Inclusão e diversidade: princípios para práticas pedagógicas emancipatórias nas perspectivas de Paulo Freire e bell hooks
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1519 |
Resumo: | Este artigo, em formato de ensaio bibliográfico, tem como objetivo refletir sobre alguns princípios inerentes às práticas pedagógicas, na perspectiva de uma educação voltada para a humanização, tendo como aportes teóricos Paulo Freire e bell hooks. Parte-se dos estudos/resultados desenvolvidos no processo de doutoramento, os quais fundamentam a continuidade de novas pesquisas. Traz-se como pergunta suleadora: quais princípios epistemológicos e práticas recorrentes podem contribuir para a efetivação de uma pedagogia emancipatória e libertadora? A temática inclusão e diversidade nunca esteva tão presente no cotidiano atual, seja por uma necessidade de compreensão e/ou por uma insurgência necessária no dia-a-dia das instituições educacionais. Pensar em práticas pedagógicas inclusivas significa, primeiramente, pensar em uma educação acessível a todos, independentemente de gênero, etnia, necessidades especiais, deficiências e/ou superdotação. Uma educação para todos inclui a diversidade inerente na sociedade, portanto, entende-se que inclusão e diversidade correlacionam-se dialeticamente, e constroem, na trama das vivências decorrentes, a própria existência. |
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Inclusão e diversidade: princípios para práticas pedagógicas emancipatórias nas perspectivas de Paulo Freire e bell hooksInclusion and diversity: principles for emancipatory pedagogical practices from the perspectives of Paulo freire and bell hooksInclusão e diversidadePedagogias EmancipatóriasPaulo Freire e bell hooksInclusion and diversityEmancipatory pedagogiesPaulo Freire and bell hooksEste artigo, em formato de ensaio bibliográfico, tem como objetivo refletir sobre alguns princípios inerentes às práticas pedagógicas, na perspectiva de uma educação voltada para a humanização, tendo como aportes teóricos Paulo Freire e bell hooks. Parte-se dos estudos/resultados desenvolvidos no processo de doutoramento, os quais fundamentam a continuidade de novas pesquisas. Traz-se como pergunta suleadora: quais princípios epistemológicos e práticas recorrentes podem contribuir para a efetivação de uma pedagogia emancipatória e libertadora? A temática inclusão e diversidade nunca esteva tão presente no cotidiano atual, seja por uma necessidade de compreensão e/ou por uma insurgência necessária no dia-a-dia das instituições educacionais. Pensar em práticas pedagógicas inclusivas significa, primeiramente, pensar em uma educação acessível a todos, independentemente de gênero, etnia, necessidades especiais, deficiências e/ou superdotação. Uma educação para todos inclui a diversidade inerente na sociedade, portanto, entende-se que inclusão e diversidade correlacionam-se dialeticamente, e constroem, na trama das vivências decorrentes, a própria existência.This article, in the form of a bibliographical essay, aims to reflect on some of the principles inherent in pedagogical practices from the perspective of an education geared towards humanization, using Paulo Freire and bell hooks as theoretical contributions. Based on the studies/results developed during the Ph.D. process, which are the foundation for further research. The guiding question is: which epistemological principles and recurring practices can contribute to achieving an emancipatory and liberating pedagogy? The subject of inclusion and diversity has never been so present in today’s daily life, whether due to a need for understanding or a necessary insurgency in the day-to-day running of educational institutions. Considering inclusive pedagogical practices means, first and foremost, thinking about education that is accessible to everyone, regardless of gender, ethnicity, special needs, disabilities or giftedness, etc. Education for all includes the diversity inherent in society; therefore, inclusion and diversity correlate dialectically and construct existence through the weave of experiences.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/151910.58422/repesq.2023.e1519REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 39 (2023): Práticas inclusivas e processos escolares emancipatórios; 450-4672177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1519/1227https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes da Silva, Lisley2023-12-18T19:26:37Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1519Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-12-18T19:26:37Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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