Sieges and plots of situated pedagogy: teaching law in floodplain fields

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Philippe Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ávila Franzoni, Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Insurgência
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/40885
Resumo: This paper is organized into three sections. First, we address the tensions between the logic of adherence and the logic of presence in traditional legal education, through a strategy of recovering the corporeal dimension of all educational activity. Then, we discuss how our experiences at Labá and at CERCO structure the form and content of other pedagogical imaginations, aimed at jurists aware of the role that positionality plays in the teaching-learning process. Finally, we seek to characterize the "situated pedagogy" in the legal field, with a discussion on the theoretical-practical and institutional coalitions that the different strategies inside and outside the classroom (teaching, research and extension) open.
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spelling Sieges and plots of situated pedagogy: teaching law in floodplain fieldsCercos e tramas de pedagogia situada: ensino do Direito em campos de várzeaEnsino jurídico; Paulo Freire; bell hooksEnsino jurídico; Paulo Freire; bell hooksThis paper is organized into three sections. First, we address the tensions between the logic of adherence and the logic of presence in traditional legal education, through a strategy of recovering the corporeal dimension of all educational activity. Then, we discuss how our experiences at Labá and at CERCO structure the form and content of other pedagogical imaginations, aimed at jurists aware of the role that positionality plays in the teaching-learning process. Finally, we seek to characterize the "situated pedagogy" in the legal field, with a discussion on the theoretical-practical and institutional coalitions that the different strategies inside and outside the classroom (teaching, research and extension) open.O objetivo deste trabalho é descrever práticas de experimentação de repertórios para uma pedagogia situada para o ensino-aprendizagem do direito. Nesse sentido, se dividirá em três partes. Primeiro, abordaremos as tensões entre a lógica da aderência e a lógica da presença no ensino jurídico tradicional, por meio de uma estratégia de recuperação da dimensão corpórea de toda atividade educativa. Em seguida, discutiremos como nossas experiências no Labá e no CERCO vão dando forma-conteúdo a outras imaginações pedagógicas, voltadas aos juristas desembarcados, conscientes dos papeis que a posicionalidade exerce no ensino-aprendizagem. Por fim, avançaremos nas pistas para a caracterização da pedagogia situada no campo jurídico, com a discussão sobre as coalizões teórico-práticas e institucionais que as diferentes estratégias dentro e fora da sala aula (ensino, pesquisa e extensão) abrem.Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS2022-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviwed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/4088510.26512/revistainsurgncia.v8i1.40885InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgence: rights and social movements journal]; Vol. 8 No. 1 (2022): Dossiê: "Paulo Freire, 100 anos – vida e pensamento que alimentam as lutas sociais e a defesa da justiça"; 249-280InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales]; Vol. 8 Núm. 1 (2022): Dossier "Paulo Freire, 100 años - vida y pensamientos que alimentan las luchas sociales y la defensa de la justicia"; 249-280InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais; v. 8 n. 1 (2022): Dossiê: "Paulo Freire, 100 anos – vida e pensamento que alimentam as lutas sociais e a defesa da justiça"; 249-2802447-668410.26512/revistainsurgncia.v8i1reponame:Insurgênciainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/40885/32520Copyright (c) 2022 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociaishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Philippe OliveiraÁvila Franzoni, Júlia2022-05-13T13:01:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40885Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgenciaPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/oaiabc.alexandre@gmail.com2447-66842447-6684opendoar:2022-05-13T13:01:36Insurgência - Universidade de Brasília (UnB)false
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