Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Valdiney Alves de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Almeida, Lara Cristina Francisco de, Lemes, Sirlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/10
Resumo: O desenvolvimento das organizações, do mercado de capitais e a necessidade de geração de riqueza e maximização de valor para os acionistas tornam a transparência dos atos dos gestores em relação às empresas crucial na condução dos negócios e no processo de controle e tomada de decisão, possibilitando, assim, maior atratividade para o capital necessário aos projetos das empresas. Como resposta ao estímulo do mercado de capitais, surge, então, a possibilidade de gerenciamento de resultados. A proposta deste trabalho consiste em analisar essa hipótese, por meio do ativo fiscal diferido e fundamentar discussões sobre a relevância do tema gerenciamento de resultados contábeis e suas implicações nas empresas brasileiras. O ativo fiscal diferido foi instituído pelo pronunciamento do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por meio da Deliberação no 273/98. A metodologia utilizada consiste de uma pesquisa descritiva documental, realizada por meio de um estudo de caso comparativo dos resultados e dos ativos fiscais diferidos das quatro maiores empresas de telecomunicações do mercado brasileiro, no período de 2003 a 2007. Como resultado, verifica-se a adoção da prática do diferimento de ativos fiscais nas demonstrações das empresas analisadas.
id UNB-21_dcf89e60f8a2ccb08f26fc55abd8de37
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/10
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais DiferidosO desenvolvimento das organizações, do mercado de capitais e a necessidade de geração de riqueza e maximização de valor para os acionistas tornam a transparência dos atos dos gestores em relação às empresas crucial na condução dos negócios e no processo de controle e tomada de decisão, possibilitando, assim, maior atratividade para o capital necessário aos projetos das empresas. Como resposta ao estímulo do mercado de capitais, surge, então, a possibilidade de gerenciamento de resultados. A proposta deste trabalho consiste em analisar essa hipótese, por meio do ativo fiscal diferido e fundamentar discussões sobre a relevância do tema gerenciamento de resultados contábeis e suas implicações nas empresas brasileiras. O ativo fiscal diferido foi instituído pelo pronunciamento do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por meio da Deliberação no 273/98. A metodologia utilizada consiste de uma pesquisa descritiva documental, realizada por meio de um estudo de caso comparativo dos resultados e dos ativos fiscais diferidos das quatro maiores empresas de telecomunicações do mercado brasileiro, no período de 2003 a 2007. Como resultado, verifica-se a adoção da prática do diferimento de ativos fiscais nas demonstrações das empresas analisadas.Contabilidade Gestão e Governança2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/10Contabilidade Gestão e Governança; v. 11 n. 1-2 (2008)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/10/42Oliveira, Valdiney Alves deAlmeida, Lara Cristina Francisco deLemes, Sirleiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-11T11:12:23Zoai:oai.jamg.cloud:article/10Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2009-03-11T11:12:23Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos
title Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos
spellingShingle Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos
Oliveira, Valdiney Alves de
title_short Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos
title_full Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos
title_fullStr Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos
title_full_unstemmed Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos
title_sort Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos
author Oliveira, Valdiney Alves de
author_facet Oliveira, Valdiney Alves de
Almeida, Lara Cristina Francisco de
Lemes, Sirlei
author_role author
author2 Almeida, Lara Cristina Francisco de
Lemes, Sirlei
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Valdiney Alves de
Almeida, Lara Cristina Francisco de
Lemes, Sirlei
description O desenvolvimento das organizações, do mercado de capitais e a necessidade de geração de riqueza e maximização de valor para os acionistas tornam a transparência dos atos dos gestores em relação às empresas crucial na condução dos negócios e no processo de controle e tomada de decisão, possibilitando, assim, maior atratividade para o capital necessário aos projetos das empresas. Como resposta ao estímulo do mercado de capitais, surge, então, a possibilidade de gerenciamento de resultados. A proposta deste trabalho consiste em analisar essa hipótese, por meio do ativo fiscal diferido e fundamentar discussões sobre a relevância do tema gerenciamento de resultados contábeis e suas implicações nas empresas brasileiras. O ativo fiscal diferido foi instituído pelo pronunciamento do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por meio da Deliberação no 273/98. A metodologia utilizada consiste de uma pesquisa descritiva documental, realizada por meio de um estudo de caso comparativo dos resultados e dos ativos fiscais diferidos das quatro maiores empresas de telecomunicações do mercado brasileiro, no período de 2003 a 2007. Como resultado, verifica-se a adoção da prática do diferimento de ativos fiscais nas demonstrações das empresas analisadas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/10
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/10/42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 11 n. 1-2 (2008)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315266281570304