ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165 |
Resumo: | INTRODUÇÃO. No presente estudo propomos apresentar uma nova percepção da educação superior de adultos na modalidade EAD, fundamentada na Andragogia, destacando métodos e a didática do Ensino Superior levando em consideração o aprendizado. Assim, a Andragogia é a ciência que visa facilitar a aprendizagem de adultos e que tem como princípios básicos a experiência prévia e o autoconceito, a prontidão e especialmente a motivação destes aprendentes. Então, ressaltamos suas diferenças em relação à Pedagogia e destacamos a necessidade de se rever a formação do docente, especialmente aquele que pretende dedicar-se à educação de adultos na EaD. OBJETIVO: rever métodos e didáticas pertinentes ao modo de aprender do adulto e destacar como esta ciência pode contribuir para o sucesso da aprendizagem na EaD. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão da literatura de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADOS: pode-se inferir, que a Andragogia, já está sendo inserida no contexto acadêmico necessitando porém, de uma ampliação, e sua inclusão nos cursos de formação de docentes. Em virtude da complexidade e dos limites de sua compreensão, este trabalho representa um esforço inicial de abordar a temática e apresentar possíveis alternativas para o debate em curso, sem a pretensão de esgotar o assunto. CONSIDERAÇÃO FINAL: vale ressaltar que a escolha deste tema foi motivada pela observação das autoras, em detrimento à prática pedagógica da EaD, depreendendo o valor significativo para a compreensão, interpretação e aplicabilidade no ensino superior, tendo em vista o aprendizado do adulto em EaD. |
id |
UNB-27_09948523c28290f8a1b1cbd5eb74877d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/165 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EADAndragogiaDidáticaEducação à DistânciaINTRODUÇÃO. No presente estudo propomos apresentar uma nova percepção da educação superior de adultos na modalidade EAD, fundamentada na Andragogia, destacando métodos e a didática do Ensino Superior levando em consideração o aprendizado. Assim, a Andragogia é a ciência que visa facilitar a aprendizagem de adultos e que tem como princípios básicos a experiência prévia e o autoconceito, a prontidão e especialmente a motivação destes aprendentes. Então, ressaltamos suas diferenças em relação à Pedagogia e destacamos a necessidade de se rever a formação do docente, especialmente aquele que pretende dedicar-se à educação de adultos na EaD. OBJETIVO: rever métodos e didáticas pertinentes ao modo de aprender do adulto e destacar como esta ciência pode contribuir para o sucesso da aprendizagem na EaD. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão da literatura de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADOS: pode-se inferir, que a Andragogia, já está sendo inserida no contexto acadêmico necessitando porém, de uma ampliação, e sua inclusão nos cursos de formação de docentes. Em virtude da complexidade e dos limites de sua compreensão, este trabalho representa um esforço inicial de abordar a temática e apresentar possíveis alternativas para o debate em curso, sem a pretensão de esgotar o assunto. CONSIDERAÇÃO FINAL: vale ressaltar que a escolha deste tema foi motivada pela observação das autoras, em detrimento à prática pedagógica da EaD, depreendendo o valor significativo para a compreensão, interpretação e aplicabilidade no ensino superior, tendo em vista o aprendizado do adulto em EaD.Universidade de Brasilia2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1366-1377Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1366-13771982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165/156Mendes, Mônica CamposLopes, Viviane CostaSouza, Helcimara AffonsoViana, Delaine GibeliBueno, Sonia Vilelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:50:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/165Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:50:12Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD |
title |
ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD |
spellingShingle |
ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD Mendes, Mônica Campos Andragogia Didática Educação à Distância |
title_short |
ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD |
title_full |
ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD |
title_fullStr |
ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD |
title_full_unstemmed |
ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD |
title_sort |
ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD |
author |
Mendes, Mônica Campos |
author_facet |
Mendes, Mônica Campos Lopes, Viviane Costa Souza, Helcimara Affonso Viana, Delaine Gibeli Bueno, Sonia Vilela |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Viviane Costa Souza, Helcimara Affonso Viana, Delaine Gibeli Bueno, Sonia Vilela |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Mônica Campos Lopes, Viviane Costa Souza, Helcimara Affonso Viana, Delaine Gibeli Bueno, Sonia Vilela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Andragogia Didática Educação à Distância |
topic |
Andragogia Didática Educação à Distância |
description |
INTRODUÇÃO. No presente estudo propomos apresentar uma nova percepção da educação superior de adultos na modalidade EAD, fundamentada na Andragogia, destacando métodos e a didática do Ensino Superior levando em consideração o aprendizado. Assim, a Andragogia é a ciência que visa facilitar a aprendizagem de adultos e que tem como princípios básicos a experiência prévia e o autoconceito, a prontidão e especialmente a motivação destes aprendentes. Então, ressaltamos suas diferenças em relação à Pedagogia e destacamos a necessidade de se rever a formação do docente, especialmente aquele que pretende dedicar-se à educação de adultos na EaD. OBJETIVO: rever métodos e didáticas pertinentes ao modo de aprender do adulto e destacar como esta ciência pode contribuir para o sucesso da aprendizagem na EaD. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão da literatura de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADOS: pode-se inferir, que a Andragogia, já está sendo inserida no contexto acadêmico necessitando porém, de uma ampliação, e sua inclusão nos cursos de formação de docentes. Em virtude da complexidade e dos limites de sua compreensão, este trabalho representa um esforço inicial de abordar a temática e apresentar possíveis alternativas para o debate em curso, sem a pretensão de esgotar o assunto. CONSIDERAÇÃO FINAL: vale ressaltar que a escolha deste tema foi motivada pela observação das autoras, em detrimento à prática pedagógica da EaD, depreendendo o valor significativo para a compreensão, interpretação e aplicabilidade no ensino superior, tendo em vista o aprendizado do adulto em EaD. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165/156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1366-1377 Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1366-1377 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174678141272064 |