Gestão de conflitos nas organizações:: um olhar para a saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Claudia Aparecida Avelar
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Reis Neto, Mário Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3263
Resumo: Introdução: os conflitos são inerentes aos processos de trabalho, e na saúde podem ter consequências tanto para o paciente quanto para os profissionais e a gestão. Objetivo: realizar uma revisão de literatura e descrever os conflitos na saúde a partir de uma análise bibliométrica para entender as causas, as consequências e propor sugestões para evitar ou intervir no conflito. Método: foi realizada uma revisão da literatura a partir de um estudo exploratório nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Cengage, Ebsco, Emerald, Pubmed/Medline, Science Direct na área administração, ciências sociais e saúde. Também foi aplicado um corte transversal para busca de artigos na gestão de conflitos na saúde sendo escolhido, exclusivamente, o ano de 2014. Resultado: de 7464 artigos somente 13 foram selecionados. O conflito predominante foi o tipo legal, com 54%. A causa principal foi comunicação seguida da gestão e a consequência conflitos de interesse. Considerações: O estudo evidenciou que na saúde há uma série de conflitos com diversas causas, desde comunicação interpessoal e com fornecedores, até estilo de gestão e conflito trabalho-família.
id UNB-27_3b6697385c37bf5ace4bdde7fdf74fde
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3263
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Gestão de conflitos nas organizações:: um olhar para a saúdeGestãoIntrodução: os conflitos são inerentes aos processos de trabalho, e na saúde podem ter consequências tanto para o paciente quanto para os profissionais e a gestão. Objetivo: realizar uma revisão de literatura e descrever os conflitos na saúde a partir de uma análise bibliométrica para entender as causas, as consequências e propor sugestões para evitar ou intervir no conflito. Método: foi realizada uma revisão da literatura a partir de um estudo exploratório nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Cengage, Ebsco, Emerald, Pubmed/Medline, Science Direct na área administração, ciências sociais e saúde. Também foi aplicado um corte transversal para busca de artigos na gestão de conflitos na saúde sendo escolhido, exclusivamente, o ano de 2014. Resultado: de 7464 artigos somente 13 foram selecionados. O conflito predominante foi o tipo legal, com 54%. A causa principal foi comunicação seguida da gestão e a consequência conflitos de interesse. Considerações: O estudo evidenciou que na saúde há uma série de conflitos com diversas causas, desde comunicação interpessoal e com fornecedores, até estilo de gestão e conflito trabalho-família.Universidade de Brasilia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3263ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 3 (2015); Pág. 2799-2818Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 3 (2015); Pág. 2799-28181982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3263/2948Ferreira, Claudia Aparecida AvelarReis Neto, Mário Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:06:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3263Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:06:58Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de conflitos nas organizações:: um olhar para a saúde
title Gestão de conflitos nas organizações:: um olhar para a saúde
spellingShingle Gestão de conflitos nas organizações:: um olhar para a saúde
Ferreira, Claudia Aparecida Avelar
Gestão
title_short Gestão de conflitos nas organizações:: um olhar para a saúde
title_full Gestão de conflitos nas organizações:: um olhar para a saúde
title_fullStr Gestão de conflitos nas organizações:: um olhar para a saúde
title_full_unstemmed Gestão de conflitos nas organizações:: um olhar para a saúde
title_sort Gestão de conflitos nas organizações:: um olhar para a saúde
author Ferreira, Claudia Aparecida Avelar
author_facet Ferreira, Claudia Aparecida Avelar
Reis Neto, Mário Teixeira
author_role author
author2 Reis Neto, Mário Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Claudia Aparecida Avelar
Reis Neto, Mário Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
topic Gestão
description Introdução: os conflitos são inerentes aos processos de trabalho, e na saúde podem ter consequências tanto para o paciente quanto para os profissionais e a gestão. Objetivo: realizar uma revisão de literatura e descrever os conflitos na saúde a partir de uma análise bibliométrica para entender as causas, as consequências e propor sugestões para evitar ou intervir no conflito. Método: foi realizada uma revisão da literatura a partir de um estudo exploratório nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Cengage, Ebsco, Emerald, Pubmed/Medline, Science Direct na área administração, ciências sociais e saúde. Também foi aplicado um corte transversal para busca de artigos na gestão de conflitos na saúde sendo escolhido, exclusivamente, o ano de 2014. Resultado: de 7464 artigos somente 13 foram selecionados. O conflito predominante foi o tipo legal, com 54%. A causa principal foi comunicação seguida da gestão e a consequência conflitos de interesse. Considerações: O estudo evidenciou que na saúde há uma série de conflitos com diversas causas, desde comunicação interpessoal e com fornecedores, até estilo de gestão e conflito trabalho-família.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3263
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3263/2948
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 3 (2015); Pág. 2799-2818
Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 3 (2015); Pág. 2799-2818
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680960892928