Comparativo de dois conceitos estruturais de um ônibus utilizando método dos elementos finitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biondo, Felipe
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1902
Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver e analisar dois conceitos estruturais da frente de um ônibus pelo método de elementos finitos. Essas tarefas foram realizadas para verificar um novo conceito estrutural criado para aumentar a absorção de impacto frontal, com o intuito de satisfazer parâmetros fundamentais de segurança quando este se envolver numa colisão frontal. As análises do veículo foram feitas através de um parâmetro chamado de crashworthiness; conceituado como a capacidade da estrutura ou parte dela de absorver energia cinética resultante de um impacto e manter a integridade no espaço dos ocupantes. Foram feitas modelagens de estruturas, com o objetivo de fazer comparativos entre o modelo vigente e o proposto, simulando e analisando o seu comportamento através do software ANSYS/LS DYNA. Para calibrar o modelo numérico foi realizado o ensaio experimental do pêndulo, com o objetivo de verificar se os resultados obtidos na simulação de fato convergem com a realidade. Com a execução do método constatou-se que a estrutura com o absorvedor de impacto não se comportou da forma esperada, não melhorando o desempenho da mesma quando envolvida em uma colisão frontal (sic).
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Foram feitas modelagens de estruturas, com o objetivo de fazer comparativos entre o modelo vigente e o proposto, simulando e analisando o seu comportamento através do software ANSYS/LS DYNA. Para calibrar o modelo numérico foi realizado o ensaio experimental do pêndulo, com o objetivo de verificar se os resultados obtidos na simulação de fato convergem com a realidade. Com a execução do método constatou-se que a estrutura com o absorvedor de impacto não se comportou da forma esperada, não melhorando o desempenho da mesma quando envolvida em uma colisão frontal (sic).Ônibus - CarroceriasMétodo dos elementos finitosAnálise estrutural (Engenharia)Comparativo de dois conceitos estruturais de um ônibus utilizando método dos elementos finitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaTEXTTCC Felipe Biondo.pdf.txtTCC Felipe Biondo.pdf.txtExtracted texttext/plain76030https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1902/3/TCC%20Felipe%20Biondo.pdf.txt4342bb112d4506e8c6edd6bf7ed0a908MD53THUMBNAILTCC Felipe Biondo.pdf.jpgTCC Felipe Biondo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1902/4/TCC%20Felipe%20Biondo.pdf.jpg8f9d3f1d4a9a9336f878c697d8f2d815MD54ORIGINALTCC Felipe Biondo.pdfTCC Felipe Biondo.pdfapplication/pdf3638520https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1902/1/TCC%20Felipe%20Biondo.pdfa2523acd4a02fe340871459ccb58d329MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1902/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/19022018-08-17 06:40:51.503oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:40:51Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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