Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso da Silva, Helbert Eustáquio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins Santos, Glaucia Nize
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/462
Resumo: Os currículos dos cursos de Odontologia estão em processo de modernização, para se adequarem ao mercado de trabalho voltado às necessidades da população. As mudanças buscam um método de ensino que propicie ao aluno a autogestão do seu conhecimento através de uma visão transdisciplinar. Assim, o objetivo desse trabalho é fazer uma reflexão acerca da formação dos docentes responsáveis pelas disciplinas de Odontologia, bem como das novas possibilidades de transmissão do conhecimento. Nesse contexto, a educação a distância se mostra como alternativa para a educação continuada dos futuros dentistas, abrangendo novas tecnologias e novos métodos de ensino de adultos. Por meio de uma revisão da literatura, discute-se sobre as metas das diretrizes curriculares nacionais e sobre a formação de professores dos cursos de Odontologia e, ainda, são apresentadas pesquisas em educação a distância na área de saúde. Os resultados desse estudo revelam sucesso na aplicação do ensino a distância para alunos adultos nos cursos de Odontologia.
id UNB-27_5b1544fff61117b46d8c6a27ea37a0f6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/462
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologiaEducação a distânciaCurrículoOdontologiaDocentes de OdontologiaOs currículos dos cursos de Odontologia estão em processo de modernização, para se adequarem ao mercado de trabalho voltado às necessidades da população. As mudanças buscam um método de ensino que propicie ao aluno a autogestão do seu conhecimento através de uma visão transdisciplinar. Assim, o objetivo desse trabalho é fazer uma reflexão acerca da formação dos docentes responsáveis pelas disciplinas de Odontologia, bem como das novas possibilidades de transmissão do conhecimento. Nesse contexto, a educação a distância se mostra como alternativa para a educação continuada dos futuros dentistas, abrangendo novas tecnologias e novos métodos de ensino de adultos. Por meio de uma revisão da literatura, discute-se sobre as metas das diretrizes curriculares nacionais e sobre a formação de professores dos cursos de Odontologia e, ainda, são apresentadas pesquisas em educação a distância na área de saúde. Os resultados desse estudo revelam sucesso na aplicação do ensino a distância para alunos adultos nos cursos de Odontologia.Universidade de Brasilia2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/462ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 670-685Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 670-6851982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/462/439Cardoso da Silva, Helbert EustáquioMartins Santos, Glaucia Nizeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:43:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/462Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:43:04Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia
title Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia
spellingShingle Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia
Cardoso da Silva, Helbert Eustáquio
Educação a distância
Currículo
Odontologia
Docentes de Odontologia
title_short Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia
title_full Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia
title_fullStr Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia
title_full_unstemmed Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia
title_sort Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia
author Cardoso da Silva, Helbert Eustáquio
author_facet Cardoso da Silva, Helbert Eustáquio
Martins Santos, Glaucia Nize
author_role author
author2 Martins Santos, Glaucia Nize
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso da Silva, Helbert Eustáquio
Martins Santos, Glaucia Nize
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Currículo
Odontologia
Docentes de Odontologia
topic Educação a distância
Currículo
Odontologia
Docentes de Odontologia
description Os currículos dos cursos de Odontologia estão em processo de modernização, para se adequarem ao mercado de trabalho voltado às necessidades da população. As mudanças buscam um método de ensino que propicie ao aluno a autogestão do seu conhecimento através de uma visão transdisciplinar. Assim, o objetivo desse trabalho é fazer uma reflexão acerca da formação dos docentes responsáveis pelas disciplinas de Odontologia, bem como das novas possibilidades de transmissão do conhecimento. Nesse contexto, a educação a distância se mostra como alternativa para a educação continuada dos futuros dentistas, abrangendo novas tecnologias e novos métodos de ensino de adultos. Por meio de uma revisão da literatura, discute-se sobre as metas das diretrizes curriculares nacionais e sobre a formação de professores dos cursos de Odontologia e, ainda, são apresentadas pesquisas em educação a distância na área de saúde. Os resultados desse estudo revelam sucesso na aplicação do ensino a distância para alunos adultos nos cursos de Odontologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/462
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/462/439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 670-685
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 670-685
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679096524800