ANÁLISE ESTRUTURAL DA ASA DA AERONAVE A320 A PARTIR DO CARREGAMENTO AERODINÂMICO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21048 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo estudar as cargas aplicadas sobre a asa da aeronave Airbus A320 provenientes da distribuição dos esforços AERODINÂMICOS sobre o avião na condição de cruzeiro utilizando as ferramentas computacionais de CFD (Computational fluid dynamics) e elementos finitos ambos através do software ANSYS 2016. Foram gerados a partir da análise aerodinâmica gráficos da distribuição de pressão em função da corda do perfil do aerofólio e da posição em relação ao comprimento da asa. A partir da distribuição de pressão a sustentação e o arrasto foram determinados. Com os dados da simulação, uma malha generalizada da asa foi gerada em elementos finitos e foi feita uma análise estrutural da asa a partir das cargas críticas. |
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ANÁLISE ESTRUTURAL DA ASA DA AERONAVE A320 A PARTIR DO CARREGAMENTO AERODINÂMICOAirbus A320. Aerodinâmica. CFD. Elementos finitos. ANSYS. Análise estrutural.Este trabalho teve como objetivo estudar as cargas aplicadas sobre a asa da aeronave Airbus A320 provenientes da distribuição dos esforços AERODINÂMICOS sobre o avião na condição de cruzeiro utilizando as ferramentas computacionais de CFD (Computational fluid dynamics) e elementos finitos ambos através do software ANSYS 2016. Foram gerados a partir da análise aerodinâmica gráficos da distribuição de pressão em função da corda do perfil do aerofólio e da posição em relação ao comprimento da asa. A partir da distribuição de pressão a sustentação e o arrasto foram determinados. Com os dados da simulação, uma malha generalizada da asa foi gerada em elementos finitos e foi feita uma análise estrutural da asa a partir das cargas críticas.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2104810.26512/ripe.v2i23.21048Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 23 (2016): NUMERICAL METHODS APPLIED TO STRUCTURAL DESIGN (I); 246-256Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 23 (2016): NUMERICAL METHODS APPLIED TO STRUCTURAL DESIGN (I); 246-2562447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21048/19384Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeloso, Carlos Alberto de SouzaMartins, Débora CostaCosta, Raphael AlvesMagalhães Júnior, Pedro Américo Almeida2019-06-16T19:26:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21048Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T19:26:56Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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