As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cássio Murilo Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa, Maria Auristela Menezes, Costa, Carissa Menezes, Benito, Linconl Agudo Oliveira, Barros, Jônatas de França, Silva, André Ribeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040
Resumo: As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão em crescimento exponencial nos tempos atuais, e a cada dia surgem novos artefatos tecnológicos oriundos da maior descoberta da humanidade, a internet. Nessa perspectiva novas ferramentas são acrescentadas ao cotidiano das pessoas, como tecnologias móveis, tecnologias de vestir, big data, dentre outras, e nesse cenário cabe avaliar os custos em não usufruir desse potencial disponível a todos. Diante desses avanços, a educação em saúde não usufrui das tecnologias em sua plenitude, como também, carece de efetividade em sua oferta. O objetivo desse artigo é apresentar as boas práticas da Gestão de Projetos, como contribuição para repensar o planejamento e a oferta do ensino na área de saúde mediado pelas TICs. O método utilizado foi um estudo exploratório, com abordagem qualitativa em uma narrativa descritiva, que se guiou na análise do referencial teórico sobre o tema. O resultado evidenciou a necessidade de aprofundar estudos nas áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, promovendo uma investigação futura para detalhar criteriosamente cada um dos quarenta e sete processos constante das boas práticas do Guia PMBOK® (5ª edição), preconizado pelo Project Management Institute (PMI), visando adaptá-los ao planejamento e oferta de uma educação tecnológica em saúde. Descritores: projetos, ensino, saúde.
id UNB-27_397eefee8da04d6e4933eaaa476b4070
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3040
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúdeGestãoEducaçãoPolíticas de SaúdeAs tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão em crescimento exponencial nos tempos atuais, e a cada dia surgem novos artefatos tecnológicos oriundos da maior descoberta da humanidade, a internet. Nessa perspectiva novas ferramentas são acrescentadas ao cotidiano das pessoas, como tecnologias móveis, tecnologias de vestir, big data, dentre outras, e nesse cenário cabe avaliar os custos em não usufruir desse potencial disponível a todos. Diante desses avanços, a educação em saúde não usufrui das tecnologias em sua plenitude, como também, carece de efetividade em sua oferta. O objetivo desse artigo é apresentar as boas práticas da Gestão de Projetos, como contribuição para repensar o planejamento e a oferta do ensino na área de saúde mediado pelas TICs. O método utilizado foi um estudo exploratório, com abordagem qualitativa em uma narrativa descritiva, que se guiou na análise do referencial teórico sobre o tema. O resultado evidenciou a necessidade de aprofundar estudos nas áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, promovendo uma investigação futura para detalhar criteriosamente cada um dos quarenta e sete processos constante das boas práticas do Guia PMBOK® (5ª edição), preconizado pelo Project Management Institute (PMI), visando adaptá-los ao planejamento e oferta de uma educação tecnológica em saúde. Descritores: projetos, ensino, saúde.Universidade de Brasilia2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 2 (2015); Pag. 1968-1981Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 2 (2015); Pag. 1968-19811982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040/2736Costa, Cássio Murilo AlvesCosta, Maria Auristela MenezesCosta, Carissa MenezesBenito, Linconl Agudo OliveiraBarros, Jônatas de FrançaSilva, André Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:02:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3040Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:02:05Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde
title As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde
spellingShingle As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde
Costa, Cássio Murilo Alves
Gestão
Educação
Políticas de Saúde
title_short As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde
title_full As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde
title_fullStr As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde
title_full_unstemmed As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde
title_sort As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde
author Costa, Cássio Murilo Alves
author_facet Costa, Cássio Murilo Alves
Costa, Maria Auristela Menezes
Costa, Carissa Menezes
Benito, Linconl Agudo Oliveira
Barros, Jônatas de França
Silva, André Ribeiro da
author_role author
author2 Costa, Maria Auristela Menezes
Costa, Carissa Menezes
Benito, Linconl Agudo Oliveira
Barros, Jônatas de França
Silva, André Ribeiro da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cássio Murilo Alves
Costa, Maria Auristela Menezes
Costa, Carissa Menezes
Benito, Linconl Agudo Oliveira
Barros, Jônatas de França
Silva, André Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Educação
Políticas de Saúde
topic Gestão
Educação
Políticas de Saúde
description As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão em crescimento exponencial nos tempos atuais, e a cada dia surgem novos artefatos tecnológicos oriundos da maior descoberta da humanidade, a internet. Nessa perspectiva novas ferramentas são acrescentadas ao cotidiano das pessoas, como tecnologias móveis, tecnologias de vestir, big data, dentre outras, e nesse cenário cabe avaliar os custos em não usufruir desse potencial disponível a todos. Diante desses avanços, a educação em saúde não usufrui das tecnologias em sua plenitude, como também, carece de efetividade em sua oferta. O objetivo desse artigo é apresentar as boas práticas da Gestão de Projetos, como contribuição para repensar o planejamento e a oferta do ensino na área de saúde mediado pelas TICs. O método utilizado foi um estudo exploratório, com abordagem qualitativa em uma narrativa descritiva, que se guiou na análise do referencial teórico sobre o tema. O resultado evidenciou a necessidade de aprofundar estudos nas áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, promovendo uma investigação futura para detalhar criteriosamente cada um dos quarenta e sete processos constante das boas práticas do Guia PMBOK® (5ª edição), preconizado pelo Project Management Institute (PMI), visando adaptá-los ao planejamento e oferta de uma educação tecnológica em saúde. Descritores: projetos, ensino, saúde.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040/2736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 2 (2015); Pag. 1968-1981
Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 2 (2015); Pag. 1968-1981
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680432410624