O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcella Albaine Farias da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História, Histórias
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10987
Resumo: O presente texto procura entender de que forma professores de História em formação inicial ”“ alunos das turmas de Didática Especial de História e Prática de Ensino de História desenvolvidas em 2014 na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ”“ significam sua trajetória profissional no que tange à temática da tecnologia. A experiência aqui trazida foi pautada no olhar (auto) biográfico e utilizou-se da plataforma do Museu da Pessoa enquanto possibilidade metodológica. Foi possível perceber que o digital, na visão desses alunos, não é pensado para além de recurso auxiliar da aprendizagem, ou seja, não é questionado como algo que possa modificar a epistemologia do conhecimento histórico.
id UNB-13_f349f637f7d9fcffdc9de95e85ab6b33
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10987
network_acronym_str UNB-13
network_name_str História, Histórias
repository_id_str
spelling O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?HistóriaTecnologias digitaisFormação de professoresO presente texto procura entender de que forma professores de História em formação inicial ”“ alunos das turmas de Didática Especial de História e Prática de Ensino de História desenvolvidas em 2014 na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ”“ significam sua trajetória profissional no que tange à temática da tecnologia. A experiência aqui trazida foi pautada no olhar (auto) biográfico e utilizou-se da plataforma do Museu da Pessoa enquanto possibilidade metodológica. Foi possível perceber que o digital, na visão desses alunos, não é pensado para além de recurso auxiliar da aprendizagem, ou seja, não é questionado como algo que possa modificar a epistemologia do conhecimento histórico.O presente texto procura entender de que forma professores de História em formação inicial ”“ alunos das turmas de Didática Especial de História e Prática de Ensino de História desenvolvidas em 2014 na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ”“ significam sua trajetória profissional no que tange à temática da tecnologia. A experiência aqui trazida foi pautada no olhar (auto) biográfico e utilizou-se da plataforma do Museu da Pessoa enquanto possibilidade metodológica. Foi possível perceber que o digital, na visão desses alunos, não é pensado para além de recurso auxiliar da aprendizagem, ou seja, não é questionado como algo que possa modificar a epistemologia do conhecimento histórico.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1098710.26512/hh.v5i9.10987história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 126-147História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 126-1472318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10987/9671Copyright (c) 2017 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marcella Albaine Farias da2019-10-06T21:17:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10987Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:17:39História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?
title O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?
spellingShingle O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?
Costa, Marcella Albaine Farias da
História
Tecnologias digitais
Formação de professores
title_short O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?
title_full O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?
title_fullStr O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?
title_full_unstemmed O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?
title_sort O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?
author Costa, Marcella Albaine Farias da
author_facet Costa, Marcella Albaine Farias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marcella Albaine Farias da
dc.subject.por.fl_str_mv História
Tecnologias digitais
Formação de professores
topic História
Tecnologias digitais
Formação de professores
description O presente texto procura entender de que forma professores de História em formação inicial ”“ alunos das turmas de Didática Especial de História e Prática de Ensino de História desenvolvidas em 2014 na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ”“ significam sua trajetória profissional no que tange à temática da tecnologia. A experiência aqui trazida foi pautada no olhar (auto) biográfico e utilizou-se da plataforma do Museu da Pessoa enquanto possibilidade metodológica. Foi possível perceber que o digital, na visão desses alunos, não é pensado para além de recurso auxiliar da aprendizagem, ou seja, não é questionado como algo que possa modificar a epistemologia do conhecimento histórico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10987
10.26512/hh.v5i9.10987
url https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10987
identifier_str_mv 10.26512/hh.v5i9.10987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10987/9671
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 História, histórias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 História, histórias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
dc.source.none.fl_str_mv história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 126-147
História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 126-147
2318-1729
reponame:História, Histórias
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str História, Histórias
collection História, Histórias
repository.name.fl_str_mv História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br
_version_ 1798319859443957760