Tecnologia 3G como Determinante de Custos: estudo em uma operadora de telefonia móvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcos Antônio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Zambon, Edson Pedro, Pinheiro, Gilson Elias Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/729
Resumo: O objetivo do artigo é verificar a influência da tecnologia 3G (tecnologia da terceira geração da telefonia móvel) nos determinantes de custos de uma operadora de telefonia móvel localizada no Rio Grande do Sul. O estudo contempla os determinantes de custos sob a ótica e conceitos da vantagem competitiva desenvolvida por Porter (1989) e da gestão estratégica de custos discutida por Shank e Govindarajan (1997). Trata-se de um estudo de caso único, de natureza qualitativa e descritiva, desenvolvido no terceiro trimestre de 2013. A coleta e de dados deu-se por entrevistas semiestruturadas com gestores da empresa, análise documental e observações in loco. A análise dos dados ocorreu pelo confronto do conteúdo das três fontes utilizadas e em relação ao conteúdo apresentado pela literatura acerca do tema. Os principais achados da pesquisa indicam que a terceira geração da tecnologia da telefonia móvel desencadeou um processo de mudanças significativas em determinantes de custos estruturais e operacionais que, por conseguinte, refletiram na estrutura de custos da operadora e na alavancagem de receitas. A caracterização dessas mudanças evidencia consistência delas com a teoria desenvolvida sobre o tema determinantes de custos.
id UNB-21_15d7eeadc5f2bc431894fd1adc434ca0
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/729
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling Tecnologia 3G como Determinante de Custos: estudo em uma operadora de telefonia móvelO objetivo do artigo é verificar a influência da tecnologia 3G (tecnologia da terceira geração da telefonia móvel) nos determinantes de custos de uma operadora de telefonia móvel localizada no Rio Grande do Sul. O estudo contempla os determinantes de custos sob a ótica e conceitos da vantagem competitiva desenvolvida por Porter (1989) e da gestão estratégica de custos discutida por Shank e Govindarajan (1997). Trata-se de um estudo de caso único, de natureza qualitativa e descritiva, desenvolvido no terceiro trimestre de 2013. A coleta e de dados deu-se por entrevistas semiestruturadas com gestores da empresa, análise documental e observações in loco. A análise dos dados ocorreu pelo confronto do conteúdo das três fontes utilizadas e em relação ao conteúdo apresentado pela literatura acerca do tema. Os principais achados da pesquisa indicam que a terceira geração da tecnologia da telefonia móvel desencadeou um processo de mudanças significativas em determinantes de custos estruturais e operacionais que, por conseguinte, refletiram na estrutura de custos da operadora e na alavancagem de receitas. A caracterização dessas mudanças evidencia consistência delas com a teoria desenvolvida sobre o tema determinantes de custos.Contabilidade Gestão e Governança2015-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/729Contabilidade Gestão e Governança; v. 18 n. 2 (2015)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/729/pdfSouza, Marcos AntônioZambon, Edson PedroPinheiro, Gilson Elias Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-25T20:16:48Zoai:oai.jamg.cloud:article/729Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2015-08-25T20:16:48Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia 3G como Determinante de Custos: estudo em uma operadora de telefonia móvel
title Tecnologia 3G como Determinante de Custos: estudo em uma operadora de telefonia móvel
spellingShingle Tecnologia 3G como Determinante de Custos: estudo em uma operadora de telefonia móvel
Souza, Marcos Antônio
title_short Tecnologia 3G como Determinante de Custos: estudo em uma operadora de telefonia móvel
title_full Tecnologia 3G como Determinante de Custos: estudo em uma operadora de telefonia móvel
title_fullStr Tecnologia 3G como Determinante de Custos: estudo em uma operadora de telefonia móvel
title_full_unstemmed Tecnologia 3G como Determinante de Custos: estudo em uma operadora de telefonia móvel
title_sort Tecnologia 3G como Determinante de Custos: estudo em uma operadora de telefonia móvel
author Souza, Marcos Antônio
author_facet Souza, Marcos Antônio
Zambon, Edson Pedro
Pinheiro, Gilson Elias Neves
author_role author
author2 Zambon, Edson Pedro
Pinheiro, Gilson Elias Neves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcos Antônio
Zambon, Edson Pedro
Pinheiro, Gilson Elias Neves
description O objetivo do artigo é verificar a influência da tecnologia 3G (tecnologia da terceira geração da telefonia móvel) nos determinantes de custos de uma operadora de telefonia móvel localizada no Rio Grande do Sul. O estudo contempla os determinantes de custos sob a ótica e conceitos da vantagem competitiva desenvolvida por Porter (1989) e da gestão estratégica de custos discutida por Shank e Govindarajan (1997). Trata-se de um estudo de caso único, de natureza qualitativa e descritiva, desenvolvido no terceiro trimestre de 2013. A coleta e de dados deu-se por entrevistas semiestruturadas com gestores da empresa, análise documental e observações in loco. A análise dos dados ocorreu pelo confronto do conteúdo das três fontes utilizadas e em relação ao conteúdo apresentado pela literatura acerca do tema. Os principais achados da pesquisa indicam que a terceira geração da tecnologia da telefonia móvel desencadeou um processo de mudanças significativas em determinantes de custos estruturais e operacionais que, por conseguinte, refletiram na estrutura de custos da operadora e na alavancagem de receitas. A caracterização dessas mudanças evidencia consistência delas com a teoria desenvolvida sobre o tema determinantes de custos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/729
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/729/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 18 n. 2 (2015)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315267565027328