SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL:: A UTILIZAÇÃO DE ANÁLISES ESTATÍSTICAS COMO POSSIBILIDADE DE INSTRUMENTO NORTEADOR DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/307 |
Resumo: | A análise apresentada nesse texto decorre do estudo quali-quantitativo desenvolvido pelos autores e visa, num primeiro momento, analisar o processo de implantação das Salas de Recurso Multifuncional (SRM) e seus respectivos tipos, em todo o território nacional no período de 2005-2011. A pesquisa documental, o uso de técnicas estatísticas (teste Qui-Quadrado e análise de correspondência) e recursos de softwares foram os procedimentos metodológicos usados para a coleta de documentos e análise dos dados. Os resultados apontam para uma política de estado cujo investimento tem sido constante, mas variável, especialmente a partir do ano de 2009. Nesse período tem-se a aprovação e homologação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que tem como um de seus pilares a garantia do acesso e permanência da pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na escola regular. Adicionalmente, os dados possibilitam a identificação da região Nordeste como aquela em que há maior número de SRM implantadas no período, bem como das regiões Centro-Oeste e Norte como aquelas em que o processo de implantação ainda é tímido considerando sua população. |
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