A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordy, Eliane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Couto, Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/28947
Resumo: This work presents a reflection on the didactic material consisted of the Design experience aiming to contribute to the creation of teaching materials and propositional objects whose orientation is focused on student/teacher/information/knowledge interaction. Next, we discuss the role of teaching materials as one of the agents that mediates significant experiences in the students' learning process. Finally, we reflect on the materials - proposing objects, whose basic principle is the construction of knowledge when operating with concepts and poetics, besides enabling a form of relationship based on the subjectivity of the subjects involved.
id UNB-22_68f7369bfbc9f5c1907f97f3b1c7af6d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28947
network_acronym_str UNB-22
network_name_str Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
repository_id_str
spelling A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças materiais didáticoseducação infantildesign em situação de aprendizagemdesign educaçãoteaching materials; childhood educationdesign in teaching and learning situationsdesign educationThis work presents a reflection on the didactic material consisted of the Design experience aiming to contribute to the creation of teaching materials and propositional objects whose orientation is focused on student/teacher/information/knowledge interaction. Next, we discuss the role of teaching materials as one of the agents that mediates significant experiences in the students' learning process. Finally, we reflect on the materials - proposing objects, whose basic principle is the construction of knowledge when operating with concepts and poetics, besides enabling a form of relationship based on the subjectivity of the subjects involved. Este trabalho apresenta uma reflexão em torno do material didático constituído pela experiência do Design visando contribuir para a criação de materiais didáticos e objetos propositores cuja orientação está voltada para a interação aluno/professor/ informações /conhecimento. Em seguida, discutimos o papel do material didático como um dos agentes mediadores de experiências significativas no processo de aprendizagem dos alunos. Por fim, refletimos sobre os materiais didáticos, cujo princípio básico é a construção do conhecimento ao operar com conceitos e poéticas, além de possibilitar uma forma de relação a partir da subjetividade dos sujeitos envolvidos.Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/28947Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 6 n. 1 (2019): Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; 34-562525-7471reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedadeinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/28947/24705Copyright (c) 2019 Revista de Design, Tecnologia e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessJordy, ElianeCouto, Rita2019-12-30T15:07:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28947Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedadePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/oai2525-74712358-9582opendoar:2019-12-30T15:07:25Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças
title A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças
spellingShingle A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças
Jordy, Eliane
materiais didáticos
educação infantil
design em situação de aprendizagem
design educação
teaching materials
; childhood education
design in teaching and learning situations
design education
title_short A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças
title_full A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças
title_fullStr A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças
title_full_unstemmed A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças
title_sort A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças
author Jordy, Eliane
author_facet Jordy, Eliane
Couto, Rita
author_role author
author2 Couto, Rita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jordy, Eliane
Couto, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv materiais didáticos
educação infantil
design em situação de aprendizagem
design educação
teaching materials
; childhood education
design in teaching and learning situations
design education
topic materiais didáticos
educação infantil
design em situação de aprendizagem
design educação
teaching materials
; childhood education
design in teaching and learning situations
design education
description This work presents a reflection on the didactic material consisted of the Design experience aiming to contribute to the creation of teaching materials and propositional objects whose orientation is focused on student/teacher/information/knowledge interaction. Next, we discuss the role of teaching materials as one of the agents that mediates significant experiences in the students' learning process. Finally, we reflect on the materials - proposing objects, whose basic principle is the construction of knowledge when operating with concepts and poetics, besides enabling a form of relationship based on the subjectivity of the subjects involved.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/28947
url https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/28947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/28947/24705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 6 n. 1 (2019): Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; 34-56
2525-7471
reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
collection Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313148278636544