Aplicação da aprendizagem baseada em problemas na graduação de enfermagem:: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Andréa Mathes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/203
Resumo: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning (PBL) é uma estratégia educacional, centrada no aluno, que o ajuda a desenvolver o raciocínio e a comunicação, habilidades essenciais para o sucesso em sua vida profissional, cuja aplicação é amplamente difundida em cursos de medicina. O objetivo deste estudo foi identificar o uso do método ABP, durante o curso de graduação em enfermagem, por meio da descrição de experiências em instituições de ensino superior, relatadas em artigos nacionais e internacionais. A pesquisa foi feita na base de dados virtuais MEDLINE e LILACS, como corte temporal os anos de 2000 a 2010, como critérios de inclusão os artigos deveriam comtemplar o tema enquanto experiência prática e estar disponível na íntegra on-line. Somente cinco artigos foram incluídos. Todos os artigos relataram experiências isoladas da aplicação do PBL para estudantes de enfermagem, nenhum evidenciou sua utilização como parte do currículo do curso. Assim precisam ser feitos outros estudos para incrementar a divulgação e a utilização do método, no qual em todos os estudos em que foram aplicados, foi unânime o resultado positivo entre os alunos.
id UNB-27_5a83f239cc5ace3dfd5139dd1280bf9f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/203
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Aplicação da aprendizagem baseada em problemas na graduação de enfermagem:: revisão de literaturaEnsino de EnfermagemA Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning (PBL) é uma estratégia educacional, centrada no aluno, que o ajuda a desenvolver o raciocínio e a comunicação, habilidades essenciais para o sucesso em sua vida profissional, cuja aplicação é amplamente difundida em cursos de medicina. O objetivo deste estudo foi identificar o uso do método ABP, durante o curso de graduação em enfermagem, por meio da descrição de experiências em instituições de ensino superior, relatadas em artigos nacionais e internacionais. A pesquisa foi feita na base de dados virtuais MEDLINE e LILACS, como corte temporal os anos de 2000 a 2010, como critérios de inclusão os artigos deveriam comtemplar o tema enquanto experiência prática e estar disponível na íntegra on-line. Somente cinco artigos foram incluídos. Todos os artigos relataram experiências isoladas da aplicação do PBL para estudantes de enfermagem, nenhum evidenciou sua utilização como parte do currículo do curso. Assim precisam ser feitos outros estudos para incrementar a divulgação e a utilização do método, no qual em todos os estudos em que foram aplicados, foi unânime o resultado positivo entre os alunos.Universidade de Brasilia2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/203ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 1 (2013); 1570-1581Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 1 (2013); 1570-15811982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/203/192Faustino, Andréa Mathesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:58:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/203Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:58:11Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da aprendizagem baseada em problemas na graduação de enfermagem:: revisão de literatura
title Aplicação da aprendizagem baseada em problemas na graduação de enfermagem:: revisão de literatura
spellingShingle Aplicação da aprendizagem baseada em problemas na graduação de enfermagem:: revisão de literatura
Faustino, Andréa Mathes
Ensino de Enfermagem
title_short Aplicação da aprendizagem baseada em problemas na graduação de enfermagem:: revisão de literatura
title_full Aplicação da aprendizagem baseada em problemas na graduação de enfermagem:: revisão de literatura
title_fullStr Aplicação da aprendizagem baseada em problemas na graduação de enfermagem:: revisão de literatura
title_full_unstemmed Aplicação da aprendizagem baseada em problemas na graduação de enfermagem:: revisão de literatura
title_sort Aplicação da aprendizagem baseada em problemas na graduação de enfermagem:: revisão de literatura
author Faustino, Andréa Mathes
author_facet Faustino, Andréa Mathes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Andréa Mathes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Enfermagem
topic Ensino de Enfermagem
description A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning (PBL) é uma estratégia educacional, centrada no aluno, que o ajuda a desenvolver o raciocínio e a comunicação, habilidades essenciais para o sucesso em sua vida profissional, cuja aplicação é amplamente difundida em cursos de medicina. O objetivo deste estudo foi identificar o uso do método ABP, durante o curso de graduação em enfermagem, por meio da descrição de experiências em instituições de ensino superior, relatadas em artigos nacionais e internacionais. A pesquisa foi feita na base de dados virtuais MEDLINE e LILACS, como corte temporal os anos de 2000 a 2010, como critérios de inclusão os artigos deveriam comtemplar o tema enquanto experiência prática e estar disponível na íntegra on-line. Somente cinco artigos foram incluídos. Todos os artigos relataram experiências isoladas da aplicação do PBL para estudantes de enfermagem, nenhum evidenciou sua utilização como parte do currículo do curso. Assim precisam ser feitos outros estudos para incrementar a divulgação e a utilização do método, no qual em todos os estudos em que foram aplicados, foi unânime o resultado positivo entre os alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/203
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/203/192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 1 (2013); 1570-1581
Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 1 (2013); 1570-1581
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678197895168