ANÁLISE DE CONTROLE DE ESCOAMENTO EM AERONAVES USANDO FOTOELASTICIDADE PARA VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DE PROTÓTIPOS FEITOS DE RESINAS TRANSPARENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: G. Neto, Bruno
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Chamone, Cássio S. F., Vieira, Filipe G., Silva, Marco Túlio, Magalhães Júnior, Pedro Américo Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21046
Resumo: No contexto do estudo dinâmico do escoamento, o artigo mostra uma metodologia inédita. Há uma grande dificuldade em determinar o momento de transição do fluxo laminar para turbulento em ensaios experimentais, além disso, muitos dos modelos em escala empregados em análises em túnel de vento costumam ter um custo razoável e demandam um tempo elevado de construção. Este trabalho conta com uma verificação de modelos numéricos de aerodinâmicos através do ensaio em túnel de vento com uso de lentes de fotoelasticidade e câmeras fotográficas, o que permitirá verificar o momento em que as tensões aumentam sobre o modelo e determinar a transição dos regimes. Também, a produção de modelos em resina transparente desenvolvidos em ferramenta de CAD, traz ao projeto um ganho de tempo, redução de custos e possibilidade de experimentação inovadora. Considerando o aspecto da redução do arraste proveniente do ar, a intenção de estabelecer uma correlação das melhores medidas de controle do escoamento a baixos custos representa a possibilidade de emprego imediato das tecnologias, com significativa economia nos âmbitos do consumo de combustível e manutenção de componentes de superfície, além de possibilitar maiores velocidades e, consequentemente, redução do tempo de voo. Simulações computacionais verificam os dados experimentais.
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