As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040 |
Resumo: | As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão em crescimento exponencial nos tempos atuais, e a cada dia surgem novos artefatos tecnológicos oriundos da maior descoberta da humanidade, a internet. Nessa perspectiva novas ferramentas são acrescentadas ao cotidiano das pessoas, como tecnologias móveis, tecnologias de vestir, big data, dentre outras, e nesse cenário cabe avaliar os custos em não usufruir desse potencial disponível a todos. Diante desses avanços, a educação em saúde não usufrui das tecnologias em sua plenitude, como também, carece de efetividade em sua oferta. O objetivo desse artigo é apresentar as boas práticas da Gestão de Projetos, como contribuição para repensar o planejamento e a oferta do ensino na área de saúde mediado pelas TICs. O método utilizado foi um estudo exploratório, com abordagem qualitativa em uma narrativa descritiva, que se guiou na análise do referencial teórico sobre o tema. O resultado evidenciou a necessidade de aprofundar estudos nas áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, promovendo uma investigação futura para detalhar criteriosamente cada um dos quarenta e sete processos constante das boas práticas do Guia PMBOK® (5ª edição), preconizado pelo Project Management Institute (PMI), visando adaptá-los ao planejamento e oferta de uma educação tecnológica em saúde. Descritores: projetos, ensino, saúde. |
id |
UNB-27_397eefee8da04d6e4933eaaa476b4070 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3040 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúdeGestãoEducaçãoPolíticas de SaúdeAs tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão em crescimento exponencial nos tempos atuais, e a cada dia surgem novos artefatos tecnológicos oriundos da maior descoberta da humanidade, a internet. Nessa perspectiva novas ferramentas são acrescentadas ao cotidiano das pessoas, como tecnologias móveis, tecnologias de vestir, big data, dentre outras, e nesse cenário cabe avaliar os custos em não usufruir desse potencial disponível a todos. Diante desses avanços, a educação em saúde não usufrui das tecnologias em sua plenitude, como também, carece de efetividade em sua oferta. O objetivo desse artigo é apresentar as boas práticas da Gestão de Projetos, como contribuição para repensar o planejamento e a oferta do ensino na área de saúde mediado pelas TICs. O método utilizado foi um estudo exploratório, com abordagem qualitativa em uma narrativa descritiva, que se guiou na análise do referencial teórico sobre o tema. O resultado evidenciou a necessidade de aprofundar estudos nas áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, promovendo uma investigação futura para detalhar criteriosamente cada um dos quarenta e sete processos constante das boas práticas do Guia PMBOK® (5ª edição), preconizado pelo Project Management Institute (PMI), visando adaptá-los ao planejamento e oferta de uma educação tecnológica em saúde. Descritores: projetos, ensino, saúde.Universidade de Brasilia2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 2 (2015); Pag. 1968-1981Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 2 (2015); Pag. 1968-19811982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040/2736Costa, Cássio Murilo AlvesCosta, Maria Auristela MenezesCosta, Carissa MenezesBenito, Linconl Agudo OliveiraBarros, Jônatas de FrançaSilva, André Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:02:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3040Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:02:05Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde |
title |
As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde |
spellingShingle |
As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde Costa, Cássio Murilo Alves Gestão Educação Políticas de Saúde |
title_short |
As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde |
title_full |
As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde |
title_fullStr |
As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde |
title_full_unstemmed |
As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde |
title_sort |
As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde |
author |
Costa, Cássio Murilo Alves |
author_facet |
Costa, Cássio Murilo Alves Costa, Maria Auristela Menezes Costa, Carissa Menezes Benito, Linconl Agudo Oliveira Barros, Jônatas de França Silva, André Ribeiro da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Maria Auristela Menezes Costa, Carissa Menezes Benito, Linconl Agudo Oliveira Barros, Jônatas de França Silva, André Ribeiro da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cássio Murilo Alves Costa, Maria Auristela Menezes Costa, Carissa Menezes Benito, Linconl Agudo Oliveira Barros, Jônatas de França Silva, André Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Educação Políticas de Saúde |
topic |
Gestão Educação Políticas de Saúde |
description |
As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão em crescimento exponencial nos tempos atuais, e a cada dia surgem novos artefatos tecnológicos oriundos da maior descoberta da humanidade, a internet. Nessa perspectiva novas ferramentas são acrescentadas ao cotidiano das pessoas, como tecnologias móveis, tecnologias de vestir, big data, dentre outras, e nesse cenário cabe avaliar os custos em não usufruir desse potencial disponível a todos. Diante desses avanços, a educação em saúde não usufrui das tecnologias em sua plenitude, como também, carece de efetividade em sua oferta. O objetivo desse artigo é apresentar as boas práticas da Gestão de Projetos, como contribuição para repensar o planejamento e a oferta do ensino na área de saúde mediado pelas TICs. O método utilizado foi um estudo exploratório, com abordagem qualitativa em uma narrativa descritiva, que se guiou na análise do referencial teórico sobre o tema. O resultado evidenciou a necessidade de aprofundar estudos nas áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, promovendo uma investigação futura para detalhar criteriosamente cada um dos quarenta e sete processos constante das boas práticas do Guia PMBOK® (5ª edição), preconizado pelo Project Management Institute (PMI), visando adaptá-los ao planejamento e oferta de uma educação tecnológica em saúde. Descritores: projetos, ensino, saúde. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3040/2736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 2 (2015); Pag. 1968-1981 Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 2 (2015); Pag. 1968-1981 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174680432410624 |