Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas Nunes, Juliane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos Gonçalves, Berenice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659
Resumo: Atualmente, é cada vez mais comum o acesso a conteúdos educacionais baseados em texto, a partir de smartphones. Contudo, os estudos sobre o tema ainda são escassos e dispersos. Assim, esse artigo faz uma investigação sobre o design desse tipo de conteúdo, a partir de uma revisão integrativa, composta por três revisões sistemáticas e uma revisão tradicional de literatura. Seus resultados mostraram que muitas das pesquisas são voltadas para dispositivos com tecnologia ultrapassada ou maiores (tablets). Ademais, apontaram o tamanho reduzido da tela como principal dificuldade relacionada à visualização de textos em dispositivos móveis, aumentando a rolagem e, consequentemente, gerando ineficiência da memória espacial e sobrecarrega a memória de curto prazo. Algumas das soluções apontadas foram: aumento do tamanho da fonte, uso da tela na horizontal e estratégias para a organização do conteúdo, sendo este o aspecto sobre o qual o Design oferece maior contribuição.
id UNB-22_bc43dc484e35f9289e26c1264321b01a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13659
network_acronym_str UNB-22
network_name_str Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
repository_id_str
spelling Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativaDesign; Design de InformaçãoAtualmente, é cada vez mais comum o acesso a conteúdos educacionais baseados em texto, a partir de smartphones. Contudo, os estudos sobre o tema ainda são escassos e dispersos. Assim, esse artigo faz uma investigação sobre o design desse tipo de conteúdo, a partir de uma revisão integrativa, composta por três revisões sistemáticas e uma revisão tradicional de literatura. Seus resultados mostraram que muitas das pesquisas são voltadas para dispositivos com tecnologia ultrapassada ou maiores (tablets). Ademais, apontaram o tamanho reduzido da tela como principal dificuldade relacionada à visualização de textos em dispositivos móveis, aumentando a rolagem e, consequentemente, gerando ineficiência da memória espacial e sobrecarrega a memória de curto prazo. Algumas das soluções apontadas foram: aumento do tamanho da fonte, uso da tela na horizontal e estratégias para a organização do conteúdo, sendo este o aspecto sobre o qual o Design oferece maior contribuição.Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 3 n. 2 (2016)2525-7471reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedadeinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659/11982Vargas Nunes, JulianeSantos Gonçalves, Bereniceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-23T12:04:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13659Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedadePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/oai2525-74712358-9582opendoar:2020-04-23T12:04:32Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa
title Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa
spellingShingle Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa
Vargas Nunes, Juliane
Design; Design de Informação
title_short Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa
title_full Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa
title_fullStr Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa
title_sort Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa
author Vargas Nunes, Juliane
author_facet Vargas Nunes, Juliane
Santos Gonçalves, Berenice
author_role author
author2 Santos Gonçalves, Berenice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas Nunes, Juliane
Santos Gonçalves, Berenice
dc.subject.por.fl_str_mv Design; Design de Informação
topic Design; Design de Informação
description Atualmente, é cada vez mais comum o acesso a conteúdos educacionais baseados em texto, a partir de smartphones. Contudo, os estudos sobre o tema ainda são escassos e dispersos. Assim, esse artigo faz uma investigação sobre o design desse tipo de conteúdo, a partir de uma revisão integrativa, composta por três revisões sistemáticas e uma revisão tradicional de literatura. Seus resultados mostraram que muitas das pesquisas são voltadas para dispositivos com tecnologia ultrapassada ou maiores (tablets). Ademais, apontaram o tamanho reduzido da tela como principal dificuldade relacionada à visualização de textos em dispositivos móveis, aumentando a rolagem e, consequentemente, gerando ineficiência da memória espacial e sobrecarrega a memória de curto prazo. Algumas das soluções apontadas foram: aumento do tamanho da fonte, uso da tela na horizontal e estratégias para a organização do conteúdo, sendo este o aspecto sobre o qual o Design oferece maior contribuição.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659
url https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13659/11982
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 3 n. 2 (2016)
2525-7471
reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
collection Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313148220964864