Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659 |
Resumo: | Atualmente, é cada vez mais comum o acesso a conteúdos educacionais baseados em texto, a partir de smartphones. Contudo, os estudos sobre o tema ainda são escassos e dispersos. Assim, esse artigo faz uma investigação sobre o design desse tipo de conteúdo, a partir de uma revisão integrativa, composta por três revisões sistemáticas e uma revisão tradicional de literatura. Seus resultados mostraram que muitas das pesquisas são voltadas para dispositivos com tecnologia ultrapassada ou maiores (tablets). Ademais, apontaram o tamanho reduzido da tela como principal dificuldade relacionada à visualização de textos em dispositivos móveis, aumentando a rolagem e, consequentemente, gerando ineficiência da memória espacial e sobrecarrega a memória de curto prazo. Algumas das soluções apontadas foram: aumento do tamanho da fonte, uso da tela na horizontal e estratégias para a organização do conteúdo, sendo este o aspecto sobre o qual o Design oferece maior contribuição. |
id |
UNB-22_bc43dc484e35f9289e26c1264321b01a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13659 |
network_acronym_str |
UNB-22 |
network_name_str |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativaDesign; Design de InformaçãoAtualmente, é cada vez mais comum o acesso a conteúdos educacionais baseados em texto, a partir de smartphones. Contudo, os estudos sobre o tema ainda são escassos e dispersos. Assim, esse artigo faz uma investigação sobre o design desse tipo de conteúdo, a partir de uma revisão integrativa, composta por três revisões sistemáticas e uma revisão tradicional de literatura. Seus resultados mostraram que muitas das pesquisas são voltadas para dispositivos com tecnologia ultrapassada ou maiores (tablets). Ademais, apontaram o tamanho reduzido da tela como principal dificuldade relacionada à visualização de textos em dispositivos móveis, aumentando a rolagem e, consequentemente, gerando ineficiência da memória espacial e sobrecarrega a memória de curto prazo. Algumas das soluções apontadas foram: aumento do tamanho da fonte, uso da tela na horizontal e estratégias para a organização do conteúdo, sendo este o aspecto sobre o qual o Design oferece maior contribuição.Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 3 n. 2 (2016)2525-7471reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedadeinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659/11982Vargas Nunes, JulianeSantos Gonçalves, Bereniceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-23T12:04:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13659Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedadePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/oai2525-74712358-9582opendoar:2020-04-23T12:04:32Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa |
title |
Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa Vargas Nunes, Juliane Design; Design de Informação |
title_short |
Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa |
title_full |
Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa |
title_sort |
Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa |
author |
Vargas Nunes, Juliane |
author_facet |
Vargas Nunes, Juliane Santos Gonçalves, Berenice |
author_role |
author |
author2 |
Santos Gonçalves, Berenice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas Nunes, Juliane Santos Gonçalves, Berenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design; Design de Informação |
topic |
Design; Design de Informação |
description |
Atualmente, é cada vez mais comum o acesso a conteúdos educacionais baseados em texto, a partir de smartphones. Contudo, os estudos sobre o tema ainda são escassos e dispersos. Assim, esse artigo faz uma investigação sobre o design desse tipo de conteúdo, a partir de uma revisão integrativa, composta por três revisões sistemáticas e uma revisão tradicional de literatura. Seus resultados mostraram que muitas das pesquisas são voltadas para dispositivos com tecnologia ultrapassada ou maiores (tablets). Ademais, apontaram o tamanho reduzido da tela como principal dificuldade relacionada à visualização de textos em dispositivos móveis, aumentando a rolagem e, consequentemente, gerando ineficiência da memória espacial e sobrecarrega a memória de curto prazo. Algumas das soluções apontadas foram: aumento do tamanho da fonte, uso da tela na horizontal e estratégias para a organização do conteúdo, sendo este o aspecto sobre o qual o Design oferece maior contribuição. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659/11982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 3 n. 2 (2016) 2525-7471 reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedade instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
collection |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313148220964864 |