Descobrindo conexões ao longo do rio no Baixo Amazonas, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anuário Antropológico (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6202 |
Resumo: | Este artigo trata da aprendizagem de habilidades entre pessoas que vivem ao longo dos rios da Amazônia no estado do Pará, Brasil. Aborda as relações regionais de aprendizagem e seus contextos de forma histórica e concentra-se nas atividades de pesca e cura xamânica. A questão que anima este artigo é esta: dadas as rupturas da história da Amazônia, como as habilidades foram transmitidas de uma geração para outra? Minha resposta explora o papel do rio nas habilidades de aprendizagem e na formação de vidas e na maneira como alguns amazônicos do século XVIII improvisaram o conhecimento e os recursos materiais da época e como alguns de seus descendentes construíram esse legado cerca de 250 anos depois. Compreender esses caminhos de aprendizagem é saber como relações de diferentes escalas são construídas através de laços pessoais, acesso a recursos e tecnologia. O rio fornece a estrutura para essas escalas. |
id |
UNB-23_fa7f21bfcb273a55f4a4cce2d47d1252 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6202 |
network_acronym_str |
UNB-23 |
network_name_str |
Anuário Antropológico (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Descobrindo conexões ao longo do rio no Baixo Amazonas, BrasilAmazôniaaprendizagemhabilidadeshistóriaantropologiaEste artigo trata da aprendizagem de habilidades entre pessoas que vivem ao longo dos rios da Amazônia no estado do Pará, Brasil. Aborda as relações regionais de aprendizagem e seus contextos de forma histórica e concentra-se nas atividades de pesca e cura xamânica. A questão que anima este artigo é esta: dadas as rupturas da história da Amazônia, como as habilidades foram transmitidas de uma geração para outra? Minha resposta explora o papel do rio nas habilidades de aprendizagem e na formação de vidas e na maneira como alguns amazônicos do século XVIII improvisaram o conhecimento e os recursos materiais da época e como alguns de seus descendentes construíram esse legado cerca de 250 anos depois. Compreender esses caminhos de aprendizagem é saber como relações de diferentes escalas são construídas através de laços pessoais, acesso a recursos e tecnologia. O rio fornece a estrutura para essas escalas.Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia2018-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/620210.26512/anuarioantropologico.v42i1.2017/6202Anuário Antropológico; Vol. 42 No. 1 (2017): Anuário Antropológico; 111-135Anuário Antropológico; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Anuário Antropológico; 111-135Anuário Antropológico; Vol. 42 No. 1 (2017): Anuário Antropológico; 111-135Anuário Antropológico; v. 42 n. 1 (2017): Anuário Antropológico; 111-1352357-738X0102-430210.26512/anuarioantropologico.v42i1.2017reponame:Anuário Antropológico (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6202/6019Copyright (c) 2017 Anuário Antropológicohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHarris, Mark2023-06-14T17:49:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6202Revistahttps://journals.openedition.org/aa/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/oairevista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com2357-738X0102-4302opendoar:2023-06-14T17:49:08Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descobrindo conexões ao longo do rio no Baixo Amazonas, Brasil |
title |
Descobrindo conexões ao longo do rio no Baixo Amazonas, Brasil |
spellingShingle |
Descobrindo conexões ao longo do rio no Baixo Amazonas, Brasil Harris, Mark Amazônia aprendizagem habilidades história antropologia |
title_short |
Descobrindo conexões ao longo do rio no Baixo Amazonas, Brasil |
title_full |
Descobrindo conexões ao longo do rio no Baixo Amazonas, Brasil |
title_fullStr |
Descobrindo conexões ao longo do rio no Baixo Amazonas, Brasil |
title_full_unstemmed |
Descobrindo conexões ao longo do rio no Baixo Amazonas, Brasil |
title_sort |
Descobrindo conexões ao longo do rio no Baixo Amazonas, Brasil |
author |
Harris, Mark |
author_facet |
Harris, Mark |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Harris, Mark |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amazônia aprendizagem habilidades história antropologia |
topic |
Amazônia aprendizagem habilidades história antropologia |
description |
Este artigo trata da aprendizagem de habilidades entre pessoas que vivem ao longo dos rios da Amazônia no estado do Pará, Brasil. Aborda as relações regionais de aprendizagem e seus contextos de forma histórica e concentra-se nas atividades de pesca e cura xamânica. A questão que anima este artigo é esta: dadas as rupturas da história da Amazônia, como as habilidades foram transmitidas de uma geração para outra? Minha resposta explora o papel do rio nas habilidades de aprendizagem e na formação de vidas e na maneira como alguns amazônicos do século XVIII improvisaram o conhecimento e os recursos materiais da época e como alguns de seus descendentes construíram esse legado cerca de 250 anos depois. Compreender esses caminhos de aprendizagem é saber como relações de diferentes escalas são construídas através de laços pessoais, acesso a recursos e tecnologia. O rio fornece a estrutura para essas escalas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6202 10.26512/anuarioantropologico.v42i1.2017/6202 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6202 |
identifier_str_mv |
10.26512/anuarioantropologico.v42i1.2017/6202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6202/6019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Anuário Antropológico https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Anuário Antropológico https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anuário Antropológico; Vol. 42 No. 1 (2017): Anuário Antropológico; 111-135 Anuário Antropológico; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Anuário Antropológico; 111-135 Anuário Antropológico; Vol. 42 No. 1 (2017): Anuário Antropológico; 111-135 Anuário Antropológico; v. 42 n. 1 (2017): Anuário Antropológico; 111-135 2357-738X 0102-4302 10.26512/anuarioantropologico.v42i1.2017 reponame:Anuário Antropológico (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Anuário Antropológico (Online) |
collection |
Anuário Antropológico (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com |
_version_ |
1797225471538102272 |