MODELAGEM E SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA RESISTÊNCIA DA SUPERESTRUTURA DE ÔNIBUS RODOVIÁRIO UTILIZANDO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21281 |
Resumo: | A obrigatoriedade imposta aos fabricantes de veículos, principalmente os de transporte coletivo como ônibus, para realização testes de segurança visando a proteção do condutor e passageiros, é uma realidade perante a legislação brasileira. Diante disso, este trabalho apresenta um estudo de três configurações de simulações numéricas computacionais utilizando a técnica de elementos finitos para avaliar a resistência da superestrutura de um ônibus rodoviário (categoria M3 segundo o Código de Trânsito Brasileiro), submetido ao ensaio de pêndulo segundo Resolução Contran nº 445 (2013), equivalente o Regulamento UNECE No. 66. Uma seção da carroceria foi modelada via método de elementos finitos (MEF) utilizando três tipos de entrada (força concentrada, força distribuída e deslocamento direto) para analisar a deformação da estrutura em pontos pré-definidos, de acordo com a regulamentação europeia (UNECE). Para cada configuração modelada foram realizadas simulações com análise quase-estática estrutural não linear no ANSYS®, para obtenção dos deslocamentos nos pontos de interesse. Foi avaliado também o espaço residual resultante, a partir de um contorno criado a partir de dois planos transversais verticais no interior do veículo, pois a não invasão do mesmo pela estrutura deformada é o que garante a segurança exigida. Após análise dos resultados, o modelo computacional que utiliza como entrada a aplicação direta de deslocamento na estrutura se mostrou o mais adequado para a finalidade aqui proposta. |
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MODELAGEM E SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA RESISTÊNCIA DA SUPERESTRUTURA DE ÔNIBUS RODOVIÁRIO UTILIZANDO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOSSimulação. Segurança Veicular. Elementos Finitos. Ônibus Rodoviário. Resolução Contran nº 445.A obrigatoriedade imposta aos fabricantes de veículos, principalmente os de transporte coletivo como ônibus, para realização testes de segurança visando a proteção do condutor e passageiros, é uma realidade perante a legislação brasileira. Diante disso, este trabalho apresenta um estudo de três configurações de simulações numéricas computacionais utilizando a técnica de elementos finitos para avaliar a resistência da superestrutura de um ônibus rodoviário (categoria M3 segundo o Código de Trânsito Brasileiro), submetido ao ensaio de pêndulo segundo Resolução Contran nº 445 (2013), equivalente o Regulamento UNECE No. 66. Uma seção da carroceria foi modelada via método de elementos finitos (MEF) utilizando três tipos de entrada (força concentrada, força distribuída e deslocamento direto) para analisar a deformação da estrutura em pontos pré-definidos, de acordo com a regulamentação europeia (UNECE). Para cada configuração modelada foram realizadas simulações com análise quase-estática estrutural não linear no ANSYS®, para obtenção dos deslocamentos nos pontos de interesse. Foi avaliado também o espaço residual resultante, a partir de um contorno criado a partir de dois planos transversais verticais no interior do veículo, pois a não invasão do mesmo pela estrutura deformada é o que garante a segurança exigida. Após análise dos resultados, o modelo computacional que utiliza como entrada a aplicação direta de deslocamento na estrutura se mostrou o mais adequado para a finalidade aqui proposta.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2128110.26512/ripe.v2i31.21281Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 31 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF AUTOMOTIVE SYSTEMS; 17-32Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 31 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF AUTOMOTIVE SYSTEMS; 17-322447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21281/19631Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, João Gabriel Machado deNunes, Maria Alzira de Araújo2019-05-23T18:10:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21281Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-05-23T18:10:38Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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