Turismo equestre e marketing de serviços: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Aurea Cristina de Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6022
Resumo: O objeto de estudo desta investigação é o marketing de serviços no turismo equestre, em Portugal. Com a investigação levada a cabo, procurou descrever-se, a partir das opiniões dos clientes dos centros hípicos - recolhidas através de inquérito por questionário -, as caraterísticas do marketing de serviços, nos centros hípicos. Dada a natureza exploratória da investigação, decorrente da inexistência de investigações neste campo, e a impossibilidade de auscultar todo o universo de unidades de turismo equestre, muito diversas na sua tipologia e dispersas pelo território, optou-se por centrar o estudo nos centros hípicos. Os objetivos da presente investigação tomam por pressuposto a necessidade de compreender i) quais os perfis de clientes que frequentam um centro hípico; ii) de que forma os consumidores tomam conhecimento do mesmo; e iii) como verificam que os centros hípicos correspondem às suas necessidades. Concentrou-se, assim, esta investigação, na tentativa de caraterização da importância do marketing no âmbito de uma determinada área de atuação: o turismo equestre. Procura abordar-se o turismo equestre enquanto serviço, tentando compreender quais as suas potencialidades, caraterísticas do público-alvo e estratégias de marketing que mais se adequam no seu âmbito.
id RCAP_fa2481549f71505689d9af6c0d7f6434
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turismo equestre e marketing de serviços: um estudo exploratórioTURISMOMESTRADO EM MARKETING E PUBLICIDADEMARKETING TURÍSTICOCAVALOSTURISMO EQUESTRECOMUNICAÇÃOMARKETINGTOURISMEQUESTRIAN TOURISMTOURISM MARKETINGHORSESCOMMUNICATIONMARKETINGO objeto de estudo desta investigação é o marketing de serviços no turismo equestre, em Portugal. Com a investigação levada a cabo, procurou descrever-se, a partir das opiniões dos clientes dos centros hípicos - recolhidas através de inquérito por questionário -, as caraterísticas do marketing de serviços, nos centros hípicos. Dada a natureza exploratória da investigação, decorrente da inexistência de investigações neste campo, e a impossibilidade de auscultar todo o universo de unidades de turismo equestre, muito diversas na sua tipologia e dispersas pelo território, optou-se por centrar o estudo nos centros hípicos. Os objetivos da presente investigação tomam por pressuposto a necessidade de compreender i) quais os perfis de clientes que frequentam um centro hípico; ii) de que forma os consumidores tomam conhecimento do mesmo; e iii) como verificam que os centros hípicos correspondem às suas necessidades. Concentrou-se, assim, esta investigação, na tentativa de caraterização da importância do marketing no âmbito de uma determinada área de atuação: o turismo equestre. Procura abordar-se o turismo equestre enquanto serviço, tentando compreender quais as suas potencialidades, caraterísticas do público-alvo e estratégias de marketing que mais se adequam no seu âmbito.The object of study in this research is the services marketing in the equestrian tourism in Portugal. With this work, we tried to describe the characteristics of services marketing in equestrian centers resulting from the answers given in the questionnaires made to clients of the mentioned centers. As this is an exploratory research, due to the lack of investigation works in this area, and also because it is impossible to sound out the opinions of all equestrian tourism units, which are so different and geographically dispersed, we chose to focus on equestrian centers. The goals in this work are based on the necessity of understanding (i) the profile of an equestrian center customer; (ii) the way the customers become aware of such centers; and (iii) the way they check their expectations towards these centers. This work tries to characterize the importance of marketing within a specific area of interest: equestrian tourism. We tried to approach equestrian tourism as a service, understanding its potential, the characteristics of its target audience and the marketing strategies which best suit this area.2015-02-20T15:06:04Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6022TID:201249227porLopes, Aurea Cristina de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:52Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:23.475146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turismo equestre e marketing de serviços: um estudo exploratório
title Turismo equestre e marketing de serviços: um estudo exploratório
spellingShingle Turismo equestre e marketing de serviços: um estudo exploratório
Lopes, Aurea Cristina de Araújo
TURISMO
MESTRADO EM MARKETING E PUBLICIDADE
MARKETING TURÍSTICO
CAVALOS
TURISMO EQUESTRE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
TOURISM
EQUESTRIAN TOURISM
TOURISM MARKETING
HORSES
COMMUNICATION
MARKETING
title_short Turismo equestre e marketing de serviços: um estudo exploratório
title_full Turismo equestre e marketing de serviços: um estudo exploratório
title_fullStr Turismo equestre e marketing de serviços: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Turismo equestre e marketing de serviços: um estudo exploratório
title_sort Turismo equestre e marketing de serviços: um estudo exploratório
author Lopes, Aurea Cristina de Araújo
author_facet Lopes, Aurea Cristina de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Aurea Cristina de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv TURISMO
MESTRADO EM MARKETING E PUBLICIDADE
MARKETING TURÍSTICO
CAVALOS
TURISMO EQUESTRE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
TOURISM
EQUESTRIAN TOURISM
TOURISM MARKETING
HORSES
COMMUNICATION
MARKETING
topic TURISMO
MESTRADO EM MARKETING E PUBLICIDADE
MARKETING TURÍSTICO
CAVALOS
TURISMO EQUESTRE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
TOURISM
EQUESTRIAN TOURISM
TOURISM MARKETING
HORSES
COMMUNICATION
MARKETING
description O objeto de estudo desta investigação é o marketing de serviços no turismo equestre, em Portugal. Com a investigação levada a cabo, procurou descrever-se, a partir das opiniões dos clientes dos centros hípicos - recolhidas através de inquérito por questionário -, as caraterísticas do marketing de serviços, nos centros hípicos. Dada a natureza exploratória da investigação, decorrente da inexistência de investigações neste campo, e a impossibilidade de auscultar todo o universo de unidades de turismo equestre, muito diversas na sua tipologia e dispersas pelo território, optou-se por centrar o estudo nos centros hípicos. Os objetivos da presente investigação tomam por pressuposto a necessidade de compreender i) quais os perfis de clientes que frequentam um centro hípico; ii) de que forma os consumidores tomam conhecimento do mesmo; e iii) como verificam que os centros hípicos correspondem às suas necessidades. Concentrou-se, assim, esta investigação, na tentativa de caraterização da importância do marketing no âmbito de uma determinada área de atuação: o turismo equestre. Procura abordar-se o turismo equestre enquanto serviço, tentando compreender quais as suas potencialidades, caraterísticas do público-alvo e estratégias de marketing que mais se adequam no seu âmbito.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-02-20T15:06:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6022
TID:201249227
url http://hdl.handle.net/10437/6022
identifier_str_mv TID:201249227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131240368963584