Estratégia, Institucionalismo e Cultura: Construção Teórica de uma Vantagem Competitiva Cultural Local
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contabilidade, Gestão e Governança |
Texto Completo: | https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/236 |
Resumo: | Esse artigo apresenta uma construção teórica sobre a vantagem competitiva cultural local. Usamos pressupostos da teoria estratégica, da teoria institucional e da teoria da cultura para construir um modelo aplicado em estratégias de internacionalização. Dada a complexidade de um contexto pós-moderno, cresce a demanda por legitimidade cultural no diferentes locais em que uma firma atua, necessitando esforços para orientar os atores nas relações interculturais. A legitimidade cultural local passa pela aceitação tácita e/ou explícita dos stakeholders locais, das práticas estratégicas desenvolvidas por uma firma que atue em um delimitado contexto mercadológico que precisam ter harmonia com os valores culturais locais. Como adequar estratégia global e valores culturais locais? Postura de relativo equilíbrio entre a matriz e a subsidiária nas definições estratégicas; valorização da perspectiva local, tanto entre os atores da firma subsidiária, como entre os stakeholders locais; agregação da perspectiva simbólica local nas definições estratégicas da firma; comunicação da subsidiária de acordo com os valores culturais locais; adaptação de produtos e/ou serviços às lógicas cognitivas coletivas etc. são algumas ações estratégicas possíveis que levariam à vantagem competitiva cultural local. |
id |
UNB-21_8d05367097da68ff4a706ae284e48e72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.jamg.cloud:article/236 |
network_acronym_str |
UNB-21 |
network_name_str |
Contabilidade, Gestão e Governança |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia, Institucionalismo e Cultura: Construção Teórica de uma Vantagem Competitiva Cultural LocalEsse artigo apresenta uma construção teórica sobre a vantagem competitiva cultural local. Usamos pressupostos da teoria estratégica, da teoria institucional e da teoria da cultura para construir um modelo aplicado em estratégias de internacionalização. Dada a complexidade de um contexto pós-moderno, cresce a demanda por legitimidade cultural no diferentes locais em que uma firma atua, necessitando esforços para orientar os atores nas relações interculturais. A legitimidade cultural local passa pela aceitação tácita e/ou explícita dos stakeholders locais, das práticas estratégicas desenvolvidas por uma firma que atue em um delimitado contexto mercadológico que precisam ter harmonia com os valores culturais locais. Como adequar estratégia global e valores culturais locais? Postura de relativo equilíbrio entre a matriz e a subsidiária nas definições estratégicas; valorização da perspectiva local, tanto entre os atores da firma subsidiária, como entre os stakeholders locais; agregação da perspectiva simbólica local nas definições estratégicas da firma; comunicação da subsidiária de acordo com os valores culturais locais; adaptação de produtos e/ou serviços às lógicas cognitivas coletivas etc. são algumas ações estratégicas possíveis que levariam à vantagem competitiva cultural local.Contabilidade Gestão e Governança2010-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/236Contabilidade Gestão e Governança; v. 13 n. 3 (2010)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/236/232https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/236/pdf_140Muzzio, Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-04T15:34:52Zoai:oai.jamg.cloud:article/236Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2010-12-04T15:34:52Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia, Institucionalismo e Cultura: Construção Teórica de uma Vantagem Competitiva Cultural Local |
title |
Estratégia, Institucionalismo e Cultura: Construção Teórica de uma Vantagem Competitiva Cultural Local |
spellingShingle |
Estratégia, Institucionalismo e Cultura: Construção Teórica de uma Vantagem Competitiva Cultural Local Muzzio, Henrique |
title_short |
Estratégia, Institucionalismo e Cultura: Construção Teórica de uma Vantagem Competitiva Cultural Local |
title_full |
Estratégia, Institucionalismo e Cultura: Construção Teórica de uma Vantagem Competitiva Cultural Local |
title_fullStr |
Estratégia, Institucionalismo e Cultura: Construção Teórica de uma Vantagem Competitiva Cultural Local |
title_full_unstemmed |
Estratégia, Institucionalismo e Cultura: Construção Teórica de uma Vantagem Competitiva Cultural Local |
title_sort |
Estratégia, Institucionalismo e Cultura: Construção Teórica de uma Vantagem Competitiva Cultural Local |
author |
Muzzio, Henrique |
author_facet |
Muzzio, Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muzzio, Henrique |
description |
Esse artigo apresenta uma construção teórica sobre a vantagem competitiva cultural local. Usamos pressupostos da teoria estratégica, da teoria institucional e da teoria da cultura para construir um modelo aplicado em estratégias de internacionalização. Dada a complexidade de um contexto pós-moderno, cresce a demanda por legitimidade cultural no diferentes locais em que uma firma atua, necessitando esforços para orientar os atores nas relações interculturais. A legitimidade cultural local passa pela aceitação tácita e/ou explícita dos stakeholders locais, das práticas estratégicas desenvolvidas por uma firma que atue em um delimitado contexto mercadológico que precisam ter harmonia com os valores culturais locais. Como adequar estratégia global e valores culturais locais? Postura de relativo equilíbrio entre a matriz e a subsidiária nas definições estratégicas; valorização da perspectiva local, tanto entre os atores da firma subsidiária, como entre os stakeholders locais; agregação da perspectiva simbólica local nas definições estratégicas da firma; comunicação da subsidiária de acordo com os valores culturais locais; adaptação de produtos e/ou serviços às lógicas cognitivas coletivas etc. são algumas ações estratégicas possíveis que levariam à vantagem competitiva cultural local. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares, Artigos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/236 |
url |
https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/236/232 https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/236/pdf_140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contabilidade Gestão e Governança |
publisher.none.fl_str_mv |
Contabilidade Gestão e Governança |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contabilidade Gestão e Governança; v. 13 n. 3 (2010) 1984-3925 1984-3925 reponame:Contabilidade, Gestão e Governança instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Contabilidade, Gestão e Governança |
collection |
Contabilidade, Gestão e Governança |
repository.name.fl_str_mv |
Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jamg.cgg@gmail.com |
_version_ |
1754574950842236928 |