ANÁLISE DE CONTROLE DE ESCOAMENTO EM AERONAVES USANDO FOTOELASTICIDADE PARA VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DE PROTÓTIPOS FEITOS DE RESINAS TRANSPARENTES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21046 |
Resumo: | No contexto do estudo dinâmico do escoamento, o artigo mostra uma metodologia inédita. Há uma grande dificuldade em determinar o momento de transição do fluxo laminar para turbulento em ensaios experimentais, além disso, muitos dos modelos em escala empregados em análises em túnel de vento costumam ter um custo razoável e demandam um tempo elevado de construção. Este trabalho conta com uma verificação de modelos numéricos de aerodinâmicos através do ensaio em túnel de vento com uso de lentes de fotoelasticidade e câmeras fotográficas, o que permitirá verificar o momento em que as tensões aumentam sobre o modelo e determinar a transição dos regimes. Também, a produção de modelos em resina transparente desenvolvidos em ferramenta de CAD, traz ao projeto um ganho de tempo, redução de custos e possibilidade de experimentação inovadora. Considerando o aspecto da redução do arraste proveniente do ar, a intenção de estabelecer uma correlação das melhores medidas de controle do escoamento a baixos custos representa a possibilidade de emprego imediato das tecnologias, com significativa economia nos âmbitos do consumo de combustível e manutenção de componentes de superfície, além de possibilitar maiores velocidades e, consequentemente, redução do tempo de voo. Simulações computacionais verificam os dados experimentais. |
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ANÁLISE DE CONTROLE DE ESCOAMENTO EM AERONAVES USANDO FOTOELASTICIDADE PARA VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DE PROTÓTIPOS FEITOS DE RESINAS TRANSPARENTESAnálise estrutural. Elementos finitos. Foto elasticidade. Limite de escoamento. Aerodinâmica.No contexto do estudo dinâmico do escoamento, o artigo mostra uma metodologia inédita. Há uma grande dificuldade em determinar o momento de transição do fluxo laminar para turbulento em ensaios experimentais, além disso, muitos dos modelos em escala empregados em análises em túnel de vento costumam ter um custo razoável e demandam um tempo elevado de construção. Este trabalho conta com uma verificação de modelos numéricos de aerodinâmicos através do ensaio em túnel de vento com uso de lentes de fotoelasticidade e câmeras fotográficas, o que permitirá verificar o momento em que as tensões aumentam sobre o modelo e determinar a transição dos regimes. Também, a produção de modelos em resina transparente desenvolvidos em ferramenta de CAD, traz ao projeto um ganho de tempo, redução de custos e possibilidade de experimentação inovadora. Considerando o aspecto da redução do arraste proveniente do ar, a intenção de estabelecer uma correlação das melhores medidas de controle do escoamento a baixos custos representa a possibilidade de emprego imediato das tecnologias, com significativa economia nos âmbitos do consumo de combustível e manutenção de componentes de superfície, além de possibilitar maiores velocidades e, consequentemente, redução do tempo de voo. Simulações computacionais verificam os dados experimentais.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2104610.26512/ripe.v2i23.21046Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 23 (2016): NUMERICAL METHODS APPLIED TO STRUCTURAL DESIGN (I); 218-236Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 23 (2016): NUMERICAL METHODS APPLIED TO STRUCTURAL DESIGN (I); 218-2362447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21046/19382Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessG. Neto, BrunoChamone, Cássio S. F.Vieira, Filipe G.Silva, Marco TúlioMagalhães Júnior, Pedro Américo Almeida2019-06-16T19:26:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21046Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T19:26:31Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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