O ensino de Antropologia Física e Etnografia do Brasil em Santa Catarina na década de 1950
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anuário Antropológico (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/33776 |
Resumo: | Este artigo visa contribuir para o debate sobre a história da antropologia no Brasil, destacando o ensino das cadeiras de antropologia física e etnografia no Brasil na Faculdade Catarinense de Filosofia na década de 1950. A análise incide sobre os relatórios de ensino produzidos pelos primeiros professores dessas disciplinas em Santa Catarina, possibilitando o desenvolvimento de uma reflexão a partir dos conteúdos lecionados naquele contexto. Enfatiza-se que apesar do “apagamento” dessas matérias na história da antropologia, tanto em nível local quanto nacional, elas O ensino de Antropologia Física e Etnografia do Brasil em Santa Catarina na década de 1950 foram relevantes na constituição do campo da antropologia, demarcando continuidades e também rupturas em relação à antropologia cultural. |
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O ensino de Antropologia Física e Etnografia do Brasil em Santa Catarina na década de 1950História da antropologiaEnsino de antropologiaEnsino de ciências sociaisAntropologia físicaEtnografia do BrasilEste artigo visa contribuir para o debate sobre a história da antropologia no Brasil, destacando o ensino das cadeiras de antropologia física e etnografia no Brasil na Faculdade Catarinense de Filosofia na década de 1950. A análise incide sobre os relatórios de ensino produzidos pelos primeiros professores dessas disciplinas em Santa Catarina, possibilitando o desenvolvimento de uma reflexão a partir dos conteúdos lecionados naquele contexto. Enfatiza-se que apesar do “apagamento” dessas matérias na história da antropologia, tanto em nível local quanto nacional, elas O ensino de Antropologia Física e Etnografia do Brasil em Santa Catarina na década de 1950 foram relevantes na constituição do campo da antropologia, demarcando continuidades e também rupturas em relação à antropologia cultural.Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/3377610.4000/aa.4983Anuário Antropológico; Vol. 45 No. 1 (2020): Anuário Antropológico; 269-286Anuário Antropológico; Vol. 45 Núm. 1 (2020): Anuário Antropológico; 269-286Anuário Antropológico; Vol. 45 No. 1 (2020): Anuário Antropológico; 269-286Anuário Antropológico; v. 45 n. 1 (2020): Anuário Antropológico; 269-2862357-738X0102-430210.4000/aa.4920reponame:Anuário Antropológico (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/33776/27344Copyright (c) 2020 Anuário Antropológicohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira , Amurabi 2023-06-14T17:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33776Revistahttps://journals.openedition.org/aa/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/oairevista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com2357-738X0102-4302opendoar:2023-06-14T17:52:02Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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