13 |
network_name_str |
História, Histórias |
repository_id_str |
|
spelling |
O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?HistóriaTecnologias digitaisFormação de professoresO presente texto procura entender de que forma professores de História em formação inicial ”“ alunos das turmas de Didática Especial de História e Prática de Ensino de História desenvolvidas em 2014 na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ”“ significam sua trajetória profissional no que tange à temática da tecnologia. A experiência aqui trazida foi pautada no olhar (auto) biográfico e utilizou-se da plataforma do Museu da Pessoa enquanto possibilidade metodológica. Foi possível perceber que o digital, na visão desses alunos, não é pensado para além de recurso auxiliar da aprendizagem, ou seja, não é questionado como algo que possa modificar a epistemologia do conhecimento histórico.O presente texto procura entender de que forma professores de História em formação inicial ”“ alunos das turmas de Didática Especial de História e Prática de Ensino de História desenvolvidas em 2014 na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ”“ significam sua trajetória profissional no que tange à temática da tecnologia. A experiência aqui trazida foi pautada no olhar (auto) biográfico e utilizou-se da plataforma do Museu da Pessoa enquanto possibilidade metodológica. Foi possível perceber que o digital, na visão desses alunos, não é pensado para além de recurso auxiliar da aprendizagem, ou seja, não é questionado como algo que possa modificar a epistemologia do conhecimento histórico.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1098710.26512/hh.v5i9.10987história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 126-147História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 126-1472318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10987/9671Copyright (c) 2017 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marcella Albaine Farias da2019-10-06T21:17:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10987Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:17:39História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial? |
title |
O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial? |
spellingShingle |
O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial? Costa, Marcella Albaine Farias da História Tecnologias digitais Formação de professores |
title_short |
O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial? |
title_full |
O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial? |
title_fullStr |
O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial? |
title_full_unstemmed |
O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial? |
title_sort |
O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial? |
author |
Costa, Marcella Albaine Farias da |
author_facet |
Costa, Marcella Albaine Farias da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marcella Albaine Farias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Tecnologias digitais Formação de professores |
topic |
História Tecnologias digitais Formação de professores |
description |
O presente texto procura entender de que forma professores de História em formação inicial ”“ alunos das turmas de Didática Especial de História e Prática de Ensino de História desenvolvidas em 2014 na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ”“ significam sua trajetória profissional no que tange à temática da tecnologia. A experiência aqui trazida foi pautada no olhar (auto) biográfico e utilizou-se da plataforma do Museu da Pessoa enquanto possibilidade metodológica. Foi possível perceber que o digital, na visão desses alunos, não é pensado para além de recurso auxiliar da aprendizagem, ou seja, não é questionado como algo que possa modificar a epistemologia do conhecimento histórico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10987 10.26512/hh.v5i9.10987 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10987 |
identifier_str_mv |
10.26512/hh.v5i9.10987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10987/9671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 História, histórias info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 História, histórias |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 126-147 História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 126-147 2318-1729 reponame:História, Histórias instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
História, Histórias |
collection |
História, Histórias |
repository.name.fl_str_mv |
História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br |
_version_ |
1798319859443957760 |