Atitudes e opiniões dos Alunos do Curso de graduação em Ciências Contábeis quanto a cursar Pós-Graduação Um estudo de caso em uma Universidade Pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contabilidade, Gestão e Governança |
Texto Completo: | https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/163 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi entender as atitudes e motivações dos alunos da graduação do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública em relação a cursar pós-graduação, buscando evidências de quais os tipos de cursos são preferidos, qual o grau de valorização e os prazos envolvidos na decisão de procura por este tipo de curso. A revisão bibliográfica tratou da evolução do ensino de pós-graduação no Brasil, bem como as dificuldades do curso de graduação em Ciências Contábeis. Quanto à metodologia , utlizou-se pesquisa empírico-analítica, com abordagem descritiva, dados coletados por questionários, numa amostra aleatória de 65 alunos graduandos do referido curso, identificando-se cinco categorias de análise. Os resultados evidenciam que os alunos mostram-se em seguir carreira acadêmica, não consegeum diferenciar pós-graduação lato sensu de stricto sensu, a graduação nào satisfaz plenamente os requisitos de mercado, a pós graduação traz também benefícios pessoais e o investimento no curso terá um retorno garantido. A pesquisa ainda revelou diferenças de opiniões estatisticamente significativas entre alunos dos turnos norturno e matutino. |
id |
UNB-21_563cd933babf6e48a8d2b03acd773a08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.jamg.cloud:article/163 |
network_acronym_str |
UNB-21 |
network_name_str |
Contabilidade, Gestão e Governança |
repository_id_str |
|
spelling |
Atitudes e opiniões dos Alunos do Curso de graduação em Ciências Contábeis quanto a cursar Pós-Graduação Um estudo de caso em uma Universidade PúblicaO objetivo deste trabalho foi entender as atitudes e motivações dos alunos da graduação do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública em relação a cursar pós-graduação, buscando evidências de quais os tipos de cursos são preferidos, qual o grau de valorização e os prazos envolvidos na decisão de procura por este tipo de curso. A revisão bibliográfica tratou da evolução do ensino de pós-graduação no Brasil, bem como as dificuldades do curso de graduação em Ciências Contábeis. Quanto à metodologia , utlizou-se pesquisa empírico-analítica, com abordagem descritiva, dados coletados por questionários, numa amostra aleatória de 65 alunos graduandos do referido curso, identificando-se cinco categorias de análise. Os resultados evidenciam que os alunos mostram-se em seguir carreira acadêmica, não consegeum diferenciar pós-graduação lato sensu de stricto sensu, a graduação nào satisfaz plenamente os requisitos de mercado, a pós graduação traz também benefícios pessoais e o investimento no curso terá um retorno garantido. A pesquisa ainda revelou diferenças de opiniões estatisticamente significativas entre alunos dos turnos norturno e matutino.Contabilidade Gestão e Governança2009-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/163Contabilidade Gestão e Governança; v. 9 n. 1 (2006)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/163/pdf_96Leite Filho, Geraldo AlemandroRodriguez, Franco Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-10-21T19:54:24Zoai:oai.jamg.cloud:article/163Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2009-10-21T19:54:24Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes e opiniões dos Alunos do Curso de graduação em Ciências Contábeis quanto a cursar Pós-Graduação Um estudo de caso em uma Universidade Pública |
title |
Atitudes e opiniões dos Alunos do Curso de graduação em Ciências Contábeis quanto a cursar Pós-Graduação Um estudo de caso em uma Universidade Pública |
spellingShingle |
Atitudes e opiniões dos Alunos do Curso de graduação em Ciências Contábeis quanto a cursar Pós-Graduação Um estudo de caso em uma Universidade Pública Leite Filho, Geraldo Alemandro |
title_short |
Atitudes e opiniões dos Alunos do Curso de graduação em Ciências Contábeis quanto a cursar Pós-Graduação Um estudo de caso em uma Universidade Pública |
title_full |
Atitudes e opiniões dos Alunos do Curso de graduação em Ciências Contábeis quanto a cursar Pós-Graduação Um estudo de caso em uma Universidade Pública |
title_fullStr |
Atitudes e opiniões dos Alunos do Curso de graduação em Ciências Contábeis quanto a cursar Pós-Graduação Um estudo de caso em uma Universidade Pública |
title_full_unstemmed |
Atitudes e opiniões dos Alunos do Curso de graduação em Ciências Contábeis quanto a cursar Pós-Graduação Um estudo de caso em uma Universidade Pública |
title_sort |
Atitudes e opiniões dos Alunos do Curso de graduação em Ciências Contábeis quanto a cursar Pós-Graduação Um estudo de caso em uma Universidade Pública |
author |
Leite Filho, Geraldo Alemandro |
author_facet |
Leite Filho, Geraldo Alemandro Rodriguez, Franco Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Rodriguez, Franco Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite Filho, Geraldo Alemandro Rodriguez, Franco Coelho |
description |
O objetivo deste trabalho foi entender as atitudes e motivações dos alunos da graduação do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública em relação a cursar pós-graduação, buscando evidências de quais os tipos de cursos são preferidos, qual o grau de valorização e os prazos envolvidos na decisão de procura por este tipo de curso. A revisão bibliográfica tratou da evolução do ensino de pós-graduação no Brasil, bem como as dificuldades do curso de graduação em Ciências Contábeis. Quanto à metodologia , utlizou-se pesquisa empírico-analítica, com abordagem descritiva, dados coletados por questionários, numa amostra aleatória de 65 alunos graduandos do referido curso, identificando-se cinco categorias de análise. Os resultados evidenciam que os alunos mostram-se em seguir carreira acadêmica, não consegeum diferenciar pós-graduação lato sensu de stricto sensu, a graduação nào satisfaz plenamente os requisitos de mercado, a pós graduação traz também benefícios pessoais e o investimento no curso terá um retorno garantido. A pesquisa ainda revelou diferenças de opiniões estatisticamente significativas entre alunos dos turnos norturno e matutino. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares, Artigos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/163 |
url |
https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/163/pdf_96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contabilidade Gestão e Governança |
publisher.none.fl_str_mv |
Contabilidade Gestão e Governança |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contabilidade Gestão e Governança; v. 9 n. 1 (2006) 1984-3925 1984-3925 reponame:Contabilidade, Gestão e Governança instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Contabilidade, Gestão e Governança |
collection |
Contabilidade, Gestão e Governança |
repository.name.fl_str_mv |
Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jamg.cgg@gmail.com |
_version_ |
1798315266717777920 |