Três Propostas Político-Pedagógicas para se pensar o Ensino Jurídico Brasileiro em Tempos de Exceção: defendendo ideias revolucionárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Insurgência |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/28899 |
Resumo: | Este artigo se propõe a discutir três ideias político-pedagógicas para o ensino jurídico brasileiro no contexto de exceção e de crise da representação jurídica atual. A primeira proposta é a pedagogia Marxista, sistematizada por pensadores soviéticos embalados pela Revolução Russa. A segunda é a pedagogia defendida e aplicada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a terceira proposta pedagógica será a defendida pelos doutrinadores do Direito Achado na Rua, tendo em Roberto Lyra Filho seu principal expoente. A metodologia utilizada neste trabalho será a revisão de literatura de tipo narrativo. Conclui-se que as propostas político-pedagógicas aqui apresentadas são importantes para a reflexão do ensino jurídico brasileiro, tendo como consequência a necessidade de um olhar crítico sobre o modus operandi dos sujeitos políticos que compõem o nosso Sistema de Justiça. |
id |
UNB-14_a2c878385d25067e74f238c93f5c1db6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28899 |
network_acronym_str |
UNB-14 |
network_name_str |
Insurgência |
repository_id_str |
|
spelling |
Três Propostas Político-Pedagógicas para se pensar o Ensino Jurídico Brasileiro em Tempos de Exceção: defendendo ideias revolucionáriasEste artigo se propõe a discutir três ideias político-pedagógicas para o ensino jurídico brasileiro no contexto de exceção e de crise da representação jurídica atual. A primeira proposta é a pedagogia Marxista, sistematizada por pensadores soviéticos embalados pela Revolução Russa. A segunda é a pedagogia defendida e aplicada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a terceira proposta pedagógica será a defendida pelos doutrinadores do Direito Achado na Rua, tendo em Roberto Lyra Filho seu principal expoente. A metodologia utilizada neste trabalho será a revisão de literatura de tipo narrativo. Conclui-se que as propostas político-pedagógicas aqui apresentadas são importantes para a reflexão do ensino jurídico brasileiro, tendo como consequência a necessidade de um olhar crítico sobre o modus operandi dos sujeitos políticos que compõem o nosso Sistema de Justiça.Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS2019-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/2889910.26512/insurgencia.v5i1.28899InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgence: rights and social movements journal]; Vol. 5 No. 1 (2019): Dossiê: "A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências"; 436-474InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales]; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Dossiê: "A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências"; 436-474InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais; v. 5 n. 1 (2019): Dossiê: "A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências"; 436-4742447-668410.26512/insurgencia.v5i1reponame:Insurgênciainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/28899/24623Copyright (c) 2019 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Jarbas Ricardo Almeida2021-08-06T15:23:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28899Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgenciaPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/oaiabc.alexandre@gmail.com2447-66842447-6684opendoar:2021-08-06T15:23:07Insurgência - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Três Propostas Político-Pedagógicas para se pensar o Ensino Jurídico Brasileiro em Tempos de Exceção: defendendo ideias revolucionárias |
title |
Três Propostas Político-Pedagógicas para se pensar o Ensino Jurídico Brasileiro em Tempos de Exceção: defendendo ideias revolucionárias |
spellingShingle |
Três Propostas Político-Pedagógicas para se pensar o Ensino Jurídico Brasileiro em Tempos de Exceção: defendendo ideias revolucionárias Cunha, Jarbas Ricardo Almeida |
title_short |
Três Propostas Político-Pedagógicas para se pensar o Ensino Jurídico Brasileiro em Tempos de Exceção: defendendo ideias revolucionárias |
title_full |
Três Propostas Político-Pedagógicas para se pensar o Ensino Jurídico Brasileiro em Tempos de Exceção: defendendo ideias revolucionárias |
title_fullStr |
Três Propostas Político-Pedagógicas para se pensar o Ensino Jurídico Brasileiro em Tempos de Exceção: defendendo ideias revolucionárias |
title_full_unstemmed |
Três Propostas Político-Pedagógicas para se pensar o Ensino Jurídico Brasileiro em Tempos de Exceção: defendendo ideias revolucionárias |
title_sort |
Três Propostas Político-Pedagógicas para se pensar o Ensino Jurídico Brasileiro em Tempos de Exceção: defendendo ideias revolucionárias |
author |
Cunha, Jarbas Ricardo Almeida |
author_facet |
Cunha, Jarbas Ricardo Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Jarbas Ricardo Almeida |
description |
Este artigo se propõe a discutir três ideias político-pedagógicas para o ensino jurídico brasileiro no contexto de exceção e de crise da representação jurídica atual. A primeira proposta é a pedagogia Marxista, sistematizada por pensadores soviéticos embalados pela Revolução Russa. A segunda é a pedagogia defendida e aplicada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a terceira proposta pedagógica será a defendida pelos doutrinadores do Direito Achado na Rua, tendo em Roberto Lyra Filho seu principal expoente. A metodologia utilizada neste trabalho será a revisão de literatura de tipo narrativo. Conclui-se que as propostas político-pedagógicas aqui apresentadas são importantes para a reflexão do ensino jurídico brasileiro, tendo como consequência a necessidade de um olhar crítico sobre o modus operandi dos sujeitos políticos que compõem o nosso Sistema de Justiça. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed article Artículo revisado por pares Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/28899 10.26512/insurgencia.v5i1.28899 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/28899 |
identifier_str_mv |
10.26512/insurgencia.v5i1.28899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/28899/24623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgence: rights and social movements journal]; Vol. 5 No. 1 (2019): Dossiê: "A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências"; 436-474 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales]; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Dossiê: "A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências"; 436-474 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais; v. 5 n. 1 (2019): Dossiê: "A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências"; 436-474 2447-6684 10.26512/insurgencia.v5i1 reponame:Insurgência instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Insurgência |
collection |
Insurgência |
repository.name.fl_str_mv |
Insurgência - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
abc.alexandre@gmail.com |
_version_ |
1798319840119750656 |